NACEX Marca Recomendada Marca do Mês
90.3
Excelente
Excelente
Logista, Transportes, Transitários e Pharma, Unipessoal, Lda
  • A Nacex é uma empresa especializada em transporte expresso de documentação e pequenos volumes, com uma vasta experiência no segmento de Courier Ibérico.

Desde 1995, a Nacex consolidou uma rede exclusiva de agências, que garante uma total cobertura a nível Ibérico, uma ampla gama de serviços, ferramentas tecnológicas de última geração que permitem, entre outros, a rastreabilidade dos envios em tempo real e sistemas de comunicação, por forma a satisfazer todas as necessidades dos nossos clientes.

• 800200077
  • Edifício Logista, Praceta do Vale da Fonte Coberta, 153 e 167,
    2894-002 Alcochete
  • atencao.cliente@nacex.com

NACEX - Televisor partido durante o transporte

José Mariano Marques
José Marques apresentou a reclamação
9 de maio 2022
Em 07/03/2022 e após ter solicitado a assistencia técnica para um televisor de 50 polegadas que ainda está na garantia e cuja imagem bloqueava no acesso à internet, a Nacex veio a minha casa buscar o equipamento de TV. O televisor encontrava-se já protegido por plásticos pelo que o motorista ajudou os meus filhos a colocar e a acondicionar o equipamento na caixa e levou-o para o destino. Passadas duas semanas recebo um email com um orçamento de reparação do equipamento no valor de €683 porque o mesmo havia lá chegado partido. Como tenho provas que o equipamento antes de ser embalado estava intacto porque a empresa que dá assistência técnica à marca do televisor mos pediu (fotos do equipamento a funcionar antes de embalado), venho por esta via reclamar do reembolso pelo prejuízo causado e ao qual eu sou completamente alheio uma vez que respeitei todas as instruções de embalamento.
Data de ocorrência: 7 de março 2022
9 de maio 2022
Exmo(a). Sr(a). José Mariano Marques,

Após a receção dos dados facultados, procederemos à análise da sua reclamação de forma a podermos responder de forma conclusiva.

Exmo. Sr. José Mariano Marques,

No seguimento da sua reclamação, verificamos que a situação já tinha sido devidamente reportada ao nosso cliente e devidamente analisada. por parte do mesmo.

Informamos que a situação foi devidamente analisada e verificada junto do nosso cliente, o qual nos informou que não iria aportar qualquer responsabilidade à NACEX por danos causados no transporte, uma vez que o produto foi entregue nas suas instalações embalado e que a caixa que envolvia o produto não apresentava qualquer dano.

Mais informamos que a responsabilidade da NACEX é sempre perante o seu cliente, sendo que qualquer indemnização sobre a mercadoria será sempre devida ao mesmo.

Desta forma, sugerimos que para qualquer esclarecimento adicional, aconselhamos que entre em contacto com o Centro de Reparação, de forma apresentar diretamente a sua reclamação e
obter mais informações.

Boa tarde.

Uma vez que eu tenho prova de que o televisor antes de ter sido embalado estava intacto (porque a empresa que dá assistência à marca da TV exigiu o envio de fotos do equipamento antes de embalado) só prova que o mesmo se partiu durante o carregamento e transporte e por isso estou a solicitar o pagamento dos prejuízos à v/empresa.

Envio em anexo, foto do televisor a funcionar antes de ter sido embalado.
Exmo. Sr. José Mariano Marques,

No seguimento da sua resposta, cumpre-nos solicitar que realize a sua exposição diretamente ao nosso cliente, a quem solicitou a assistência técnica do equipamento, pois qualquer indeminização a prestar por parte da NACEX, será sempre devida ao mesmo, empresa com quem a NACEX tem acordo comercial definido.

Iremos reforçar esta informação junto do expedidor do envio de forma a que esta situação seja devidamente analisada.

12 de maio 2022
Boa tarde.

De facto essa sugestão da v/parte já eu realizei, tendo a Ename descartado qualquer responsabilidade indicado que depois de terem tirado o televisor da caixa e o ligado, o mesmo se apresentava partido. É incompreensível que quer a empresa que dá assistência à marca quer a Nacex declinem qualquer responsabilidade pelo dano de um artigo que saiu inteiro e a funcionar do meu domicilio, sendo que o motorista por acaso até ajudou a colocar o equipamento dentro da embalagem.
17 de maio 2022
Exmo. Sr. José Mariano Marques,

Na sequência da análise à V/reclamação, verificamos que foi aberto um processo interno de averiguações do qual informamos que esta situação já se encontra reportada, e em resolução por parte da empresa Ename, empresa que contratou o serviço de transporte, pelo que, qualquer indemnização decorrente deste processo será agilizada com a mesma.

Não obstante, importa referir que a referida empresa não está a imputar os danos causados ao transporte do equipamento, uma vez que os danos assinalados, deveram-se a um incorreto embalamento do envio.

