MIDAS PORTUGAL
    Chamada para rede móvel nacional
  • Lake Towers - Edifício D, 3º
    Rua Daciano Baptista Marques 245
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoiocliente@midas.pt

Oficinas Midas - Mau serviço prestado

Alexandre Amaro apresentou a reclamação
27 de outubro 2016

No final do mês de Julho, e no mesmo dia em que seguia para férias, entreguei a minha viatura à oficina da MIDAS no Oeiras Park, para que procedessem à manutenção agendada.

A viatura foi ali depositada em boa-fé, tendo confiado que os serviços indicados pelos técnicos da MIDAS fossem efectivamente e estritamente os necessários. Passo a explicar:

1. Pneus - Os 4 pneus da viatura foram substituídos. Antes de a recolher perguntei se tinham colocado pneus "novos" e informaram que sim "levou 4 pneus novos". Ora, consultei outras oficinas, posteriormente, que me indicaram que aqueles pneus não eram propriamente novos, pois, seriam da semana 32 de 2015 (ou seja, tinham quase um ano) e que eram "sub-standard" para o custo e aquele tipo de viatura.

A oficina MIDAS nem sequer me disse que poderia escolher os pneus que colocam. Numa análise aos mesmos, feita posteriormente, numa oficina na zona de Odivelas, mostraram-me que um par de pneus possuía vício, em que o perfil do pneu não acompanhava por completo o perfil da jante na rotação. Expus o assunto à MIDAS que se defendeu dizendo que os pneus "estão impecáveis" e que são "novíssimos".

(A própria MIDAS verificou as jantes da minha viatura e não identificou quaisquer problemas nestas).

2. Direcção - Embora necessitasse de alguma manutenção, quando entreguei a viatura à MIDAS no Oeiras Park, a viatura circulava na estrada em perfeitas condições, e era estável. Quando a recolhi e segui para férias, após passar os 100 km/hora o volante começou a tremer, produzindo uma vibração muito intensa e bastante desconfortável. Noto que antes da intervenção da MIDAS esta situação não ocorria de todo.

Entretanto, nas semanas seguintes voltei várias vezes à MIDAS para que resolvessem este problema provocado na viatura e para reclamar dos pneus. Nunca assumiram a responsabilidade e induziram-me em despesas adicionais, naquela (vejam os vossos registos) e noutras oficinas, com calibrações sistemáticas, substituição das 4 suspensões e sistemas conexos, etc. que, somados às deslocações constantes à oficina, perfazem um valor superior a 1.000 €. E o problema continuou e continua por resolver.

3. Diagnóstico - Não tendo conseguido resolver o problema que me causaram na viatura (o tremor / vibração na direcção e volante), além das despesas a que me induziram e atrás descritas, disseram que o problema era afinal "dos sino-blocos" e do sistema de travões. Contactei especialistas a quem mostrei a viatura, e referiram-me que os sino-blocos estavam em condições e que os travões não causam tremor na viatura quando esta está a circular, apenas na travagem se tiverem desgaste, são duas situações distintas.

Perguntei ao técnico da MIDAS por que motivo poderia a viatura tremer na travagem se tinham mudado as pastilhas há pouco tempo. Respondeu que era devido ao desgaste dos discos, o que compreendi, e que para reparar teria de colocar novo conjunto de discos e pastilhas, o que me deixou indignado: Ora, quando fizeram esse diagnóstico em Julho, apenas disseram que precisava de pastilhas e, agora, estavam a indicar-me que tinha que colocar novas pastilhas, ou seja nova a induzir-me em mais uma despesa.

4. Filtros e outras intervenções - Apenas recentemente, quando observei com atenção a factura da MIDAS, vi que me cobraram por filtros de óleo e ar novos (v/documentação em anexo) quando a viatura já tinha levado, há um par semanas atrás, filtros novos. Ou seja, cobraram-me por algo que não era sequer necessário (facturaram o filtro do ar e outros itens naquele rubrica), que estava absolutamente novo. Ou seja, aproveitaram-se da minha boa-fé para colocar mais itens na factura, por artigos desnecessários.

Também, na mesma factura, aparece naquela rubrica a focagem de faróis. Ora, os faróis estão, desde Março, a precisar de serem focados. Continuam na mesma e, ainda assim, essa rubrica foi inserida na factura. Quando segui viagem, tinha inclusive um dos médios fundidos - portanto não houve, sequer, verificação do sistema de iluminação da viatura, apenas colocaram mais um item na factura para eu pagar, e o serviço foi feito a despachar. Não me indignam os 4,99 € da focagem, mas sim a conduta da MIDAS.

- A mudança do médio foi, posteriormente, realizada pela oficina da Norauto em Odivelas mas, a focagem, já paga à MIDAS, continua por ser executada e afecta a visibilidade claro. Mais grave, afecta a minha segurança.

- Durante as férias contactei outra oficina MIDAS que me indicou que a intervenção só poderia ser feita pela MIDAS no Oeiras Park que mexeu na viatura, daí só ter ido à oficina em Oeiras reclamar no final das minhas férias.

Desde Setembro que tenho ido à MIDAS fim-de-semana sim, fim-de-semana não, é desesperante.

