53.0
Odisseias Puras, SA.

Odisseias - €100 pagos para usufruir de nada

Sandra  Rodrigues
Sandra Rodrigues apresentou a reclamação
27 de julho 2017 (editada a 22 de janeiro 2019)
Comprei 2 vouchers no valor de €100 para usufruir de uma estadia de duas noites no Hotel & Spa Alfândega da Fé em 2014, com validade até Março de 2014.
Após vários emails enviados e me confirmarem a revalidação dos mesmos para datas em 2015, ao tentar marcar com a unidade hoteleira, tal não foi possível.
Após vários contatos por email com Odisseias e Hotel e Spa Alfândega da Fé, basicamente fui empurrada de um lado para o outro. A unidade hoteleira só aceitava os vouchers de acordo com indicação da Odisseias. A Odisseias dizia que por motivos contabilísticos nada podiam fazer quanto a minha pretensão de usufruir da oferta fora do prazo ( situação já autorizada pelos mesmos).
Até à data contabilisticamente eu continuo se €100 pagos à Odisseias para usufruir de coisa nenhuma.
Portanto €100 entraram nas contas da Odisseias a troco de zero serviços prestados.
Data de ocorrência: 27 de julho 2017
28 de julho 2017

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da sua exposição, solicitamos verificação da seguinte informação e esclarecimento das condições e/ou possibilidades sempre via e-mail quer por parte da Odisseias quer por parte da unidade hoteleira em questão.

Os vouchers foram adquiridos no dia 05 de Outubro de 2014, tendo a validade até dia 23 de Dezembro de 2014. Antes do término dos mesmos, a 07 de Dezembro de 2014, terá questionado a Odisseias sobre a possibilidade de usufruto da experiência fora da validade, pelo que terá sido informado que deveria contactar a unidade hoteleira sobre a respectiva possibilidade.

Após esta indicação, encaminhou-nos os e-mails trocados com o hotel Alfândega da Fé a partir do dia 14 de Março de 2015 (após a caducidade dos vouchers), a solicitar disponibilidades.

Depois de conseguirem um consenso de datas, a unidade hoteleira informou que os cheques experiência estariam expirados e deveria contactar a Odisseias.

No contacto estabelecido com a Odisseias, foi informada que a prorrogação dos seguintes vouchers não seria permitida, apenas com a autorização do parceiro, visto que estas campanhas são elaboradas tendo em conta determinadas condições e épocas do ano, motivo pelo qual têm também uma determinada validade.

Esta comunicação foi encaminhada por si para o hotel no dia 12 de Abril, tendo obtido a resposta de que por motivos contabilísticos não era possível a aceitação do cheque experiência, pois trataria-se de outro ano fiscal.

No mesmo dia, terá enviado e-mail para a Odisseias a expor a situação, pelo que terá sido respondido que o usufruto do serviço só seria possível mediante a aceitação do local.

Esta condição é baseada no facto explicado anteriormente, mas também sobre os termos e condições da Odisseias sobre a questão da validade e dos reembolsos, como solicitado posteriormente:

3. Cheques experiência – Validade

a) Os cheques experiência têm a validade expressa nos mesmos, sendo os mesmos válidos a partir da respectiva data de pagamento, pelo que a marcação da experiência, bem como a realização da mesma, terão de ocorrer dentro do prazo previsto, sob pena de perda irrevogável dos direitos conferidos pelo cheque experiência.
b) Dentro dos prazos de validade respectivos e supra referidos, os cheques experiência servem como meio de pagamento da experiência seleccionada – de entre as experiências promovidas ou divulgadas pela Odisseias, inseridas no seu catálogo de experiências – junto do fornecedor, parceiro da Odisseias, responsável pela organização e prestação da mesma. Terminado o respectivo prazo de validade, os cheques experiência são imediata e automaticamente anulados pelo sistema, não podendo ser revalidados ou usufruídos.

11. Direito de livre resolução
(...)
11.2 Serviços (Cheques Experiência ou Packs Experiência)
O cliente da Odisseias tem o direito de livre resolução do contrato de prestação de serviços sem necessidade de indiciar qualquer motivo. O prazo para o exercício do direito de resolução expira 14 dias a contar do dia em que o cliente adquiriu o cheque experiência.

Todas estas informações foram prestadas até ao dia 01 de Maio de 2015 e até então não recebemos qualquer resposta da sua parte, pelo que ao dia de hoje e passados mais de dois anos questiona novamente a Odisseias sobre algo que terminou em Dezembro de 2014 quando todas as indicações foram dadas atempadamente, para além de estarem também descritas em todos os locais (site, voucher, campanha, etc.)

