Motrec - Motorportugal, Lda
  • geral@motorportugal.com

MotorPortugal - Motor fornecido danificado e não assumem

João Oliveira
João Oliveira apresentou a reclamação
4 de dezembro 2023 (editada a 4 de dezembro 2023)

No início deste ano comprei um motor recondicionado à MOTORPORTUGAL para a minha carrinha BMW 325D, que infelizmente danificou o seu motor nas cheias de Dezembro de 2022.

O motor foi fornecido à oficina onde tinha o carro na altura que procedeu à montagem do motor.

Passados nem 4mil km depois de montar o motor, durante um passeio, o motor começou a fazer um barulho estranho.

Para se perceber o problema do motor, abriu-se o motor e encontraram-se inúmeros defeitos como:
- Árvore de Cames Riscadas
- 1 cilindro a fazer passagem de óleo
- Roda Dentada da Árvore de Cames empenada
- Turbo danificado como consequência da passagem de óleo
- Biela rachada
- Junta da cabeça queimada
- Entre outras coisas!!!

Entrei em contacto com a MOTORPORTUGAL que se limpou completamente da situação, alegando que tem que ser a oficina que montou o motor a prestar contas.

Acontece que o carro está numa oficina diferente do serviço inicial porque não fiquei satisfeito com o serviço, MAS O MOTOR NÃO DEIXA DE SER DA MOTORPORTUGAL!!!!

Ora se a oficina onde montei o motor fechasse portas como é que é?! A realidade é que o fornecedor do motor foi quem causou esta situação e NÃO QUER ASSUMIR.

Isto é apenas o início se a situação não for resolvida, de seguida vamos para tribunal.
Data de ocorrência: 4 de dezembro 2023
MotorPortugal
22 de janeiro 2024
Em resposta à reclamação relativa aos serviços prestados pela nossa empresa, gostaríamos de esclarecer os seguintes pontos:

Efetivamente, foi fornecido um motor reconstruído BMW 352D (Ref.: N47D20D) no dia 03/03/23, após consulta por parte de um cliente profissional, nomeadamente uma oficina em Camarate.

A informação que de seguida partilhamos foi-nos fornecida pelo nosso cliente, a oficina que adquiriu o motor, ao nosso departamento de pós-venda.

A oficina procedeu à montagem do motor, assim como à instalação de dois turbos novos. Após a conclusão dos serviços, o veículo foi submetido a extensos testes e entregue ao cliente sem quaisquer problemas. Neste processo, a oficina solicitou ao seu cliente uma revisão ao veículo após a circulação de 500km. O cliente compareceu à oficina e todos os aspetos foram atestados como satisfatórios e ficou informado de que a revisão deveria incluir a verificação de níveis de óleo, circuito de refrigeração, máquina de diagnóstico, entre outros.

Mais tarde, regressaram à oficina alegando um ruído no motor. Após testes, a oficina identificou intervenções não autorizadas no motor - foram detetados erros na centralina - e após questionamento ao cliente, este confirmou que a revisão fora realizada noutra oficina. O material para a revisão havia sido adquirido pelo próprio na loja online AUTODOC, incluindo 5 litros de óleo, utilizado para a mudança de óleo do motor.

O nosso cliente, a oficina que efetuou a compra e montagem do motor, sabia que este motor deve ter, não só, uma troca de óleo, mas também de filtro, e a mudança de óleo para este motor é sempre superior a 6 litros. O nosso cliente, explicou-nos ainda que, após alguns testes e análise do motor, verificou que o motor andava com o nível de óleo baixo, apresentando indícios de que, aquando da troca de óleo, o veículo não terá ficado com o óleo ao nível adequado. Informou-nos ainda que o cliente tinha efetuado a reprogramação do motor (centralina, para obtenção de maior cavalagem). O erro da máquina de diagnóstico apresentava excesso de pressão nos turbos, e diante da constatação de intervenções externas e irregularidades, o cliente foi informado que a reclamação em garantia não poderia ser aceite, e a responsabilidade não poderia ser assumida pela oficina.

Após a recusa da oficina em assumir a garantia, o seu cliente, por contacto telefónico, solicitou à oficina que reclamasse a garantia à MotorPortugal, pedindo que não fosse mencionado nada do que fora efetuado no veículo após a instalação do motor. A oficina informou o seu cliente que já havia efetuado contacto com a MotorPortugal a propósito da possível garantia do motor, e não tinha omitido nenhum dos factos passados, e que conforme não haviam condições para aceitar a garantia por parte da oficina, pelos mesmos motivos, não fora aceite pela MotorPortugal.

Neste seguimento, a MotorPortugal foi pela primeira vez contactada pelo proprietário do veículo, reclamando do problema, e como não voltaria mais à oficina onde foi efetuado o serviço de montagem do motor, pois não teria ficado satisfeito com o serviço prestado. Nesse momento, já teria um outro mecânico a trabalhar no veículo, o motor encontrava-se aberto, e menciona que haveriam peças danificadas, exigindo que a MotorPortugal assumisse o problema, não sendo necessário o valor da mão de obra, mas que a MotorPortugal assumisse o fornecimento das peças danificadas.
Nesta conversa foi explicado pela MotorPortugal que a venda do motor teria sido feita com a oficina que efetuou o serviço de montagem do motor, que qualquer assistência e pedido de garantia à MotorPortugal deveria ser efetuado e garantido pelo detentor do contrato, contrato este formalizado aquando da venda do motor, com alíneas e condições bem definidas. Esclarecemos que, de acordo com as condições da garantia, qualquer alteração não autorizada no veículo resulta na perda automática da mesma.

A partir desse momento, o proprietário do veículo não mais procurou o contacto com a oficina, focando-se apenas em contactar a MotorPortugal e em fazer variadas ameaças, com o envio de fotografias do motor desmontado, de peças com desgaste, impossíveis de atestar a origem das mesmas, e se pertencentes ao motor vendido pela MotorPortugal.

Ressaltamos a nossa disponibilidade para resolver qualquer problema que possa surgir durante a prestação dos nossos serviços, sempre seguindo os procedimentos estabelecidos.
Lamentamos que em nenhum momento tenha sido seguido o procedimento normal, habitual e legal para situações como esta, por parte do proprietário do veículo.
Lamentamos também que, perante tamanha evidência e um caso tão claro, ainda persista uma dúvida que é utilizada de forma intencional e displicente para difamar a empresa, por alguém que nem sequer é nosso cliente.
MotorPortugal
8 de março 2024
Perante o exposto e o explicado acima, gostaríamos de considerar este assunto encerrado e marcado como resolvido.