80.7
MGEN DISTRIBUIÇÃO DE SEGUROS, S.A.
  • A MGEN é a única seguradora sem limite de idade na adesão e permanência, sem exclusão de doenças graves ou pré-existentes, sem questionários médicos. É a seguradora que não deixa ninguém para trás.

• Rua Duque de Palmela nº 11 A
    1250-097- Lisboa
  • saude@mgen.pt

MGEN Saúde - Preços de tabela não condizem com a realidade

Maria Barcelos apresentou a reclamação
10 de novembro 2023
Fiz a primeira ligação para a MGEN na manhã de 10/11 para questionar se precisava realizar pré-autorização para um exame de colonoscopia total com anestesia, e questionar qual seria o preço a pagar no prestador escolhido. Me informaram que de acordo com meu plano, estou sujeita aos valores de coparticipação da tabela dos prestadores de serviço parceiros (AdvanceCare). Esta tabela, que é a tabela exposta aos possíveis clientes no momento de adesão ao seguro MGEN, está neste link: https://my.mgen.pt/copagamentos.pdf. E é a mesma tabela que está disponível dentro da minha área de cliente quando quero consultar quanto pagarei pelos exames, pois refere-se que exames tem valor VIDE TABELA (esta tabela que é colocado link ao final da descrição meu plano, e está anexada nesta reclamação).

Na tabela, o exame que devo realizar, com anestesia, deve ter valor máximo de €238,00. Entretanto, o funcionário que me atendeu e foi extremamente descortês (desligou a chamada na minha cara e me tratou com extrema falta de educação - já realizei reclamação junto à MGEN), este funcionário me informou que o valor a ser pago no prestador que escolhi (que é parceiro da rede), é de €348,00, o que está extremamente acima do valor máximo apresentado na tabela. Quando o questionei sobre não ser o mesmo valor da tabela, ele com muita condescendência me disse que a tabela é de 2021, e estamos em 2023 (como se eu fosse parva), e disse que os preços provavelmente subiram. Eu referi então que esta tabela é a única fornecida pela MGEN e que os clientes tem direito a ter acesso aos valores atualizados, e perguntei se há uma tabela atualizada, ao que ele me disse que não, e que se eu quisesse que fosse registrar uma reclamação. Ao que se seguiu este desligou a chamada na minha cara.

Posteriormente, falei com mais dois operadores da MGEN sobre o mesmo assunto, os quais um: não sabia de qual tabela de preços eu estava a me referir (a tabela está no site da MGEN ao final da simulação do plano, e disponível dentro do plano na área pessoal dos associados). E outra operadora a qual me disse que a tabela de 2021 é a válida porque os preços não se alteraram, e são os mesmos praticados agora.
Ora, se são os mesmos preços, porque na tabela está máximo de 238 euros e me referiram que terei de pagar 348?
Outra operadora quis complicar ainda mais o atendimento pedindo-me o código de ato médico de acordo com a ordem dos médicos portugueses para poder checar no sistema (sendo que o nome completo do ato médico eu lhe referi, e não há mais nada adicional a ser referido no ato, além de que é uma Colonoscopia Total com anestesia).

Ninguém na MGEN até agora solucionou meu problema, já falei com 4 operadores, através de telefone e email. Meu exame está marcado para quarta-feira da semana que vem, e preciso começar a preparação dele dois dias antes.

Até este momento não sei se vou realizar o exame ou não porque os valores que a MGEN me diz que vou pagar não condizem com eles próprios, e eles não tem informação sobre os próprios serviços. Um absurdo o tratamento que recebi de um dos operadores, não ligo para a seguradora para prestar a ela um favor, eu pago pelo serviço e devo ser bem atendida, ao invés de ligar para o atendimento e terminar sendo esculachada.

Se a entidade altera os valores a serem cobrados de copagamento, tem de deixar claro a seus clientes. A tabela de valores que estava disponível quando aderi ao plano, e a tabela que está disponível pela MGEN ATÉ AGORA é esta de 2021, se os valores se alteraram, que culpa tenho eu? A empresa deve manter os valores claros e acessíveis aos clientes.
Data de ocorrência: 10 de novembro 2023
10 de novembro 2023
Caro Aderente Maria Barcelos,

Recebemos a sua exposição a qual mereceu a n/ melhor atenção e será alvo de análise com a maior brevidade.

Concluída a análise, faremos o devido acompanhamento, através dos contatos associados à sua apólice de seguro de saúde.

Gratos pela atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos.

Departamento de Gestão de Reclamações
Caro Aderente Maria Barcelos,

No seguimento do tratamento do tema em assunto, apresentado no dia 2023-11-10, informamos que enviámos resposta à sua exposição para o endereço de email associado ao seu seguro de saúde.

No entanto, gostaríamos de salientar que nesta tabela estão mencionados valores de referência, conforme consta em nota de rodapé, bem como está igualmente referido em nota de rodapé que "a confirmação do valor de determinado ato médico, junto do prestador, deverá ser sempre efetuada uma vez que estamos perante uma tabela de valores de referência."

Caso tenha alguma dúvida adicional, por favor, disponha, estamos sempre disponíveis para ajudar, através de um dos seguintes canais:
- Linha de Apoio dedicada aos Aderentes, 211 155 860 (opção 3)
- Email gestao@mgen.pt
- Através do nosso site www.mgen.pt
- Área reservada mymgen.pt, selecionando o item “obter ajuda”.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Departamento de Gestão de Reclamações
Cara MGEN,

A "confirmação" que vocês dizem ter de ser feita junto ao prestador não existe, pois o prestador diz que não tem acesso à minha apólice até o momento da cobrança, e não sabe quanto vou pagar pelo exame até o momento da fatura. O que eles fazem é dizer o valor máximo que pode ser cobrado pelo procedimento, que repito, é MUITO ACIMA do valor da ÚNICA tabela de referência fornecida pela MGEN.
O próprio prestador afirma que a RESPONSABILIDADE de saber esse valor e informá-lo conforme a realidade é da MGEN.

Eu me juntei ao plano devido aos valores que são expostos na tabela que afirmam quanto o cliente irá pagar pelo serviço. Se esse valor é incompatível, a EMPRESA está em erro, e não o cliente.

Ademais, nos canais de atendimento mencionados, os quais utilizei no mínimo 4 vezes a respeito deste mesmo problema, fui EXTREMAMENTE MAL ATENDIDA, com um operador que inclusive desligou a chamada na minha cara.
Esta é a definição da MGEN de "estamos sempre disponíveis para ajudar".

Se a seguradora não sabe me informar o valor que pagarei pelo procedimento, e o prestador diz que não pode ter acesso a esse valor de acordo com a minha apólice até o momento da fatura, quem no mundo tem essa informação?
É surreal a maneira como isto funciona.
15 de novembro 2023
No seguimento do seu contato, confirmamos que o prestador desconhece as condições dos seguros das Pessoas Seguras, motivo pelo qual têm sempre de validar o cartão.
No caso em concreto da sua apólice, para exames, beneficia de valores convencionados.
Obrigada.
Maria Barcelos avaliou a marca
14 de novembro 2023

Valores de procedimentos a serem realizados não condizem com o que a marca oferta. Espere ser muito mal tratado pelos atendentes, e não ter seu problema resolvido pois te jogam de um lado para o outro querendo fugir da responsabilidade.