Verificamos que o nosso cliente enviou material para a recolha do equipamento, juntamente com instruções para seu o correto embalamento.

Nas instruções é expressamente indicado que que o transportador apenas tem como função a recolha/transporte/entrega do equipamento e que não cabe ao mesmo verificar se o equipamento está ou não bem embalado.

Se o equipamento não estiver devidamente embalado com o material adequado, ou não estiver embalado corretamente e sofrer danos no transporte, a marca considera o caso como fora de garantia ou dano produzido pelo cliente, sendo cobrados os custos de diagnostico e serviço, além dos portes de recolha e envio do equipamento.

De acordo com o nosso cliente, o dano ocorrido deveu-se a um inadequado embalamento do equipamento, visto que faltavam 2 dos 4 cantos de proteção, ou seja, a TV estava sem proteção e o dano está num desses lados não protegidos, apesar das instruções de embalamento enviadas.

Por este motivo aconselhamos a que entre em contacto com a referida empresa de forma a solucionar a questão.

18 de maio 2022
Não percebo como invocam que faltavam 2 cantos de protecção quando, quer a caixa quer os referidos cantos foram fornecidos pela Nacex, que inclusivamente através do seu motorista nos ajudou a colocar o televisor dentro da caixa protegido também ele por plásticos com bolhas de ar que eram até bastantes porque eram de um frigorifico que comprei recentemente. Parece-me obvio que durante o processo de transporte algo aconteceu que fez com que caísse um objeto pesado em cima do televisor porque é o canto superior direito que está partido. Não é suposto um televisor que é um equipamento frágil lhe seja colocado o que quer que seja em cima.
Estarem a culpar-me por algo que aconteceu no trajeto de Lisboa para Viseu não me parece correto. Uma travagem brusca ou uma curva mais apertada podem perfeitamente originar problemas com as embalagens se não estiverem convenientemente arrumadas no veículo.
Esta resposta tem um anexo privado
18 de maio 2022
Exmo. Sr. José Mariano Marques,

Todos os envios rececionados pelo nosso cliente são devidamente fotografados e filmados, de forma a que situações como a ocorrida possam ser devidamente comprovadas por um embalamento correto ou insuficiente, sendo que no caso de um embalamento incorreto a responsabilidade não será imputada à transportadora.

Qualquer esclarecimento adicional deverá entrar em contacto com a referida empresa de forma a solucionar a questão, pelo que, qualquer indemnização decorrente deste processo será agilizada com a mesma.

Iremos dar esta reclamação como concluída, pois o nosso cliente não nos imputou qualquer responsabilidade ao dano ocorrido.

19 de maio 2022
Boa tarde.
Não entendo como é possível uma empresa sedada em Viseu (caso da Ename que é a empresa que dá assistência à marca Toshiba) opinar sobre as condições de acondicionamento do produto quando não esteve presente na colocação da TV na embalagem e ainda por cima ajudado pelo motorista que nos forneceu a caixa e os cantos de protecção.
Sendo viúvo e pai de 3 filhos adolescentes, não me posso dar ao luxo de brincar com um prejuízo de quase 700€ pelo que não me resta outra alternativa senão enveredar pela via judicial para fazer valer os meu direitos, bem como fazer também uma queixa junto da Anacam. Sendo a Nacex uma empresa transportadora tem que ter algum tipo de responsabilidade pelo transporte em segurança de artigos considerados frágeis.
23 de maio 2022
Exmo. Sr. José Mariano Marques,

Como já anteriormente referido, todos os envios rececionados pelo nosso cliente são devidamente fotografados e filmados, de forma a que situações como a ocorrida possam ser devidamente comprovadas por um embalamento correto ou insuficiente, sendo que no caso de um embalamento incorreto a responsabilidade não será imputada à transportadora.

Reenviamos em anexo o documento enviado pelo nosso cliente, com o procedimento a adotar para o correto embalamento onde refere explicitamente o seguinte:
"1. O facto do equipamento ser recolhido, não implica que seja aceite o embalamento. O transportador tem apenas como função a recolha/transporte/entrega do equipamento. Não cabe ao transportador verificar se o equipamento está ou não bem embalado.
2. Se o equipamento NÃO está embalado com o material adequado, ou NÃO está embalado corretamente e sofre danos no transporte, a marca considera o caso como fora de garantia ou dano produzido pelo cliente, e serão cobrados os custos de diagnostico e serviço, além dos portes de recolha e envio do equipamento.".

Esta resposta tem um anexo privado
José Mariano Marques
José Marques avaliou a marca
23 de maio 2022

Sendo uma empresa de transporte de bens, é inadmissivel que decline toda a responsabilidade pelos bens à sua guarda durante o seu transporte. Por outro lado não informam os clientes da data e hora em de que vão ao domicilio levantar as encomendas. Por acaso havia gente em casa em teletrabalho.