80.7
MGEN DISTRIBUIÇÃO DE SEGUROS, S.A.
  • A MGEN é a única seguradora sem limite de idade na adesão e permanência, sem exclusão de doenças graves ou pré-existentes, sem questionários médicos. É a seguradora que não deixa ninguém para trás.

• Rua Duque de Palmela nº 11 A
    1250-097- Lisboa
  • saude@mgen.pt

MGEN Saúde - Mgen seguro de saúde = aumento de 51% em 2 anos!

AdolfoG apresentou a reclamação
14 de julho 2023
MGEN Seguro de Saúde = aumento de 51% em 2 anos!
2021:
Fizemos Seguro Saúde MGEN Deco Proteste para minha esposa e eu, por 1.516,56€

2022:
Ao segundo ano em que estamos no seguro, a MGEN aumenta-nos o Seguro em 16%!
Passamos a pagar 1.755,34€.
> Nenhum de nós mudou de escalão etário.
A inflação geral (ano anterior) foi de 1,3% e a inflação na saúde de 2,1%.
E a DECO Proteste até diz que negociou com a MGEN que o aumento seria de 15% !!
1 – Era MENTIRA.
2 – E quer a DECO quer a MGEN acham bem um aumento de 15% quando a inflação (motivo que a MGEN apontou no início) foi, no máximo, de 2,1%?

2023:
Ao terceiro ano em que estamos no seguro, a MGEN aumenta-nos o Seguro em 31%!
Passamos a pagar 2.302,41€.
Um de nós mudou de escalão etário e isso levou a um aumento de 48% na pessoa mais velha, num só ano!

RESUMO:
Em 2 anos o nosso Seguro MGEN Deco Proteste passou de 1.516,56€ para 2.302,41€, um aumento de 51%.
Na sequência das reclamações que fizemos, quer a MGEN quer a DECO Proteste, dizem mais ou menos a mesma coisa: que se deve a ter-se “verificado uma maior utilização dos seguros de saúde bem como uma aumento no valor dos atos médicos no setor privado”, por causa da pandemia, etc..
Mais uma MENTIRA.
- Em 2022 a inflação na saúde foi NEGATIVA = -1,4%
- Em 2022, de acordo com a Associação Portuguesa de Seguradores “… a pandemia conteve temporariamente o acesso da população aos serviços de saúde privados…”. Exactamente o contrário do que diz a MGEN.
- A isto junta-se, infelizmente, o efeito da mortalidade dos mais velhos, o que também beneficiou claramente os Seguros de Saúde, como os resultados publicados demonstram.
A tudo isto acresce que a MGEN, que se diz mutualista, se recusa a fornecer os dados que comprovem o que escreve e afirma, nomeadamente Relatórios e Contas dos anos reclamados (falta de transparência).
Porque é que a DECO Proteste usa o mesmo tipo de argumentário que a MGEN é algo que me espanta e deixa entristecido pois sempre pensei que a DECO Proteste estivesse ao serviço dos consumidores, especialmente dos mais velhos, como é o meu caso.
Em suma:
Lamento que a MGEN, em nome do mutualismo e fazendo publicidade que não têm limites de idade, blá blá blá… na prática EMPURRE OS IDOSOS PORTA FORA por chegar o momento em que não podem pagar mais.
Ainda pensei que um Seguro chamado Plano DECO Proteste levasse uma Mutualista (?) a ter alguma prudência e pensamento mutualista, de solidariedade, mas enganei-me redondamente.
A MGEN faz as outras Seguradoras parecerem anjinhos de coro.
ANEXO: ficheiro PDF com quadro demonstrativo (pág.1) e este texto com a formatação original (pág.2).

O que pretendo:
1 – que enviem/disponibilizem os Relatórios e Contas da MGEN (Portugal) onde se possam ver os impactos dos idosos como eu na vossa organização;
2 – que corrijam o aumento (a meu ver muito ESPECULATIVO e de ABUSO DE POSIÇÃO NEGOCIAL) para valores explicados pelos dados oficiais da inflação cruzados com o dito impacto da “maior utilização da MGEN… “.
Data de ocorrência: 30 de abril 2023
14 de julho 2023
Caro Aderente AdolfoG,

Recebemos a sua exposição a qual mereceu a n/ melhor atenção e será alvo de análise com a maior brevidade.

Concluída a análise, faremos o devido acompanhamento, através dos contatos associados à sua apólice de seguro de saúde.

Gratos pela atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos.

24 de julho 2023
Caro Aderente AdolfoG,

No seguimento do tratamento do tema em assunto, apresentado no dia 2023-07-14, informamos que enviámos resposta à sua exposição para o endereço de email associado ao seu seguro de saúde.

No entanto, gostaríamos de voltar a ressalvar que as apólices não são agravadas individualmente, sendo que os ajustes nos prémios são feitos de igual forma para todo o universo de Aderentes no mesmo plano e no mesmo escalão etário.

