82.9
    - 26 Centros Auto em Portugal: http://www.norauto.pt/index.php?id=561&all

• Av. dos Cavaleiros, nº 49
    2794-057 Carnaxide
  • servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Entre Pneus Gastos muito antes do tempo, até ao gozo e falta de esclarecimento

Daniel Rosas
Daniel Rosas apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2018

Venho por este meio apresentar uma reclamação pública no intuito de perceber a posição de uma marca, que até deveria de considerar conceituada no mercado em Portugal, sobre um produto vendido e colocado pelos mesmos, assim como o péssimo atendimento prestado (não por todos) na loja em questão.

O mercado de Pneus é sempre uma incógnita, é verdade.
As marcas nem sempre garantem limites de quilometragem, existem diversos fatores que podem influenciar o desgaste de um Pneu. No entanto, quando o desgaste se torna de tal forma abusivo e até inexplicável, algo não poderá estar bem.

Em Janeiro de 2017 dirigi-me a uma loja Norauto em Vila Nova de Gaia, onde adquiri 4 Pneus Continental ContiSport5, num valor total que ascende os 400€. A montagem, calibração e alinhamento dos pneus/rodas foi efetuado na oficina da Norauto.

Ontem, dia 22 de Fevereiro de 2018, pouco mais de um ano, dirigi-me à Norauto pois reparo que os pneus não se encontram em bom estado, principalmente os pneus dianteiros, notando principalmente que o carro foge e não se mantém em linha reta quando aumento a velocidade, assim como a travar.

Ao explicar esta situação na loja, o funcionário prontamente se predispõem a dar uma vista de olhos e examinar as rodas.

Resultado:
Rodas da Frente -- Pneus completamente gastos nas laterais exteriores
Rodas de Trás -- Pneus excessivamente gastos (não completamente) mas em excesso para a Quilometragem realizada com o carro até à altura.

É preciso agora frisar que os Pneus foram colocados à cerca de 1 ano, onde foram realizados menos de 20.000 Quilómetros.
Mesmo não havendo mínimos oficiais de Tempo de vida útil dos Pneus, as médias situam-se em 50.000 Quilómetros e/ou 5 anos.

Ao perguntar o porque dos pneus se encontrarem assim, o funcionário (mecânico) informa-me que vão fazer uma análise ao alinhamento das rodas. Resultado? Perfeitamente alinhadas.

Perguntei novamente qual seria a razão ou explicação para as rodas da frente, neste caso, se encontrarem completamente desgastadas nas laterais exteriores, ao que o mecânico da Norauto não me conseguiu dar uma explicação para tal.

Com os factos descritos acima, acredito que adquiri um produto que poderá das 2, 1: ou ter defeito, pois nem me acredito que a própria continental fabrique produtos para durarem este tempo de vida útil, ou algum problema que possa ter existido na montagem dos pneus na altura.

Segunda parte da reclamação: ao tentar perceber como a Norauto ia resolver a situação, visto terem sido eles a vender, montar, alinhar e calibrar as rodas, um outro funcionário, acredito que fosse gerente, responde-me em tom muito sarcástico e de forma simples:
"o que é que quer que lhe faça? é assim."
"E já muito estimados estão eles."
"Estes carros é assim."
Isto tudo enquanto atendia outros clientes ou fazia outras coisas.

Basicamente, a tentativa de resolução do problema, satisfação de cliente, ou o mínimo de preocupação foi de Zero.

Volto a Frisar o seguinte:
Não existe Tempo de vida útil para todos os pneus (pois algumas marcas, inclusive a Marca da Norauto garantem mínimos de quilometragem), mas os estudos indicam uma média de:
50. 000 KM E/OU 5 Anos

Estamos a falar de 4 Pneus NOVOS, quem em 1 Ano e 19.000KM estão a comprometer a minha segurança e a colocar a minha vida em RISCO.

Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2018
Norauto
24 de fevereiro 2018
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação
Norauto
1 de março 2018
Boa tarde Sr. Daniel

desde já agradecemos o seu contacto. Temos informação que o Director de Centro já entrou em contacto consigo dando o parecer da situação.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação