19.9
Nokia Portugal

NOKIA - Paguei e não recebi telemóvel

Tito Cruz apresentou a reclamação
6 de fevereiro 2023
No dia 13 de Dezembro de 2022 encomendei e paguei um telemóvel no site da NOKIA.
No dia seguinte a encomenda terá sido recolhida pela DHL Holanda.

Em Portugal a encomenda deveria ter sido entregue pela DHL Parcel, o que nunca aconteceu.
Após uma série de contactos e reclamações efectuados por mim, finalmente a DHL Parcel reconheceu que não entregaria a encomenda, dado que não sabia dela. E que teria de reclamar ao fornecedor (NOKIA).

Durante este período de cerca de 40 dias fui contactando e reclamando à NOKIA, que me dizia sempre para esperar a resolução do assunto.
Após a DHL se dar como incapaz de entregar a encomenda, exigi à NOKIA que resolvesse a situação (envio de nova encomenda).
A resposta da NOKIA foi que ia verificar a situação, e que me contactaria.
Apesar da minha insistência, a NOKIA está MUDA desde o dia 25 de Janeiro. Ou seja, há 12 dias que não me responde.
Em conclusão: não recebi o telemóvel e fiquei sem o dinheiro.

Verifico que a NOKIA só é boa para vender os seus produtos, e não para resolver problemas causados aos seus clientes!
Não aconselho a fazer compras no site da NOKIA.
Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2023
11 de fevereiro 2023
Continuando a contactar a NOKIA para resolver este problema, foi-me informado por email a 8 de Fevereiro:

«Acompanhando o seu caso referente ao pedido nº EDP10314, entendemos a importância de fornecer informações concisas e claras, por isso estamos aqui. O caso foi encaminhado para o departamento apropriado para revisão.
Assim que recebermos uma nova atualização sobre o caso, iremos notificá-lo o mais rápido possível. Portanto, sugerimos que você verifique seu e-mail regularmente.»

Ou seja, já lá vão quase 2 meses (13 Fev 2022) e continua tudo na mesma.
27 de fevereiro 2023
Boa noite,
Continuo a contactar pelo e-mail do site www.nokia.com e a resposta é sempre a mesma: vão analisar a situação.
Os dias vão passando… as semanas vão passando… os meses vão passando… e a encomenda continua sem ser entregue!
A NOKIA sabe bem que a encomenda não me foi entregue (ver anexo)!
É incrível como uma empresa como a NOKIA não assume a resolução da situação.

A encomenda foi feita no dia 13 de Dezembro de 2022, e até hoje nem recebi o telemóvel, nem me devolveram o dinheiro.

Senhores da NOKIA, se não me devolvem o dinheiro que paguei, terei de considerar que fui alvo de burla!

O meu conselho para todos só pode ser: não comprem no site da NOKIA!

Tito Cruz
Esta resposta tem um anexo privado
14 de março 2023
Apesar de continuar semanalmente a reclamar a resolução do problema, a NOKIA Phones (HMD Global) continua sem assumir a responsabilidade e apresentar uma solução.
Continuam a dizer que espere, que me vão contactar por mail.

O único avanço é que me foi finalmente transmitido através do chat Nokia Mobile Care que existirá um processo aberto com o número 3151775.

De referir que a NOKIA Phones tem em sua posse 2 emails (19/01/2023 e 09/03/2023) da DHL Parcel Portugal, em que informam que a encomenda foi extraviada, dizendo que o problema tem de ser tratado entre a Nokia Phones e a DHL Holanda.

3 meses após ter feito a encomenda continuo sem telemóvel e sem o dinheiro que paguei!
29 de março 2023
Continuo a realizar contactos com a NOKIA.
Da última vez disseram que o problema vai ser resolvido.
Mas até agora ainda não tenho qualquer confirmação da sua resolução.
Para mim continua tudo igual: nem recebi o equipamento, nem me devolveram o dinheiro.
13 de abril 2023
Continuo os contactos por email e via chat, e continua sem resolução.

Última informação recebida de Nokia Mobile Care <support@nokiaphones.com>:
"Oi Tito Cruz,
Obrigado por entrar em contato com o Nokia Mobile Care novamente,
Deixe-me informar que seu caso neste exato momento hoje, sendo 6 de abril deste ano de 2023, ainda não tem uma resposta exata, mas quero que você tenha certeza de que o caso está sendo estudado.
Estaremos enviando todas as novidades que temos sobre o seu caso para este mesmo e-mail.
Pedimos desculpas pelos transtornos apresentados, estamos trabalhando para resolvê-los o mais breve possível"

Ou seja, passados 4 meses continuo sem receber a encomenda.
15 de maio 2023
Continuo a contactar a Nokia Phones, e a resposta é sempre que a reclamação está em tratamento.
A única novidade foi que disseram que estavam à espera de ser ressarcidos pela DHL.
Já quanto a assumir comigo... nada!
Entretanto já lá vão 5 meses desde que fiz a encomenda.
19 de junho 2023
Mantenho contacto com alguma regularidade com o suporte da Nokia Phones, mas este processo continua sem resolução após terem passado 6 meses desde que fiz a encomenda.
4 de julho 2023
Continuo a não ter qualquer resposta da Nokia Phones (support@nokiaphones.com email is operated by HMD global).
Não se pode confiar numa marca que não assume os seus compromissos.
20 de julho 2023
Boa noite,
Apesar de continuar a contactar a Nokia Phones (MHD Global), a resposta continua a ser mesma: pedir muita desculpa, e que o processo está em tratamento.
A única novidade é que estarão à espera de resposta da DHL.
Relembro que não fui eu que contratei a DHL, pelo que a responsabilidade perante mim já deveria ter sido assumida à muito tempo pela Nokia Phones.
Perdi totalmente a confiança na Nokia Phones, dado que passados 7 meses continuo sem telemóvel e sem dinheiro.
Até quando terei de esperar?
Tito Cruz avaliou a marca
11 de agosto 2023

Só após muita insistência da minha parte, intervenção da Deco, e posterior pressão que exerci publicamente nas redes sociais é que obtive uma solução positiva. Foram mais de 7 meses que demorou a resolução da situação e devolução do dinheiro.