41.0
Metropolitano de Lisboa, E.P.E.

Metro de Lisboa - Falta de segurança

Sara Rodrigues
Sara Rodrigues apresentou a reclamação
20 de setembro 2019
No dia 20 de setembro de 2019, por volta da 1 hora da manhã no sentido Aeroporto - São Sebastião, deparei-me com uma situação perturbadora: na primeira carruagem do metro, mesmo junto à cabine do motorista, um indivíduo preparando e injetando a sua dose de droga. Acho inadmissível situações como esta, que não sendo de todo um caso único, continuem a passar ao lado de vigilantes e seguranças de um serviço como o Metropolitano de Lisboa. Trata-se de um assunto de saúde pública! Os utentes do Metro têm direito a sentir-se seguros ao utilizar um serviço pelo qual pagam.

Agradeço a atenção.
Data de ocorrência: 20 de setembro 2019
23 de setembro 2019
Ao Portal da Queixa
No seguimento da reclamação nº 31966719, apresentada em 2019.09.20, pela Sra. D. Sara Filipa Rodrigues, cumpre-nos prestar-lhes a seguinte informação:
O Metropolitano de Lisboa, tendo como uma preocupação fundamental o bem estar dos seus clientes, onde claramente se enquadra a questão da segurança, tem vindo a reforçar os mecanismos de que dispõe para o efeito, designadamente com a instalação de câmaras de video para vigilância de estações e comboios, da presença de pessoal de segurança nas estações e do apoio policial assegurado pela divisão da PSP/Metro, a qual efetua patrulhas pelas nossas estações.
Em primeiro lugar, informamos que foram tomados todos os procedimentos instituídos no Metropolitano, nomeadamente dando conhecimento à área de segurança para que sejam tomadas todas as providências, para obviar ocorrências de situações semelhantes.

Reconhecemos, todavia, que, por mais meios de que disponhamos nem sempre é possível evitar situações como a relatada, que não podemos deixar de lamentar.
Nestes casos e no sentido de reforçar a ação policial, sugerimos aos nossos clientes que apresentem queixa junto da autoridade policial, podendo dirigir-se, para o efeito à esquadra da PSP na Estação Marquês de Pombal.
Assim sendo, e embora não deixemos de lamentar o sucedido, apresentamos as nossas desculpas pela incapacidade de intervenção demonstrada.

Subscrevemo-nos, atenciosamente
L. Silva