19.9

NOKIA - Incumprimento de garantia

Agostinho Santos
Agostinho Santos apresentou a reclamação
31 de janeiro 2022
Comprei o meu telemóvel (Nokia 8.3) a 05/12/2020.
No dia 18/12/2021 o telemóvel deixou de carregar. Um vez que o equipamento ainda se encontrava na garantia, reportei o problema à Nokia e solicitei a reparação.
No dia 10/01/2022 fui informado que a reparação tinha sido concluída com sucesso. Consequentemente, devolveram-me o telemóvel, alegadamente reparado. Sucede no entanto que, quando o coloquei a carregar, deparei-me com o exacto mesmo problema que anteriormente: o telemóvel não carregava (Note-se que o teste foi feito, desta, como da primeira vez, em vários carregadores, totalmente operacionais, seguindo sempre os passos indicados pelo suporte da Nokia).
Reportei novamente o problema à Nokia, desta vez requerendo a substituição do equipamento, ou devolução do dinheiro, uma vez que, após reparação, o problema se mantinha, tudo conforme a Lei de Protecção do Consumidor. Contra aquilo para o que foram inequivocamente notificados, decidiu a Nokia, reparar novamente o aparelho, dizendo que só procederiam à substituição / devolução do dinheiro após 3 tentativas de reparação falhadas, não tendo explicado qual o fundamento e de onde resulta esta prerrogativa. Assim sendo, no dia 25 recebi o telemóvel, com o mesmo exacto problema, tendo novamente seguido todos os passos recomendados.
Novamente a Nokia pretende que envie o telemóvel para reparação, alegando sempre que a situação será reportada superiormente, não tendo, no entanto, até à data, recebido qualquer resposta quanto à minha pretensão.
Tendo, neste momento, perdido toda a confiança que tinha na marca, que, além de vender material defeituoso, se recusa a resolver o problema dos clientes, solicitei a devolução do valor do telemóvel, não tendo, até à data, obtido qualquer resposta ao meu problema.
Data de ocorrência: 18 de dezembro 2021
Agostinho Santos