Armazéns Reis - Materiais de Construção, SA,
  • A Moviflor é uma insígnia nacional existente há várias décadas, sendo largamente reconhecida pelos portugueses na área do mobiliário e decoração. Em 2015 a marca foi alvo de uma profunda revitalização e reposicionamento, que se refletiu não só na sua imagem e assinatura mas também na oferta disponibilizada, que é agora mais diversificada. No fundo, a diversidade dos nossos produtos, conjugados com o estilo de cada pessoa, fazem com que cada casa seja a imagem de cada um, de cada família. – “Moviflor, o teu estilo”.

Para além de móveis e decoração, as lojas Moviflor dispõem de serviço de aconselhamento e execução que tornam a experiência em loja mais personalizada e orientada, assim como de serviço de entrega e montagem, o que permite a cada pessoa receber os produtos confortavelmente em sua casa.

• Estrada Nacional 235, Km 13
    3770-059 Oiã – Aveiro
  • info@moviflor.pt

Moviflor - Péssimo serviço sub-contratado

Mariana Simões apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2021
Esta reclamação é direccionada ao serviço de entrega e montagem (empresa TNB), sub-contratada pela Moviflor, e a logística associada. Para começar, ao fim da tarde do dia anterior à data de entrega do material, tive de ligar para a Moviflor para saber se a entrega ocorreria da parte da manhã ou da parte da tarde, pois ainda não tinha nenhuma informação para me orientar, e indicaram-me que seria à tarde e que receberia uma mensagem. Recebi-a um pouco mais tarde, que dizia que a entrega seria entre as 14h e as 16h. Quero salientar que este serviço se pagou, e bem (mais de 150€), por entrega de móveis e montagem de alguns deles, que não é serviço barato e conseguiria melhor preço indo por uma empresa externa, que me arrependo de não ter feito. Mas paguei o serviço pois supostamente seria o melhor e a empresa estaria equipada e formada para montagem deste material específico, garantindo a satisfação do cliente no final do serviço. Infelizmente, de satisfeita não tive nada.
No dia agendado (13/02/2021) recebi às 13:06 uma chamada para confirmar a morada (que tinham errada) e indiquei de imediato que estava marcado entre as 14h e as 16h e que me organizei nesse sentido. Estava a preparar o almoço, ainda iria almoçar. O senhor insistiu que o serviço iria acontecer imediatamente, em 15 minutos, mesmo depois de eu indicar que não era conveniente. Disse que não e mais uma vez: “Então às 13:30”. Não: a partir das 14h. Ainda acrescentou: Mas a senhora almoça que nós não incomodamos (??). Insistiu tanto que até fiquei desconfortável. Não estava na casa onde seria a entrega e recusei, mais uma vez, já aborrecida com a persistência. Novamente: trata-se de um serviço bem pago e, nesta fase, só queria que pelo menos o horário agendado fosse cumprido. Aceitei a sugestão, mas não a insistência em começar mais cedo. Se pudesse, óptimo, mas não era o caso.
Às 14h encontrámo-nos. Os senhores subiram com o material e começaram logo por perguntar se eu tinha um berbequim e buchas, caso algo corresse mal. Ora, na minha opinião, um serviço deste valor deve incluir o material todo para a montagem e material de reserva. Não tenho de ser eu a fornecer o meu. Ainda indicaram que a empresa onde trabalham não fornece este material e que foi a Moviflor que emprestou este berbequim, "que é uma porcaria qualquer que tinham lá estragada". Achei obviamente errado terem de ser os trabalhadores da empresa a fornecer o material, mas isso não é da minha conta e, tendo alguém emprestado o berbequim (neste caso a Moviflor), não devia haver problemas e eu não tinha que ter esta informação. Se por acaso o material não funcionasse e eu não tivesse de reserva, o que aconteceria? Tinha de ir comprar?
(Acrescento que assinei um documento, um termo de responsabilidade, na data da aquisição do serviço, pois, apesar de nas FAQ’s da Moviflor, estar indicado que não efectuam fixações e furos nas paredes, este documento salvaguarda esta excepção, e está anexo à factura.)
Avançamos para a parte da montagem. Para montar/fixar havia um móvel de TV, duas estantes e duas prateleiras, sendo estes dois pares de fixar na parede. Vamos por partes. Os senhores começaram por montar o móvel e depois de darem o trabalho por terminado, eu notei que uma das gavetas não estava fechada. Informei disso e lá disseram que era jeito e que “ainda agora estava tão bem”. Isso não sei, mas agora não estava e, depois de darem uma “pantufada” à gaveta e de não resolver, contrariados, lá corrigiram o problema. Eu já tinha previamente indicações na parede de onde queria as fixações. No entanto, informei de imediato que a referência que tinha para as estantes tinha menos 8cm de altura do móvel em questão e que queria que a fixação ficasse alinhada com a parte inferior das marcações, não superior (ou seja, a parte inferior da marcação alinhada com a parte inferior das estantes). Fizeram os furos para a primeira estante, montaram-na no sítio e, quando fui ver, notei que estava muito abaixo do indicado. Também notei, nessa altura, que a estante estava inclinada. Referi, mais uma vez, que o alinhamento não seria com o topo da marcação, mas sim com o fundo