3.7

Nissan Connect - Avariado e sem garantia

José Carlos Marques
José Marques apresentou a reclamação
11 de junho 2013

Por altura do Natal passado (2 meses após o término da garantia) o sistema Nissan Connect, audio com sistema de navegação (onde se concentram as funcionalidades de rádio, leitor de cd’s e MP3’s, GPS, câmara traseira e Bluetooth), do meu veículo Nissan Qashqai deixou de funcionar. Nessa semana contactei a Concessionário Confiauto Ind. e Co. Aut., S.A. (concessionário onde comprei a viatura nova), no sentido de avaliarem a situação e combinamos levar o carro à sua oficina no dia 2 de janeiro de 2013. Entretanto, no dia 1 de janeiro o carro deixou de funcionar. No dia 2 de janeiro o reboque entregou o carro na Confiauto para verificarem, então, a questão do sistema Nissan Connect e a avaria do próprio carro. Após a avaliação do carro, a Confiauto informou-me que a avaria do carro se deveria à "morte" (palavra utilizada) da bateria de origem e que a questão do sistema Nissan Connect não iriam verificar porque não procediam a qualquer reparação desse equipamento, apenas o substituiriam por um novo, se assim eu o quisesse, o que me custaria quase 1000€ mais IVA!!! Face a esta incrível resposta, é óbvio que apenas autorizei a troca da bateria e porque, caso contrário, teria que chamar o reboque novamente para levar o carro para uma oficina com outra qualidade de atendimento. De seguida levei o carro a um técnico (externo à Confiauto e à Nissan) que verificou que o sistema Nissan Connect tinha uma peça danificada e que essa situação se ficou a dever a um pico de carga da bateria (de origem, portanto). Durante todo este tempo, o técnico em causa tentou, sem sucesso, comprar a peça em questão dadas as restrições impostas pela Nissan. É inaceitável e inacreditável toda esta situação! Primeiro, o concessionário Nissan recusa-se a verificar o motivo de uma avaria num carro (também Nissan) que vendeu e a repará-la. Segundo, tive que procurar ajuda externa, a qual veio verificar que foi a bateria de origem que motivou a avaria. Terceiro, tenho conhecimento que esta avaria aconteceu noutros carros da mesma gama mas, por sorte dos proprietários, dentro da garantia. Quarto, a única solução que me é apresentada é a compra de novo aparelho e, portanto, o gasto de cerca de 1000€ mais IVA. Em 27 de maio de 2013 reportei toda esta situação à Nissan por e-mail, exigindo uma solução para a avaria do sistema Nissan Connect do meu carro, quer fosse a reparação ou a substituição, sem qualquer custo. No dia 29 de maio de 2013 recebi uma chamada telefónica da Nissan em resposta à reclamação enviada, totalmente desajustada e inconveniente (veja-se que a operadora chegou a referir que ela própria não tinha rádio no carro dela e que não percebia qual era o meu problema!), pelo que, de seguida, enviei novo e-mail à Nissan a solicitar uma resposta por escrito. Face à ausência de resposta, reforcei novamente esse pedido, através de novo e-mail, a 06.06.2013. Nesse mesmo dia (06.06.2013) recebi a seguinte resposta da Nissan: "Antes de mais queremos expressar o nosso pesar e lamentamos o transtorno que a situação que nos expõe lhe possa ter causado, uma vez que o nosso objectivo é oferecer aos nossos clientes um produto de qualidade e um serviço à altura das suas expectativas. A quando da recepção da sua consulta, entrarmos em contacto com o Concessionário Confiauto Ind. e Co. Aut., S.A. e fomos informados que uma semana antes da incidência com a bateria do seu veiculo, o senhor Marques havia solicitado uma marcação à oficina para solucionar uma incidência com o seu Nissan Connect, uma vez que segundo nos informam desde a Concessão e segundo a sua descrição “computador de bordo não funciona, fica escuro”. Tendo em conta que a incidência do Nissan Connect é anterior à incidência com a bateria, os técnicos da Concessão consideram que estas incidências não estão interligadas. Quanto à substituição do Nissan Connect, foi verificado pela Concessão que se tratava de uma avaria interna no computador de bordo sendo necessário a sua substituição, pois não é possível a sua reparação." Fiquei estupefacto e retorqui, de imediato, pelo seguinte: - Primeiro: Eu próprio, na minha reclamação, referi que a "incidência" do Nissan Connect foi anterior à "incidência" com a bateria; no entanto, decorreu menos de uma semana entre esses "incidentes". - Segundo: Contrariamente ao que a Nissan afirmou, a sua Concessão não verificou sequer qual a avaria do computador de bordo; simplesmente me informou que nem sequer verificariam se era um simples problema com os cabos de ligação; a sua intervenção passaria apenas e só pela substituição do aparelho se eu o autorizasse. - Terceiro: O técnico a quem recorri para verificar a causa da avaria do Nissan Connect é que verificou que a origem da avaria esteve num pico de carga da bateria (de origem, relembro!), que queimou uma determinada peça (que a Nissan não vende!). Adicionalmente, solicitei à Nissan que me confirmasse se esta era, de facto, a sua posição final face a esta reclamação. Hoje, dia 11.06.2013 recebi a resposta da Nissan confirmando a sua posição em se descartar de qualquer responsabilidade e assistência.

Data de ocorrência: 11 de junho 2013
Nissan
9 de setembro 2013
Obrigado por contactar o Serviço de Apoio ao Cliente Nissan Portugal .

Ref: #1-4EPKCE

Em relação ao seu e-mail recebido em 04/09/2013, a respeito do pedido de esclarecimento acerca de reclamação de cliente José Carlos de Araújo Marques, informamos que de forma a que uma reclamação seja encaminhada para a Nissan Ibéria, é necessário que seja o cliente visado a entrar em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente. O cliente poderá contactar através dos seguintes meios:

Lagoas Park, Edifício 4 – 2740-267 – Porto Salvo
707 254 368
portugal@nissan-services.eu

Esperamos que esta informação tenha sido útil. Para qualquer outra questão não hesite em entrar em contacto novamente.

Atenciosamente,

Magda
Serviço de Apoio ao Cliente Nissan Ibéria S/A. - Portugal
Tel: 707 254 368 - 9:00 às 19:00
Fax: 218 392 540
Email: portugal@nissan-services.eu
Página geral na web. www.nissan.pt
José Marques
24 de setembro 2013
Reclamação não resolvida

Comigo, além do problema do computador de bordo, que ainda não resovi, foi também a tinta do para-choques e o cromado dos puxadores interiores a descascar e a chave presa na ignição...
Estamos feitos...
Nínguém conhece outra forma de resolver o problema, do computador de bordo, sem recorrer à Nissan?