NOVA FCSH Marca Recomendada Marca do Mês
1 NOVA FCSH 81.1
2 ISCTE 66.7
3 IPAM 62
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA
  • A NOVA FCSH foi criada oficialmente a 10 de novembro de 1977 e abriu portas a 9 de janeiro de 1978. É uma Faculdade, uma casa, uma nova forma de estar nas ciências sociais, nas artes e nas humanidade.

• Avenida de Berna, 26-C
  • geral@fcsh.unl.pt

NOVA FCSH - Pedido de anulação de frequência no curso de língua inglesa (inglês a1.2 (normal 60h) 1s) na il nova

Susana Isabel Carvalho da Ajuda
Susana Ajuda apresentou a reclamação
12 de novembro 2023
Boa noite,

Venho por este meio descrever a situação lamentável que o atendimento e leccionamento do curso de inglês A1.2 (Normal 60h) 1S) na IL NOVA está a prestar aos formandos.

A dia 25/09/2023 recebo um e-mail por parte desta entidade a referir o seguinte:
"Caro(a) Susana Isabel Carvalho da Ajuda,

Apresentamos os seus dados de acesso para realizar o seu requerimento no Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa:

Utilizador: susanaisabelajuda@gmail.com
Palavra-chave: rkEIe2F0

Pode inserir o utilizador e palavra-chave no formulário de autenticação ou carregar no seguinte link.

Atenciosamente,
Gabinete de Ingresso do Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa

Em caso de dúvidas não hesite em contactar-nos:
Contactos do Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa"

A dia 25/09/2023 realizo o pagamento de teste de aferição de nível de língua inglesa, no valor de 18.50 euros, no qual recebo o seguinte e-mail:

"Caro/a Susana Isabel Carvalho da Ajuda,

O requerimento que apresentou em 25-09-2023 relativo a Inscrição em teste de aferição nível - 18,50 € foi apreciado e aceite.

O teste de aferição de nível de Inglês está marcado para dia 27 de Setembro às 17h00.

Em breve receberá um email com mais informações sobre o funcionamento do teste.

Poderá encontrar a factura em "Propinas e Emolumentos - Facturação".

A dia 27/09/2023 recebo o seguinte e-mail:
"Boa tarde,

Na sequência da marcação de teste para hoje, 27/09, informamos que irá receber o link para ligação ao Zoom com o professor Rui Azevedo, em CC, para a entrevista oral (pedimos atenção à pasta de spam) que iniciará às 17h00 e terá a duração de, mais ou menos, 15 minutos. Posteriormente o professor enviará o link para a parte escrita.
Até ao final do dia, o mais tardar na manhã seguinte, receberá a informação de qual o nível em que se poderá inscrever.
Não hesite em contactar-nos, caso necessite de alguma informação adicional.
C
om os melhores cumprimentos,

Débora Gualberto

ILNOVA"

Na qual, a dia 27/09/2023 recebo o seguinte e-mail:

"Dear Susana,
I have placed you at the A1.2/A2.0 level.
If you have any questions, feel free to contact me.
Have a great semester!
Rui A."

Ao qual respondo pela mesma via o seguinte:
"Hello teacher,

Thank you so much.

I think my level is A1.2

Good night,

Susana Ajuda"

No dia 29/09/2023 recebo um e-mail da IL NOVA:
Caro/a candidato/a,

Informamos que a sua candidatura ao curso de línguas foi aceite.
Para que a sua inscrição se torne válida deverá proceder ao pagamento do valor referente ao respetivo curso.

Na plataforma informática Inforestudante no link 'Propinas e Emolumentos' do menu lateral poderá consultar o valores por pagar.
Caso pretenda o pagamento faseado em prestações, deverá efetuar um pedido nesse sentido à Direcção antes de efetuar qualquer pagamento - nesse caso deverá aceder ao Inforestudante e efetuar um requerimento para esse efeito através do link 'Requerimentos'.
Note que o pagamento em prestações só é permitido para cursos superiores a 400€ ou em casos excecionais devidamente fundamentados.
Para mais informações, ou, em caso de dúvidas, contacte o secretariado da instituição.
Secretariado do ILNOVA"

No site IL Nova não existia opções de níveis de língua independente de ter referido que o meu nível é A1.2, portanto visto que já tinha realizado pagamentos como inscrição do nível de aferição, taxa de inscrição, na minha ingenuidade inscrevi-me ao nível A1.1/A2.

As aulas são online (via zoom) às terças e quintas, no horário das 20h às 22h.

Nos meus dados biográficos indiquei que sou recém-licenciada em Enfermagem, à procura do primeiro emprego, logo, pelo raciocínio seria fornecido antecipadamente material de apoio ao estudo, regime de avaliação, etc.

Nada do que referi anteriormente foi proporcionado.

Passado mais de quase dois meses a plataforma da IL Nova não contém o horário, material de apoio, sumários, pautas, docentes, diário. Simplesmente nada

Posso afirmar e, se necessário confirmar com teste de aferição ( e sim, estou disposta a pagar) que até à data de hoje não desenvolvi nenhuma capacidade linguista adicional seja escrita, oral, verbal e gramatical ao que supostamente não deveria estar a acontecer.

Se não existe um planeamento formativo por parte da vossa instituição, de que o formando possa desenvolver estudo autónomo para desenvolver a capacidade linguística?

Portanto, visto que não estou a obter qualquer resultado peço a anulação da frequência do curso.

Estou muito insatisfeita com o atendimento via telefónico, atendimento via requerimentos, aulas e professor.
Data de ocorrência: 12 de novembro 2023
12 de novembro 2023
Exmo.(a) Sr.(a) Susana Isabel Carvalho da Ajuda,

Confirmamos a receção da sua exposição, a qual merece a nossa melhor atenção. A sua exposição é muito importante.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma irá ser encaminhada internamente, de forma que contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Núcleo de Avaliação e Qualidade (NAQ) | Gab. B706
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH
Av. de Berna, 26 C, 1069-061 Lisboa | Portugal
Tel: + 351 217 908 356 | Ext.: 31476
E-mail: qualidade@fcsh.unl.pt
Web: www.fcsh.unl.pt
27 de novembro 2023
Exma. Sr.ª Susana Isabel Carvalho da Ajuda,

Após análise da exposição pela NOVA FCSH, verifica-se de que esta exposição não é da competência da NOVA FCSH, mas é relativa ao ILNOVA.
Contudo, a NOVA FCSH, procurou, como mediadora, efetuar os devidos contactos para que as suas pretensões chegassem ao ILNOVA.
Como já terá conhecimento, ainda que não haja concordância total quanto aos factos apresentados, a sua pretensão foi atendida, nomeadamente, a anulação da sua frequência ao curso e anulação da respetiva 2.ª prestação.

Assim, por parte da NOVA FCSH, esperamos, que face ao atendimento da sua pretensão, possamos dar por encerrada esta reclamação.

Núcleo de Avaliação e Qualidade (NAQ) | Gab. B706
Web: www.fcsh.unl.pt
Susana Isabel Carvalho da Ajuda
Susana Ajuda avaliou a marca
4 de dezembro 2023

Portanto, após reclamação o Dr. Carlos Ceia aceitou as minhas condições, mas sempre tentando refutar as provas apresentadas e nunca apresentar as da Instituição. Por ter feito reclamação estou proibida de frequentar qualquer curso de línguas na IL NOVA. Viva a ditadura, a cultura do medo e do silêncio!