Em suma:

- Após a manutenção da MIDAS no Oeiras Park a viatura ficou sem estabilidade na direcção e o volante treme quando se passa dos 100 km/hora;

- Foram colocados pneus que não eram novos, ao contrário do que me disseram na MIDAS, pneus esses sub-standard e inclusive de fraca qualidade;

- Fui induzido em despesas superiores a 1.000 €, que não eram imediatamente necessárias, e que não resolveram o problema do tremor da viatura;

- Foram facturados serviços indevidamente, nomeadamente ao nível da mudança de filtro, da focagem de faróis, etc. Existe um nome legal designar isto.

O que pretendo:

1. Que a MIDAS no Oeiras Park resolva o problema que me causou na direcção da viatura que não existia antes de procederem à manutenção;

2. Que a MIDAS no Oeiras Park coloque pneus novos e adequados à minha viatura e proceda respectiva calibragem e alinhamento de direcção;

3. Que a MIDAS no Oeiras Park me restitua na íntegra, mais compensação nos termos da lei, os montantes a mim facturados de forma indevida;

4. Que a MIDAS no Oeiras Park se responsabilize, mesmo que parcialmente, pelas despesas a que fui induzido pelos responsáveis técnicos da MIDAS com mudança de peças que não resolveram o problema;

5. Que a MIDAS no Oeiras Park, enquanto não resolve / ou está a resolver a situação que criou, me forneça uma viatura de substituição para não prejudicar mais a minha vida, que isto tem sido super desgastante.

A terminar...

Estou a trabalhar a 160 km de distância da MIDAS no Oeiras Park, e não tenho mais dinheiro para estas despesas, nem para mais deslocações todos os fins-de-semana até à oficina. Portanto, qualquer medida nesta fase, tem de ser a MIDAS a suportar todos os custos.

Caso a MIDAS no Oeiras Park não se responsabilize, tenho a viatura a comprovar o estado em que ficou e as facturas a documentar as despesas cobradas indevidamente e irei formalizar queixa às autoridades, pois não pretendo ficar eu com o prejuízo, por um serviço inqualificável.

Estou extremamente revoltado com o serviço que foi prestado e pelo abuso da minha boa-fé e ingenuidade.

Muito obrigado.

Data de ocorrência: 27 de outubro 2016
28 de outubro 2016
Estimado cliente,

Acusamos a receção da sua comunicação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Estes testemunhos são, para a Midas, de primordial importância, em virtude de a nossa preocupação incidir na prestação permanente de um Serviço de Qualidade a todos os nossos clientes.

Estamos a efetuar auditoria interna no sentido de apurar o sucedido, sendo que entraremos em contacto consigo para análise da situação reportada.

Apoio ao Cliente Midas
14 de dezembro 2016
Após o último contacto telefónico com a MIDAS, no passado dia 18/11/16, e ainda a propósito deste assunto, continuo a aguardar pela resposta e próximos passos, face ao que se acordou por telefone.
7 de novembro 2017
No seguimento da informação anterior, após mais dois contactos com a MIDAS, ainda aguardo resposta até à presente data...
3 de julho 2020
Até à data ainda estou a aguardar reposta. É incrível a falta de respeito pelos consumidores.
10 de dezembro 2020
Quase quatro anos depois e ainda não veio resposta, incrível!
Exmo. Senhor Alexandre Amaro,

Antes de mais, serve o presente para acusar a receção da reclamação ora apresentada.

No seguimento da mesma, informamos que atualmente, e desde Outubro de 2020, a marca MIDAS em Portugal é agora representada, mediante o devido contrato de representação e atribuição de licenciamento da marca, pela SÓZÓ PORTUGAL, S.A., NIF 514251409 -, empresa pertencente ao Grupo SALVADOR CAETANO.

Neste sentido, a atual MIDAS Portugal não tem qualquer intervenção em contratos, negócios e/ou reclamações anteriores àquela data, os quais desconhecemos em absoluto, como é o caso da sua, as quais deverão ser dirigidos à entidade que anteriormente explorava a marca MIDAS em Portugal.

De qualquer forma, e porque o nosso mote, hoje, é assegurar a devida proximidade e personalização junto de todos os nossos clientes e futuros clientes, mantemo-nos totalmente disponíveis para mais esclarecimentos, pelo que nos poderá contactar para o telefone 911 769 890 ou através de e-mail para apoiocliente@midas.pt .

Vítor Cruz
Estimados Senhores,

Obrigado pela vossa mensagem. De facto a anterior gestão da MIDAS nunca chegou a resolver o problema, apenas protelou e foi ignorando os meus pedidos sucessisvos.

Tive uma despesa brutal para conseguir resolver a situação da viatura, o que implicou à data a substituição de todos os pneus, pois os que colocaram não eram de todo apropriados.

Em todo o caso, serviu-me a lição para nunca mais confiar na v/marca.

Atentamente,
Exmo. Senhor Alexandre Amaro,

Desde já lamento o sucedido e o acompanhamento da situação, mas permita-me desafia-lo a visitar a "nova" Midas. Hoje, na zona de Lisboa estamos apenas em Odivelas e na última semana do ano estaremos também no Cacém. Ligue-me se pretender efetuar uma marcação para qualquer tipo de serviço, mesmo que seja um check-up gratuito (cerca de 80 pontos). Estou certo que irá encontrar algo diferente.
Muito Obrigado,
Vítor Cruz (Responsável de Formação e Apoio Técnico)
911 769 890

A evitar !