Ministério da Educação
1 ANSR 88.7
3 DGRM 84.9
Ministério da Educação23.7
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Escola Básica 2, 3 de Pinhal de Frades - Transferência de aluno e mudança de ano

Sofia Silva
Sofia Silva apresentou a reclamação
24 de setembro 2019 (editada a 26 de setembro 2019)
Exmos Senhores,

Na qualidade de Encarregados de Educação, vimos por este meio solicitar a vossa intervenção junto da Direcção do Agrupamento de Escolas do Pinhal de Frades, no Seixal, a fim de ser aceite o nosso pedido de transferência do nosso filho mais velho Simão do 4 ano da turma da Escola Básica do Pinhal de Frades para a Escola Básica dos Redondos, ambas do mesmo agrupamento, por a escola mais próxima da nossa residência, ficando no mesmo estabelecimento de Ensino que o seu irmão João que frequenta o 2 ano.

O ano passados ambos os nossos filhos frequentaram a mesma escola no Canada mas devido a motivos de doença da avo dos meninos regressamos a Portugal. Neste momento ambos estamos desempregados (a procurar trabalho) e sem meio de transporte sendo que temos de levar os meninos a pé para a escola. Demoramos cerca de 30 minutos para cada percurso a pé para a Escola Básica do Pinhal de Frades pois fica a 2.7 km de distancia da nossa casa enquanto que a Escola Básica do Redondos fica a 800 m da nossa casa (10 minutos a pé).

Mais ainda ambos os meninos sentem muita necessidade de procurar conforto um do outro devido a esta grande transição e adaptação do Canada para Portugal (nova escola, novas rotinas e nova linguagem). O simples facto de estarem unidos facilitava a integração deles e fazia-os sentirem-se mais apoiados, facilitando também toda a nossa dinâmica familiar.

Também estamos ainda a aguardar o oficio das equivalências dos meninos e queiramos também fazer requerimento para o Simão ser colocado no 3 ano ao em vez do 4 ano devido ao facto de ele não saber ler nem escrever em Português e falar Português mas com muita dificuldade com necessidade de corrigir a sua gramática e a pronunciação das palavras. Mais ainda a matéria de matemática (que observamos nos livros de matemática) esta muito avançado em relação aquilo que ele aprendeu no ano passado no Canada.

Ambos os meninos dependem totalmente da disponibilidade e presença dos pais em levá-las e busca-las à escola.
Pelo exposto, vimos solicitar que seja atendido o nosso pedido de transferência do nosso filho Simão, para uma turma do 3º ano da escola Básica dos Redondos, por ser esta a escola mais perto da nossa residência e por ser aonde o seu irmão se encontra também a frequentar a escola.

Gratos pela sua atenção

O pai e mãe do Simão e João Silva,