Minisom Marca Recomendada Marca do Mês
84.0
Minisom
  • A Minisom é "Escolha do Consumidor 2024" e "Marca de Confiança 2024". Este é o reflexo da qualidade do serviço prestado, da satisfação de quem nos visita e do valor que a marca Minisom já conquistou em Portugal, na área da reabilitação auditiva.

• provedoria.cliente@amplifon.com

Minisom - Péssima assistência pós-venda face ao valor de compra

Mário Couto
Mário Couto apresentou a reclamação
27 de dezembro 2023
Contactei a Minisom de Moscavide no intuído de verificar as capacidades auditivas da minha mãe e a consequente afinação dos auriculares Maxi2 Kiss platinum, uma vez que se queixava do nível baixo e mal conseguia ouvir com os auriculares, além de que fazia muito tempo que não os utilizava...
Informaram-me que tinha de ser por marcação e só para janeiro é que tinha vaga. Pedi para me informarem de uma eventual desistência o que veio a acontecer dias depois.

Lá fomos e tive de ficar no carro devido à falta de estacionamento naquele local.
Passadas algumas dezenas de minutos recebo um telefonema da técnica a perguntar se eu não ia comparecer, pois a "mãe" está com uma perda auditiva superior ao ultimo exame efetuado, os aparelhos estão com o sistema de amplificação avariado, não têm reparação ou é tão cara que não compensa, é um equipamento com vários anos e só adquirindo uns novos, além de que estamos com uma campanha que termina hoje.
Como já estava indignado com o procedimento da Minisom, quanto ao facto de não disponibilizarem para este modelo que custou uma pequena fortuna, a possibilidade de controlar o som pelo próprio utilizador, ao que até sugeri e uma vez que não tem Bluetooth, não pode ser conectado a uma Aplicação, porque não vendem o cabo e a respetiva aplicação configurada para o utilizador, ou seja, ou nos sujeitamos a ter de ir a uma loja para a respetiva afinação, o que só é possível enquanto o idoso tiver possibilidades para isso, ou terá que comprar outro mais moderno, como se eles fossem baratinhos.
Escusado será dizer, que não compareci, pois percebi logo que a jogada era tentarem fazer com que aceitasse a aquisição de uns novos e se já me sentia enganado pelo preço exorbitante que custaram e a pouca ou nenhuma assistência que têm após venda, quanto mais ser enganado uma segunda vez.
Antes de continuar quero deixar aqui uma pequena explicação para o preço exorbitante que pedem. Se fizerem uma pesquisa pela internet vão encontrar aparelhos já com regulação exterior de volume e com baterias carregáveis a partir dos 25 €. Certo, que estes mais baratos apenas amplificam todo o espetro de frequências e que não têm filtros. Acredito que os da Minisom permitam ampliar determinadas frequências e reduzir outras, entre outras características que possam ter, mas de longe justifica o preço que pedem. Se lerem um pouco soube o assunto vão verificar que a Minisom foi comprada pela Amplifon, que também comprou o grupo GAES, assim como tentou comprar outras, mas que não se deixaram vender.
Ora, isto só tem uma explicação, além de quererem a exclusividade para venderem ao preço que entenderem, é um mercado em expansão e que rende milões de euros, sendo atualmente dominado por menos de meia dúzia de empresas. (Acústica Médica (Oticon), Widex (Sivantos), Sonova (phonak e Unitron), entre outras.
Se pensarmos que a grande maioria dos idosos têm necessidades auditivas, já imaginaram os que estas empresas não faturam. E o pior é que na verdade, não estão minimamente preocupados com o bem estar deles, pois melhoram-lhes a audição, mas reduzem a sua pensão significativamente, que em muitos casos já é escassa.
Voltando novamente ao meu caso, e nomeadamente quando a minha mãe chega ao carro que prontamente concordou comigo em não aceitar a compra de uns novos, me relata que logo após comprar os auriculares e ao se deslocar à Minisom de Moscavide para uma consulta, não gostou do atendimento pós-venda, ou seja, que não era assim tão magnifico como lhe fizeram crer quando os adquiriu e que se sentiu persuadida a dispor de quantia aveludada para a aquisição de uns novos e mais eficientes para o seu caso. Face ao exposto perdeu o interesse e colocou-os de parte há cerca de 5 anos atras.
Ainda eu não sabia o preço dos novos, estando convencido que fossem um pouco mais face ao tempo decorrido da aquisição (8 anos), quando me diz que os novos custam aproximadamente 4700 €, saltou-me a tampa e não posso deixar de dizer e expor que isto é um verdadeiro assalto à pequena pensão da minha mãe, se não vejamos:

- Aparelhos adquiridos em 2015 por cerca de 2700 €, não têm qualquer upgrade, não têm reparação ou esta é demasiado cara o que obriga a comprar uns novos.

- Segundo a técnica que atendeu a minha mãe, refere que os aparelhos têm o sistema de amplificação avariado, alegando que é um equipamento sujeito a humidades pois está dentro do ouvido. Ainda referi que a única coisa que está no ouvido é o “auscultador” e tudo o resto é externo, além de que são facilmente substituíveis após análise cuidada e caso a MInisom assim o entendesse ou tivesse interesse.

- A análise aos auriculares foi feita numa outra sala sem possibilidade de poder comprovar ou ver os diagnósticos efetuados.

- A Técnica, após perceber que não era intenção comprar outros, não mostrou interesse em fazer o exame de audição e quando o fez para o outro ouvido foi com pouca motivação.

- Má ou pouca sorte a da minha mãe que por ironia do destino, estão logo os dois avariados e com a mesma avaria.

- Não, esperem, o “euromilhões” estava para sair e não é que saiu mesmo, quando a técnica refere que tinham uma campanha para a aquisição de novos equipamentos e que acabava precisamente naquele dia. Reparem, a minha mãe consegue uma desistência precisamente no dia em que acaba a campanha, se isto não é o “Euromilhões”, o que é então?

- A minha mãe com 84 anos de idade e a técnica a dizer que “a mãe ainda é uma jovem”…

Já em casa e após uma análise cuidada aos equipamentos verifico que um deles têm o canal auditivo 50% obstruído com cera e após a devida limpeza, ficam ambos a trabalhar no mesmo nível, embora com o som ligeiramente baixo.

Perante o que aqui exponho, não tenho a menor dúvida que houve uma tentativa de persuasão a comprar novos equipamentos, afastando em todo qualquer possibilidade de ajustar, afinar e ou adaptar os equipamentos antigos.
Data de ocorrência: 26 de dezembro 2023
27 de dezembro 2023
Estimado cliente, Mário Couto.

Informamos que recebemos a sua reclamação número 105088823, no dia 2023-12-27, que mereceu a nossa melhor atenção.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – Minisom
3 de janeiro 2024
Exmo. Mário Couto

No seguimento da reclamação número #105088823 , apresentada no dia 2023-12-27, informamos que a situação foi avaliada internamente, tendo sido enviada uma resposta via e-mail, por parte da provedoria.cliente@amplifon.com.
Permanecemos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email mencionado.

No sentido de melhorar o nosso Apoio ao Cliente, solicitamos uma avaliação sobre o serviço prestado.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente – MiniSom