57.4

NORFIN - Não devolução da caução

Maria de Fátima Coelho Pires
Maria Pires apresentou a reclamação
3 de outubro 2021
Venho por este meio reclamar o facto de a Norfin não ter procedido ao pagamento da devolução do valor da caução de 1200 euros no prazo de 3 meses estipulado no contrato, relativamente ao imóvel ID 40467. Ou seja, a revogação do contrato ocorreu a 30 de junho com a Norfin e a mesma não me devolveu o valor da caução. Reparei ainda no site das finanças que no final de junho a Norfin emitiu uma fatura em meu nome com o valor da caução.
Solicito, deste modo, que me seja devolvida a caução no valor de 1200 euros.
Mais informo que as chaves foram entregues ao agente imobiliário que trabalha para a Norfin e que fez a vistoria ao apartamento que se encontrava nas perfeitas condições. Assinei a revogação do contrato junto do mesmo agente imobiliário, que me informou que após estar assinado pela Norfin eu iria receber uma cópia por correio, mas nunca recebi nada até hoje na minha morada atual. Já pedi inclusive uma cópia por email e a Norfin não me respondeu ao mesmo.
A comunicação com a Norfin tem sido impossível. Por telefone não resolvem nada e por email tentaram-me enganar, pois disseram que eu deveria pedir a caução à entidade Hipoges, que recentemente comprou o apartamento, quando na verdade eu saí antes do apartamento e não tive nada a ver com essa empresa. Tudo o que tratei, inclusive a revogação do contrato, foi sempre com a Norfin.
Data de ocorrência: 3 de outubro 2021
6 de outubro 2021
Exma. Senhora Maria de Fátima Coelho Pires,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção. Informamos que a mesma irá ser analisada com a máxima brevidade no sentido de lhe ser enviada uma resposta/esclarecimento.

Manifestando a nossa total disponibilidade para qualquer informação adicional que entenda necessária, estamos ao inteiro dispor, através do e-mail reclamacoes@norfin.pt.

reclamacoes@norfin.pt
19 de outubro 2021
Exma. Senhora Maria de Fátima Coelho Pires,

Fazemos referência à reclamação preenchida por V. Exa. no dia 3 de Outubro de 2021, relativa à cessação do contrato de arrendamento habitacional celebrado no dia 1 de junho de 2021 entre o fundo SOLUÇÃO ARRENDAMENTO – FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL (o “Fundo”), gerido pela NORFIN – SOCIEDADE GESTORA DE ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO, S.A., na qualidade de (então) proprietário e senhorio, e V. Exa., na qualidade de arrendatária, da fração autónoma designada pela letra “F”, correspondente ao segundo andar esquerdo, do prédio urbano com entrada pelo n.º 5 da Praceta Acácio Guerra, sito na freguesia de Ota, concelho de Alenquer (o “Imóvel”) (o “Contrato de Arrendamento”).

Relativamente a este assunto, cumpre-nos expor o seguinte:

• Conforme transmitido a V. Exa., o Imóvel foi transmitido a favor da sociedade ZIP REOCO RESI PORTFOLIO, S.A., (a “Compradora”), através de escritura pública outorgada no dia 29 de junho de 2021;
• Em virtude da referida transmissão, tal como transmitido a V. Exa., a Compradora passou a ser, a partir da referida data (i.e., 29 de junho de 2021), a legítima proprietária do Imóvel, tendo, nos termos do artigo 1057.º do Código Civil, assumido a posição de senhoria no Contrato de Arrendamento, bem como todos os direitos e obrigações resultantes do Contrato de Arrendamento relativos ao Imóvel;
• A cessação do Contrato de Arrendamento produziu os seus efeitos no dia 30 de junho de 2021;
• Em face do acima exposto, e sem prejuízo da troca de correspondência e de documentos contratuais relativos à cessação do Contrato entre nós e V. Exa., quaisquer questões relativas à cessação do Contrato de Arrendamento, incluindo, em especial, a devolução da caução paga por V. Exas. com a celebração do Contrato do Arrendamento, deverão ser tratadas junto da Compradora, através da entidade e contatos que abaixo se indicam:
o Entidade: HG PT, S.A. (Hipoges)
o Morada: Avenida José Malhoa, n.º 27, 11.º Andar, 1070-156 Lisboa
o Quaisquer esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do contacto +351 211 961 737
o E-mail: info.arrendados@hipoges.com

Norfin Reclamações
Maria Pires
20 de outubro 2021
A situação ainda não está resolvida e continuo sem receber o valor da caução, que deveria ter sido paga até 30 de Setembro. Contatei a Hipoges que me informou telefonicamente que ainda não podem devolver a caução, porque a Norfin ainda não procedeu à transferência do valor pago de caução para a Hipoges.
Acho lamentável esta situação!
20 de outubro 2021
Exma. Sra. Maria de Fátima Coelho Pires,

Deverá ter em consideração anteriormente remetida. Reconfirmamos que este tema deverá ser tratado junto da Hipoges, visto que estes valores já foram transferidos para o comprador.

Norfin Reclamações
Maria de Fátima Coelho Pires