e em vez de se aprontarem a resolver, disseram “Mas se pomos mais acima vai ficar com furos a mais”. Ora então, problema meu, pelos vistos, que nem sequer se propuseram a resolver os furos a mais, apesar das indicações. Pedi que fizessem os furos no local correcto, logo eu própria resolverei os buracos desnecessários que me fizeram na parede. Aqui o senhor mais velho já estava muito impaciente e com muito má vontade, mas isso já vinha desde a chamada telefónica. Indiquei que continuava a achar a estante inclinada e não estava sozinha, pois a minha mãe, que estava comigo, também o viu. Indicaram que era ilusão de óptica e colocaram o nível. Não satisfeita, fui buscar o meu. Admito que aqui pode realmente ter sido ilusão, pois a outra marcação, torta, ainda estava na parede. Mas a forma como o senhor reagiu foi com uma completa falta de profissionalismo e educação. Disse que se ia embora, que não tinha de estar a aturar isto, e que só fazia o que lhe apetecia. Ameaçou 5 vezes que se ia embora. Ao que eu respondi: desculpe mas este serviço está pago e vai terminá-lo hoje. “Termino se eu quiser”, foi a resposta, seguido de um “vou lá abaixo fumar um cigarro”. Saiu e não levou o material, mas não sabia se voltaria pois o material não era dele, como já o tinha indicado. E pela forma como falou, nem eu sabia se queria que ele continuasse. Mas a verdade é que efectuei a compra no dia 11/01/2021 e estava ansiosa pela entrega de toda esta mobília, experiência que infelizmente ficou estragada por esta atitude. O senhor voltou, para montar a segunda estante, e desta vez foi a minha mãe que indicou que o fundo dela deveria estar alinhado com o fundo da marcação. Mas quando fui ver, estavam a fazer a marcação com o topo e não o fundo, mais uma vez, algo que consegui corrigir a tempo, antes de mais furos desnecessários. Depois de suspiros de insatisfação por parte do senhor, desta vez o serviço foi em silêncio. Depois desta montagem admiti que podia ter sido ilusão, o facto da primeira ter parecido inclinada, e disse que a atitude foi, ainda assim, deplorável. Ao que me respondeu “mas eu falo assim para toda a gente”. Não, desculpe, respondi. Não fala assim comigo. Eu não lhe faltei ao respeito e paguei este serviço. Não é um favor que me faz e não admito este tipo de atitudes. Se lá estivesse um homem, certamente o tratamento seria diferente. Passemos à montagem das prateleiras. Apenas uma estava marcada. O senhor montou e ela ficou inclinada para baixo (em profundidade). Indiquei isso, já com receio que deixasse o trabalho a meio, e ele respondeu que era assim mesmo, que as prateleiras ficavam assim. Mas não era assim que estava montada na loja, onde a vi, e esta prateleira assim montada não serveria o seu propósito, pois qualquer objecto que se colocasse lá em cima, rebolaria para o chão. Mas não insisti. Pedi para montar a segunda, ao que o senhor respondeu que deveria aguardar para a fixar, que não o devia fazer já, pois poderia querer uma televisão maior (que fica abaixo desta prateleira). Eu insisti que a montasse, que o fez, mais uma vez com muito má vontade e depois de vários suspiros. Perguntou onde a queria mais ou menos e, depois das marcações feitas e perguntar se estava bem, pedi para ser um pouco mais para a direita. Revirou os olhos e disse, em modo de vítima, “tenho que fazer mais riscos”. A segunda prateleira ficou bem montada e voltei a pedir para rever a primeira, que lá o fez, de novo, com má vontade, mas que ficou, desta feita, no sítio.
Isto foi uma vergonha de um serviço, de início ao fim. Desde o tratamento ao brio na montagem, em que não houve o mínimo cuidado em manter o espaço limpo (por exemplo proteger o chão para minimizar a sujidade que caísse dos furos na parede, afastar os tapetes para não os pisar com essa mesma sujidade e limpar os riscos de lápis feitos e visíveis após a montagem). Esta reclamação não é directamente direcionada à Moviflor, mas foi a esta empresa que paguei o serviço. A empresa em questão era a TNB e a pessoa de quem me queixo nesta exposição é o senhor mais velho da equipa, “que trabalha nisto há 10 anos e sabe quando uma prateleira está torta”. O outro rapaz estava apenas a acompanhar e a assentir.
Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2021
Moviflor
15 de fevereiro 2021
Estimado Mariana Simões, acusamos a recessão da sua mensagem que mereceu a nossa melhor atenção.
Iremos proceder a análise da situação e contactá-lo-emos em breve no sentido de lhe dar feedback.

Obrigado.
23 de fevereiro 2021
Informo que após colocar um (1) vaso na prateleira de cima, a primeira a ser (mal) montada, a mesma descaiu de novo, tendo de ser eu solucionar o problema, ou contratar alguém que o faça, mesmo depois de pagar 162€ pelo serviço. Isto é inadmissível.
Mariana Simões avaliou a marca
8 de março 2021

Não sei como avaliar correctamente esta resolução. Pelo Portal da Queixa nada ficou resolvido, pois nunca obtive resposta, mas quando contactei a Moviflor directamente, no próprio dia resolveram o assunto. Reitero que a reclamação em questão nunca foi direccionada à Moviflor, mas sim à empresa sub contratada, TNB, que efectuou o serviço de entrega e montagem dos móveis.