19.5

SEAT Morgado e Amado - Caixa de velocidades partida

Rui Manuel Ferreira Capote
Rui Capote apresentou a reclamação
10 de julho 2014

No dia 14/05/2014 levei o carro à oficina Seat Morgado e Amado por ter detectado vestígios de óleo no depósito de água do radiador e cheiro a óleo queimado vindo do motor. Disseram-me que seria um problema do comutador (bomba de óleo) e que teria de ser substituída, então deixei o carro para realizar esse serviço. No dia 16/05/2014 fui contactado por telefone por um funcionário da oficina que me informou que o carro já tinha muitos quilómetros e por isso detectaram a embraiagem com algum desgaste e também detectado vestígios de valvolina na tampa lateral da caixa de velocidades. Como não possuo conhecimentos de mecânica, disse ao funcionário que só teria dinheiro para fazer o serviço essencial a que se tinham proposto e que o resto teria de ficar para depois.
Levantei o carro no dia 21/05/2014 e na entrega garantiram-me que o problema estava resolvido. Nos dias seguintes durante o arranque ouvia ocasionalmente uns ruídos metálicos durante o arranque, mas na altura não valorizei.
Depois disso o meu carro voltou à mesma oficina para realizar um serviço de reparação de chapa e pintura (por um pequeno sinistro sofrido por terceiros).
Nos dias que se seguiram o barulho durante o arranque era cada vez mais audível, associado a um “arranhar” em algumas transições de mudanças, e convencido que poderia ser resultante do desgaste da embraiagem levei o carro a um mecânico de confiança para a substituir. E foi durante a desmontagem do motor que o mecânico se apercebeu que havia valvolina na tampa lateral da caixa de velocidades e que esta estava partida (e afinal a embraiagem não estava assim tão gasta). Ainda segundo este mecânico, na oficina da Seat não me fizeram a limpeza do radiador, existindo novamente vestígios de óleo no depósito de água do radiador (que também pude confirmar).
Depois disto, se eu não tenho uma condução abusiva nem faço reduções exageradas, não compreendo como é que uma caixa de velocidades se parte de forma inexplicável e os sintomas surgem depois da dita manutenção realizada no dia 14/05/2014.
Mas o mais grave na minha perspectiva foi os funcionários da oficina Morgado e Amado terem detectado os vestígios de valvolina na tampa lateral e não terem investigado o motivo desta fuga, e também não me terem advertido dos riscos de uma caixa de velocidades danificada ou com perda de óleo. Todos estes factos aumentam a minha suspeição para que caixa tenha sido partida durante a prestação deste serviço.

Aguardo atentamente uma resposta

Data de ocorrência: 10 de julho 2014

na sua queixa não leio nada de concreto que fundamente a acusação.

queixa-se de uma avaria progressiva e acusa uma oficina de ter provocado a avaria, mas afinal isso já tinha sintomas ou os problemas só apareceram depois de vir da oficina com a bomba de óleo trocada.

e qual é a base do conflito, foi exigida à oficina a reparação do problema actual?

13 de julho 2014

Os sintomas surgiram depois do veículo ter vindo da oficina. Mas como expliquei, julguei que eram devidos ao desgaste da embraiagem. Só quando levei a outro mecânico para uma segunda opinião e eventualmente substituir a embraiagem, e aí que foi detectado que havia valvolina na tampa lateral (como também na oficina da SEAT detectaram) e que a caixa estava partida.
Só porque o veículo já estava desmontado e por ter urgência na utilização deste, é que autorizei a reparação nesta nova oficina.
O que eu não percebo é como numa oficina da marca detectam esta situação, e não só não a investigam como nem me alertam do risco de um carro andar assim, entregando-me o veículo sem qualquer tipo de advertência. Para a caixa de velocidades chegar ao ponto de ficar partida, sem antes da deslocação à oficina não ter apresentado qualquer anormalidade no seu funcionamento, nem nada que tal o justificasse, não estou a ver outro motivo senão o da referida negligência da oficina.
Ainda não me desloquei à oficina por questões laborais, e utilizei este site pela facilidade de comunicar aos visados a minha reclamação.

13 de julho 2014

Apesar de ter levado a outra oficina, mantenho na minha posse a caixa de velocidades partida para avaliação por peritagem caso seja necessário.

14 de agosto 2014

Concordo que para quem não saiba todos os factos possa ser contraditório. Mas no dia seguinte ao telefonema pedi a um familiar para que se desloca-se à oficina no sentido de obter uma explicação sobre o que se passava com o carro dada a demora na entrega, ao que responderam que não havia problema e que estavam só a aguardar a chegada das peças, nem voltaram a falar do problema da valvolina. Depois de entregue o carro ninguém me advertiu para o facto de o carro não poder andar assim. É estranho não terem explicado em nenhuma das oportunidades, algo que agora sei ser de extrema importância...