Mercedes-Benz

Carina
Carina apresentou a reclamação
1 de março 2024
Exmos. Senhores,
Venho mais uma vez, como representante de empresa proprietária de um veiculo da vossa Marca EQS 450 4Matic SUV, manifestar a nossa profunda insatisfação e preocupação em relação aos serviços prestados pela vossa marca Mercedes-Benz e empresa comercializadora Santogal.
Após adquirirmos a viatura Mercedes EQS (considerado topo de gama) em fevereiro de 2023 na vossa concessionária de Loures, enfrentamos uma série de transtornos após um acidente ocorrido em abril de 2023.

A demora da sua reparação, a falta de resposta às comunicações enviadas (via email e por carta registada) e desvalorização à posterior da ocorrência de roubo de bens no interior da viatura em dezembro de 2023, sem explicação sobre como não acionou o alarme, são inaceitáveis.

Lamentamos os impactos económicos, sociais e emocionais decorrentes desta situação, tendo em consideração a demora na resolução do problema. Colocamos em causa o diagnóstico feito desde o início ao carro, pois as peças que faltavam por vezes são peças que não foram contabilizadas inicialmente nesse diagnóstico. Houve vários diagnósticos que revelaram ineficientes, contribuindo para mais atrasos.

Colocamos em causa a competência da oficina e consequente a segurança futura no carro.
Reportamos também a ineficácia do veículo cedido para substituição (Peugeot 3008, categoria bastante inferior e a combustível) e os custos associados. Acrescentamos que existem despesas de juros, visto que foi um carro adquirido por empréstimo, tal como as despesas do mesmo não estiveram a contribuir/beneficiar a empresa.

Após longa espera, houve a tentativa de por parte da comercializadora na troca de veículo por outro, no entanto por caraterísticas inferiores e ainda teríamos de pagar mais, com a justificação de desvalorização do tempo do veiculo. Tempo esse provocado pelo tempo de reparação.
A viatura foi entregue apenas em novembro de 2023. Cerca de sete meses depois da entrada para reparação.

Salientamos também que pouco tempo depois em dezembro de 2023 ocorreu um roubo na mesma viatura, aconteceu com a quebra do vidro traseiro de passageiro, com o veículo fechado e com alarme ativo, no entanto o alarme não foi acionado, nem houve registo de avisos na aplicação, estes também estavam ativos. Reclamamos por esta situação, foi simulado e verificado esta grande lacuna na segurança deste modelo, na vossa oficina Santogal, que nos deixa inseguros, pois persiste.

O assunto remeteu a promessas de resolução, no entanto, foi esquecido ou desvalorizado, porque até hoje não recebemos explicações, soluções, nem a substituição do vidro após 3 meses.
A falta de resposta, a demora na entrega da viatura e na reposição do vidro partido, assim como a entrega tardia do documento único de automóvel (apenas este mês foi entregue DUA, 1 ano após a aquisição), demonstram negligência incompatível com a reputação da marca Mercedes-Benz e a comercializadora Santogal ou modelo de carro que em nada pertence ao segmento de luxo.

Como poderemos nós ter confiança na marca do veiculo, Mercedes-Benz, dado que ocorrendo um acidente, seja ele, grave ou simples, como no nosso caso, não temos garantia que seja reparado?

A falta de comunicação e soluções até à presente data prejudica significativamente a confiança na vossa marca e nos vossos serviços.

Estas informações publico-as hoje, pois esgotamos a nossa enorme paciência. É importante salientar que esta decisão foi tomada apenas agora por consideração de alguns funcionários que, apesar de se esforçarem, carecem visivelmente de apoio quando se trata necessária intervenção por parte de gestão superior.

Acreditamos que a divulgação da nossa experiência, tem incidentes graves e lacunas na marca Mercedes-Benz e nos serviços prestados pela Santogal, são essenciais na informação pública, a fim de alertar o consumidor.

Fazemos isto na esperança que a vossa empresa revele no futuro o compromisso e profissionalismo que esperamos de uma marca de renome como a Mercedes-Benz.

Agradecemos a vossa pronta resolução deste assunto.

Com os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 8 de abril 2023
Carina
Carina avaliou a marca
15 de abril 2024

Há uma insegurança grave no alarme do veículo em questão, que deveria ser prioridade da marca em solucionar. O que não aconteceu até agora.