Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde - Sns defeituoso e despreocupado

Mariana Lopes
Mariana Lopes apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2024
Hoje, dia 21 de março de 2024, pelas 16 horas, dirigi-me à unidade de centro de saúde de alpiarça para vários assunto, nomeadamente para agendar a marcação de uma consulta com a minha médica de família. Essa consulta tem como motivo principal a realização de um eletrocardiograma ou a marcação do mesmo, pois uns dias antes realizei uma dádiva de sangue na qual a médica que estava presente nesse dia, a verificar se estamos aptos para realizar a dádiva, verificou que as minhas pulsações estavam altíssimas ao que me aconselhou vivamente a fazer um eletrocardiograma.
Ao pedir a consulta a colaboradora do centro de saúde indica-me que a data mais próxima para uma consulta com a doutora seria em julho. Julho, imagine-se! Daqui a 5 meses!! Ora isto parece-me inconcebível. Ainda para mais estando em causa o coração.
Nisto, inconformada, tento fazer a marcação da consulta online. Tal não é o meu espanto quando, peço que me seja marcada uma consulta para a data mais próxima possível e, me marcam uma consulta para maio. Maio, 2 meses mais cedo do que a consulta que a colaboradora do centro de saúde me deu como sendo a mais rápida possível. Ainda assim, maio é daqui a cerca de 3 meses.
Nesta situação deparo-me com um SNS defeituoso e numa fase completamente crítica da sua existência. E eu, com apenas 20 anos, questiono-me: onde irá isto parar?; como é possível um utente ter de esperar meses e meses a fio para ter uma simples consulta?; como e possível que a saúde não seja o que melhor funciona num país? Porque, sem saúde nada funciona, não somos ninguém, não podemos ser uma nação forte e ter força para levar todos os outros problemas avante! A saúde devia ser um dos pilares e, num Estado-Providência, como é (ou deveria) ser o nosso, um direito que deveria funcionar melhor que nada e melhor que tudo! Mas, infelizmente, não é o caso!!
Domingo, dia 10 de março de 2024, exerçam o vosso direito de voto! É essencial para que a crise que o nosso país atravessa seja resolvida! É essencial para termos saúde, porque sem ela, como já disse, não somos nem fazemos nada!
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2024