Miio
1 Miio 74.3
2 MOBI.E 25.5
3 Power Dot 22.3
Muvext Lda
  • Pci Creative Sciense Park Aveiro Region, Via do Conhecimento, Edificio Central, S/N
    3830-352 Ilhavo
  • geral@muvext.com

Miio - Nos últimos 6 meses fui cobrado indevidamente

José Pedro Lopes Martins Gomes
José Gomes apresentou a reclamação
3 de dezembro 2021
Nos ultimos 6 meses fui cobrado indevidamente pela miio.
Os postos de carregamento funcionam mal, vão abaixo e a miio não devolve o valor completo dizendo que não têm culpa.
Tenho feito múltiplas queixas de diferentes postos de carregamento da qual a miio é operadora.
Hoje depois de mais de um mês sem usar a miio.
Resolvi voltar a usar por conveniência.
E mais uma vez tive problemas e fiquei sem dinheiro.
Envio em anexo 2 imagens de hoje onde 1 khw ficou por 3.50 e 2 kwh ficaram por 4.50 eur.
E ainda não fui reembolsado.
Quem tiver debito direto fica o aviso para que verifiquem os seus extratos.
Data de ocorrência: 3 de dezembro 2021
Miio
6 de dezembro 2021
Olá José,
A miio tem sempre uma postura de resolução de litígios de forma serena, e de uma perspectiva de utilizador, porque nós próprios somos utilizadores.
Uma vez que aparentemente há dúvidas sobre o que é a mobilidade elétrica em Portugal, há a explicar quem são e o que cobram, os vários intervenientes.
- CEME (Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica), neste caso é a miio, que fornece a energia para o carregamento do veículo elétrico.
- OPC (Operador do Posto de Carregamento), é responsável pela instalação do equipamento e bom funcionamento do mesmo.
- TAR ou tarifa de acesso à rede é paga por todos os consumidores e diz respeito à utilização de toda a infraestrutura usada para trazer a energia até nós, sendo este custo aplicado por kWh consumidos. Este custo, é publicado e regulado pela entidade ERSE (Entidade Reguladora Dos Serviços Energéticos), e depende da potência contratada para o ponto de carregamento e da hora do dia.
- IVA (Imposto Sobre Valor Acrescentado), fixado em 23% e aplicado no fim da soma das outras taxas (definido pelo estado Português).
- IEC (Imposto Especial de Consumo) é um imposto do estado fixado em 0,001 € por kW consumido (definido pelo estado Português).
- EGME (Entidade Gestora da Rede de Mobilidade elétrica), que atualmente é a Mobi.E com o preço fixo por carregamento de 0,1657 € (tanto para o OPC como para o CEME. A miio assume este custo e não o cobra ao cliente, mas o OPC poderá eventualmente fazê-lo).
Posto isto, há a saber que a responsabilidade da miio é a revenda de energia para a Mobilidade Elétrica. Ponto.
Explicámos-lhe através de vários suportes diferentes (telefone, messenger, posts em grupos da especialidade no Facebook e eMail), que o posto em que estava a tentar efetuar o carregamento apresentava uma anomalia. Avisámos, inclusive, que se tentasse continuar a iniciar carregamento naquele posto, o resultado ia ser sempre o mesmo e que iria continuar a gastar o seu saldo. Mostrámos, de forma incansável, que muito embora a lei em Portugal exija que o CEME cobre o valor total da sessão, o montante é repartido pelos intervenientes acima identificados e que a gestão e operação do posto e da exclusiva responsabilidade do Operador do Posto de Carregamento, que foi devidamente identificado. Aconselhámos o José a escolher um outro posto, nas proximidades, e que não apresentasse anomalia.
Ainda assim, o José insistiu e optou pela via da reclamação e exposição danosa da nossa marca.
Em resumo:
- o José insistiu em iniciar carga múltiplas vezes, num posto com anomalia, apesar de ter sido aconselhado a não o fazer
- todos os custos associados a esses tentativas foram cobrados (também lhe foi dito que isto iria acontecer)
- o operador do ponto de carregamento irá cobrar à miio a tarifa de operação e a miio pode (e abre) disputa com o operador de postos de carregamento (só o próprio pode intervencionar o posto, em caso de necessidade). Se o operador considerar a sessão como inválida e reconhecer a anomalia no posto, a miio devolve de imediato o montante.

Tentámos resolver a questão de boa fé e realmente cremos que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que pudesse ser um cliente satisfeito, lamentamos mesmo que não tenha sido suficiente.
José Gomes
8 de dezembro 2021
Se os postos não funcionam a 100% não sejam intermediários.
Eu pago pelo serviço a miio recebe.
Quero a devolução do dinheiro que foi pago por um serviço que me causou um gasto por um serviço que não recebi