NewOne Clinic - Reclamação

Ana Mafalda Almeida
Ana Almeida apresentou a reclamação
15 de março 2016

No dia 02.02.2016, dirigi-me ao estabelecimento supra descrito, na sequência de uma campanha da Groupon a fim de me informar das condições para efetuar depilação a laser, ao que me responderam que poderia adquirir o pack de depilação a laser diretamente no estabelecimento que faziam condições ainda melhores. Nessa conformidade no citado dia 02.02.2016 comprei um pack de 5 sessões de depilação a laser, no valor de € 29,00.

Contudo, no momento de proceder à marcação deram a indicação de que só conseguiam marcar a primeira sessão para Março de 2016, marcamos então para o dia 09.03.2016 às 12h30, dando-me a indicação que as sessões nas zonas onde pretendia fazer a depilação eram muito breves, 15 a 20 minutos.

No dia 09.03.2016 compareci no estabelecimento que se identifica como New One Clinic (NECP – New Estethic Concept, Lda.) para efetuar a primeira sessão e fui confrontada com um período de espera de 1 (uma) hora, nessa altura dirigi-me à receção e disse que não podia esperar mais porque se encontrava esgotado o meu período de almoço e tinha de regressar ao trabalho, questionei a menina responsável pela depilação a laser que vinha fazer a chamada acerca do habitual período de espera, ao que me respondeu que era habitual e não podia garantir que das próximas vezes não ocorresse o mesmo, bem como as outras pessoas que se encontravam no átrio da receção que me disseram que era sempre assim.

Nesta conformidade, transmiti que na medida em que só tinha comprado pack porque me marcavam as sessões para a hora de almoço, única hora que tenho disponível para o efeito naquele local e mesmo assim não é todos os dias, ora tendo em conta o período de espera, em total incumprimento do acordado e da hora marcada, deixava de ser viável a efetivação do serviço que tinha comprado.

Razão pela qual solicitei a anulação da compra com base no incumprimento por parte da entidade fornecedora do serviço, por motivos que me são totalmente inimputáveis, e requeri a devolução do valor pago, de € 29,00.

Na altura, disseram-me que iam falar com o responsável pelo sistema informático de faturação para perceber como podiam fazer para anular o recibo, ficaram de ligar nos dias seguintes dia 10/03 ou 11/03. Não obstante dia 14/03, não tinha ainda obtido resposta pelo que entrei em contacto com o estabelecimento para saber qual era o ponto da situação ao que me responderam que não era possível proceder à devolução porque já tinha passado mais de um mês após a emissão do recibo, e portanto se eu quisesse podia trocar o voucher por outra coisa ou oferece-lo mas devolver o valor pago não devolviam, porque supostamente já teriam decorrido os 14 dias respeitantes ao direito de retratação do que chamam voucher. Aquando da reclamação sugeriram ainda que fizesse o citado tratamento à Segunda-feira de manhã, dia em que a Clínica fecha ao público, mas que frequentemente abre para este tipo de situações.

Transmiti que não tinha disponibilidade em horário laboral e ainda que tivesse não iria fazer o tratamento num dia em que a clinica está fechada ao público, o que manifestamente é ilegal.

De facto, não se trata aqui de um direito de retratação, que ainda assim teria que ser estendido a pelo menos 12 meses atenta a inexistência de informação nos termos exigidos pela Lei que regula os Direitos do Consumidor, porque na realidade não me foi dado no momento da compra do alegado voucher qualquer esclarecimento ou informação em relação à possibilidade do direito de retratação nem do respetivo prazo, não foi facultado qualquer documento (voucher) especificando as respetivas condições, não foi dada nenhuma informação acerca do sistema de tratamento de reclamações dos consumidores, nem tão pouco da viabilidade de recurso a centros de arbitragem.

Não obstante, poder lançar mão do direito de retratação, trata-se aqui de incumprimento por parte da entidade fornecedora do serviço contratado e do compromisso assumido, na realidade ao não prestar o serviço nos termos acordados e devidamente agendados, incumpre totalmente e inviabiliza a manutenção do contrato.

Na realidade, o que se verifica é que efetivamente a clinica em causa não tem capacidade de resposta aos compromissos que assumiu e continua a assumir, recorre para se promover à prática de preços abaixo dos de mercado mas no momento da prestação do serviço mostra-se totalmente incapaz de cumprir, o que é corroborado pelas inúmeras reclamações que presenciei, nomeadamente, quanto ao facto de terem a indicação de Multibanco, mas no momento do pagamento dizem que deixaram de ter…

Data de ocorrência: 15 de março 2016