Ministério da Educação
1 ANSR 90.2
3 DGRM 84.5
Ministério da Educação23.7
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Agrupamento de Escolas António Augusto Louro - Falta de Vaga

Liliana Leal
Liliana Leal apresentou a reclamação
8 de setembro 2017

Exmos Senhores,
tenho reunido com a Diretora deste agrupamento de escolas, tenho trocado emails com a Direçao Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e até agora não vejo solução. A Matilde fez 4 anos em junho e esse é o único motivo que apontam para não ter sido colocada. O grupinho de amigos todos conseguiram ser colocados na Escola da Quinta da Courela, com exceção da minha filha. E não se trata apenas dos critérios indicados para colocação porque nenhum dos amigos tem ensino especial, nem irmãos a frequentar o estabelecimento, o critério foi igual para todos: a morada. No entanto, os amigos fizeram anos até março e a minha nasceu em junho. Como se explica isso a criança que no ano lectivo anterior teve acompanhamento psicologico pela dificuldade de interação/socialização e de adaptação (que apesar de estar no unfantário desde os 4,5 meses ainda tinha de ser arrancada dos meus braços por 2 educadoras quase diariamente)? Após esta exposição efetivamente recebi feedback DGEstE o qual agradeci, porém a solução passava por inscrever numa escolinha na Quinta da Princesa que para além de não conhecer ninguém ficaria distante quer da residência quer do local de trabalho dos pais.
Eu sei que muitas crianças estão na mesma situação, não consigo é compreender como é que a lista de colocação altera e conseguem colocar crianças que estavam em lista de espera. Para terminar a minha filha já teve 17 crianças à sua frente na lista de espera, passaram para 15, depois para 17 novamente e agora tem 11... Alguém compreende. Pois eu não, o que aconteceu às crianças da lista de espera? O que mudou para conseguirem ser colocadas? E porque apesar de ser obrigatório haver vaga para os 4 anos a minha filha terá de continuar a escolaridade no privado? E porque mantém crianças com 5 e 6 anos na pré em vez de originarem as vagas tão necessárias?
Enfim.

Obrigada
Cumprimentos
Liliana Rodrigues

Data de ocorrência: 8 de setembro 2017

Boa tarde sou jornalista e estou a fazer uma reportagem sobre este mesmo tema. Pode enviar-me um email com o seu contacto para falarmos? Envie para: cadias@recordeuropa.com
Obrigada