OpenBank

OpenBank - Openbank põe impecilhos ao encerramento da conta

Leonardo Siqueira da Rosa
Leonardo Rosa apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2024
Tenho tentado, sem sucesso, desde o dia 23 de dezembro de 2023 encerrar minha conta no Openbank em Portugal pois estou a viver em Espanha e já não sou residente fiscal em Portugal.

Em contacto telefónico inicial, o banco recusou-se a encerrar a conta e instruiu-me apenas a enviar uma carta manuscrita, com meus dados e assinada por mim, o que foi feito em 29 de dezembro de 2023, conforme documentação anexa.

O banco apenas respondeu em 3 de janeiro de 2024, e disse-me que faltava anexar documentos comprobatórios de que eu sou eu mesmo. Dito isto, enviei-lhes no dia 2 de fevereiro de 2024 cópia do passaporte, comprovando que a documentação já indicada na carta manuscrita em dezembro - e através do mesmo email em que havia aberto conta - é minha, e que eu sou eu.

No dia 6 de fevereiro de 2024, o banco confirmou a receção dos documentos.

No dia 7 de fevereiro de 2024, o banco disse que "de acordo com o seu pedido, confirmamos que procedemos ao cancelamento da sua conta.""

Hoje, dia 13 de fevereiro, recebo nova comunicação do banco a dizer que "necessitamos que conste a data atualizada na carta manuscrita."

Não faz o menor sentido. A carta inicial foi enviada faz pouco tempo. Não há necessidade de a cada comunicação enviar uma nova carta. O banco põe impecilhos ao direito do consumidor de encerrar sua conta.

Dito isto, para evitar dores de cabeça, enviei, novamente, no dia 13 de fevereiro de 2024, uma nova carta, com data atualizada, dados do meu passaporte, cópia do passaporte, a solicitar o encerramento da conta.

Demando, desde já, que o direito do consumidor seja válido e que a conta seja encerrada.

Do contrário e conforme documentação comprovativa, incluson aqui no portal das reclamações, tomarei as medidas cabíveis.
Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2024
OpenBank
13 de fevereiro 2024
Olá, Leonardo Siqueira da Rosa.

Obrigado pelo seu contacto.
Analisaremos a sua questão e entraremos em contacto consigo brevemente.

Openbank
Leonardo Siqueira da Rosa
Leonardo Rosa avaliou a marca
5 de março 2024

Após muita insistência de minha parte e vários emails, fui informado de que a conta foi encerrada. Deveriam encerrar a conta digital com a mesma facilidade com que a mesma foi aberta.