Assim, de momento e como indicado na altura, não é possível a prorrogação do voucher, usufruto do mesmo e/ou reembolso de uma experiência adquirida em Outubro de 2014.

(0,10eur/min - Rede Fixa | 0,25 eur/min - Rede Móvel)
O Serviço de Apoio ao Cliente está disponível nos dias úteis entre as 10h e as 19h.
28 de julho 2017
Boa tarde ,

Acrescento relativamente ao vosso histórico tão bem elaborado se esqueceram de referir que confirmei em janeiro de 2015, explicando quais os vouchers e a sua validade, junto da unidade hoteleira, a possibilidade de usufruir dos vouchers em questão. (Remeti-vos na altura também por email está informação).
A resposta da unidade hoteleira foi a seguinte :
"Na sequência do v/ contacto, que desde já agradecemos a vossa preferência pela nossa unidade hoteleira, solicitamos que nos informe as datas pretendidas de forma a procedermos à sua reserva até 31 de Março de 2015."
Quando tentei efetivar as reservas recebo então a indicação de que tal não será possível e um preçario em anexo.

Portanto eu questionei sobre a possibilidade de usufruir das mesmas, a unidade hoteleira valida, e depois começa o "jogo do empurra".

A unidade hoteleira diz que só avança com a marcação se o parceiro Odisseias consentir.
A Odisseias diz que tenho que verificar com a unidade hoteleira.

O resultado disto são €108 gastos para nada. Este valor é lucro para a Odisseias, para a unidade hoteleira, ou dividem ?

Grata pela vossa cuidada e elaborada resposta.

5 de abril 2018

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que como indicado anteriormente, o primeiro e-mail recepcionado da sua parte com a indicação das mensagens trocadas com a unidade hoteleira foi a partir do dia 14 de Março de 2015, pelo que mesmo em Janeiro já estaria fora da validade dos vouchers.

No entanto, permita-nos esclarecê-la sobre o que designa "jogo do empurra" que interpretamos como condições e procedimentos, onde as três partes envolvidas (cliente, parceiro e Odisseias) devem chegar a um consenso dado estarmos a lidar com um cheque experiência caducado.

De qualquer forma, pretendemos também sublinhar novamente que todas as informações foram dadas atempadamente, para além de estarem também descritas em todos os locais (site, voucher, campanha, etc.).

6 de abril 2018

Volto a explicar : relativamente ao vosso histórico esqueceram-se de referir que confirmei em Janeiro de 2015, explicando quais os vouchers e a sua validade, junto da unidade hoteleira, a possibilidade de usufruir dos vouchers em questão. (Remeti-vos na altura também por email está informação).
A resposta da unidade hoteleira foi a seguinte :
Acrecento ainda uma nota sobre o vosso esclarecimento "interpretamos como condições e procedimentos, onde as três partes envolvidas (cliente, parceiro e Odisseias) devem chegar a um consenso dado estarmos a lidar com um cheque experiência caducado." Os senhores podem interpretar como vos aprouver ... As três partes envolvidas devem chegar a um consenso? Tanto quanto percebo existem apenas duas partes com poder de decisão sobre este tema, são os senhores e o vosso parceiro Hotel & Spa Alfândega da Fé, porque eu, enquanto cliente tenho que aceitar que paguei €100 para usufruir de nada quando o vosso parceiro confirmou que o poderia fazer ainda que fora de prazo. Situação que verifiquei com eles antes do voucher expirar.
Se o vosso parceiro tem dito que tal não seria possível, arranjaria maneira de usufruir do voucher dentro do prazo.
Sublinho mais uma vez, que as informações que me foram dadas não foram as corretas.

Mais uma vez grata pela vossa resposta.

6 de abril 2018

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da sua exposição, informamos que por se tratarem de vouchers caducados em Dezembro de 2014 e após os esclarecimentos a respeito da solução para a eventual aceitação, na altura, dos cheques experiência junto da unidade hoteleira, mas dada também a ausência de resposta da sua parte, o processo será analisado pelo departamento de qualidade.

Assim, no decorrer da próxima semana será dada resposta.

Sandra  Rodrigues
Sandra Rodrigues avaliou a marca
18 de janeiro 2019

Apesar de darem indicação de reclamação resolvida, tal não aconteceu. Não usufrui de estadia, não recebi qualquer crédito, e não recebi o meu dinheiro.