Caso tenha alguma dúvida adicional, por favor, disponha, estamos sempre disponíveis para ajudar, através de um dos seguintes canais:
- Linha de Apoio dedicada aos Aderentes, 211 155 860 (opção 3)
- Email gestao@mgen.pt
- Através do nosso site www.mgen.pt
- Área reservada mymgen.pt, selecionando o item “obter ajuda”.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

24 de julho 2023
Reabri para que todos possam ver a minha resposta à vossa não-resposta:
Boa Tarde,
1 - A MGEN volta ao mesmo:
- que é normal aumentar 51% um Seguro de Saúde em 2 anos!
- que é normal aumentar 48% NUM SÓ ANO um dos segurados porque passou a fasquia dos 65 anos!
E depois volta ao que realmente lhes interessa:
- podem alterar a apólice para uma que tenha menos coberturas !
Isto é, vão aumentando cada vez mais e protegendo cada vez menos até que OS VELHOS se vão pelo próprio pé pois não conseguem mais aguentar aumentos de 51% em 2 anos, com cada vez menos coberturas do seguro.
2 - E sobre a TRANSPARÊNCIA (mostrarem os Relatórios e Contas) a MGEN diz que a Lei não a obriga a isso !?!!
Isto é, a transparência não lhes interessa para nada e esconderão dos aderentes tudo o que puderem porque a Lei não os obriga a mostrar. Fiz uma breve pesquisa online e todas as Seguradoras de que me lembrei o nome publicam resultados... todas menos a MGEN!
É isto uma Mutualista?
Infelizmente é este o comportamento da MGEN em Portugal; em França a MGEN é uma verdadeira mutualista, publicando Relatórios e Contas e detalhes das razões/movimentos quer nos custos quer nas receitas quer, obviamente, nos custos dos seguros de saúde.
Mas como estamos na República das Bananas, a MGEN pode fazer o que bem lhe apetece, porque "não existe enquadramento legal"...
28 de julho 2023
Caro Aderente AdolfoG,

Mediante análise do exposto e conforme já transmitido nas nossas anteriores comunicações considere, por favor, que os custos associados à saúde ocorreram de forma generalizada, o que obrigou a atualização dos prémios por parte das Seguradoras.

Note que os ajustes de prémios foram os necessários para fazer face à maior procura de saúde bem como um aumento no valor dos atos médicos no setor privado, nos termos do artigo 22.º das CG, contribuindo assim para o incremento de prémio.

“ARTIGO 22.º - Atualização do Prémio
Tendo em conta a frequência de atos médicos indemnizados, bem como o eventual aumento dos custos médios associados à saúde, os prémios de seguro poderão ser atualizados em função do equilíbrio técnico e contratual do grupo, anualmente, na data de renovação do Contrato, mediante aviso prévio ao Tomador do Seguro com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias.”

Salientamos que este aumento foi generalizado e é calculado tendo em conta todas as nossas apólices pois, dada a nossa filosofia mutualista não analisamos uma apólice de forma individual, mas sempre a totalidade do grupo.

No caso concreto da sua apólice, como referido anteriormente, para o aumento do prémio, concorreram diferentes fatores que contribuíram para o aumento verificado:
- Alteração de escalão etário de uma das pessoas seguras;
- Ajustes na tarifa aplicada nos escalões;
- Impacto do aumento do valor dos atos médicos de forma generalizada na saúde privada.

Voltamos, igualmente, a ressalvar que na eventualidade das tarifas de prémio não irem ao encontro das suas expetativas, estamos disponíveis para analisar uma possível alteração do plano atual, para um plano inferior.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

AdolfoG avaliou a marca
28 de julho 2023

Uma Seguradora, que se diz Mutualista, aumentar 51% o seguro de saúde em 2 anos parece-me tudo menos uma Mutualista. Pior ainda, aumentou 51% em 2 anos com base em anos de inflação próximo de zero! Agora que há inflação, que tipo de aumento fará para o ano que vem? Acresce que todos os argumentos me parecem falsos e de mera propaganda, convencimento reforçado pelo facto de que a MGEN Portugal não publica (nem envia aos seus aderentes) Relatórios e Contas que mostrem o que afirma. Infelizmente não há Autoridades oficiais que vejam esta situação e todas assobiam para o lado.

Medis está fazendo igual, mas pior que a Mgen, ela ainda faz todo um questionário, ou seja, escolhe seus clientes, é isso mesmo que eles fazem. Um absurdo, aumentou 25% a minha apólice este ano, eles não nos querem, acho lamentável isso.

E que dizer de uma seguradora - MULTICARE - que propõe um aumento de 86 %, sim é mesmo verdade, são oitenta e seis por cento, no prémio para 2024.
Trata-se de um seguro que me acompanhou durante vários anos na empresa onde trabalhei, e ao qual continuei ligado após saída para a merecida reforma.
A rédea está solta e a ASF não regula, não supervisiona, nem mostra vontade em pôr travão a este tipo de abusos que roçam a ilegalidade.
Será que o mal está nas seguradoras cujo nome começa com a letra "M" ???