Lojas de Informática - Pequeno Retalho
  • info@oportunidade24.pt

Oportunidade24 - Reembolso e devolução de produto com defeito

Ana Paiva Morais
Ana Morais apresentou a reclamação
9 de outubro 2023 (editada a 10 de outubro 2023)
Após comprar uma placa a gás, cuja descrição no site diz "Preparado para gás butano/propano
Vem equipado c/ kit p/ gás natural" em caso algum diz que é necessário pagar mais 56€ para adaptar a placa ao gás natural. Pelo que julgo 1) ter havido uma omissão clara e enganosa por parte da Oportunidade24, que agora não se assume nem recebe o produto de volta; 2) A placa veio com defeito de Fabrico, que ao acender um bico, incendeia-se toda a placa e todos os bicos, apresentando um perigo acrescido.
Ao chamar o técnico da marca, este confirmou uma fuga num dos bicos, pelo que retirou o botão para que o bico não seja usado, confirmando um defeito na placa e apenas disse "acione a garantia ou devolva". Foi exatamente isso que decidi fazer, ou seja, contatar a marca e pedir a devolução da placa, até porque não vem nada preparada para gás natural e com este defeito de fabrico, e com a postura dos funcionários desta loja, agora deixei de estar interessada na placa.
Qual a surpresa o Sr. (*), funcionário da marca, nunca mostrou a disposição de satisfazer ou resolver o problema do cliente, chegou ao ponto de mostrar alguma arrogância, quando se lhe pediu para recolherem o produto, dizendo "que não vai haver recolha coisa nenhuma!"
Deixem-me lembrar, que não estamos em Portugal há 50 anos atrás em que as pessoas se calavam ao que lhes diziam e obedeciam. Somos público informado e a leis são para todos, inclusive para esta marca.
Passo a citar: "Pela Lei das Garantias (Decreto-Lei nº 67/2003 atualizado pelo Decreto-Lei nº 84/2008), quer compre um bem pela internet ou em loja física e detete defeito no mesmo, tem direito à sua devolução.
Esta lei prevê que “os bens móveis têm uma garantia de dois anos. Caso se trate de uma compra em segunda mão, o prazo de garantia pode reduzir para um ano. Assim, se comprar um artigo com defeito pode exigir a reparação, a troca, um desconto sobre o preço ou a devolução com reembolso”. Entenda-se por bens móveis: eletrodomésticos, brinquedos, material informático, entre outros. Segundo a legislação, tem 2 meses para detetar o defeito. ".

Neste contexto, e dado que nem a marca fica prejudicada, bastará reportar o problema à Fábrica e devolver o produto, é inadmissível a postura do funcionário (*) e do seu Chefe (**), ou mesmo do seu gerente (***) em negarem a devolução do valor do produto.
Data de ocorrência: 9 de outubro 2023
Bom dia Raquel,

Lamentamos a sua má experiência e o seu descontentamento com a sua experiência de compra.

Como informamos aguardamos o relatório técnico da marca que ainda não nos foi enviado, só após a receção do mesmo poderemos proceder em conformidade.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.
Obrigado!
10 de outubro 2023
Acrescento ainda uma nota negativa ao técnico da Orima (seguirá igualmente uma reclamação), que faz uma verificação ao produto, deteta o erro de fabrico e não deixa o relatório da visita técnica ao Cliente, dizendo que o mesmo segue diretamente para a empresa.
Boa tarde Raquel,

Na tentativa de ajudar, contactamos a marca para solicitar o respetivo relatório técnico e apoio na resolução deste problema.

Foi nos informado entretanto que contactaram a cliente, onde indicam que vão dar indicação ao posto técnico para fazer a reparação da placa excecionalmente de forma gratuita, uma vez que o artigo foi danificado na instalação, pois não foram alterados os injetores para Gás Natural.

Obrigado e lamentamos uma vez mais a sua má experiencia
10 de outubro 2023
Desculpe mais uma vez, mas isso que afirma é MENTIRA!
Ninguém danificou a placa na instalação, somente a mesma foi experimentada e se funcionasse nunca necessitaríamos do técnico. O técnico sabe bem isso! Falem com ele!! A placa toda ela se incendiava, ligando apenas um bico. Isto é uma FUGA de GÁS DA PLACA e não da instalação!
A instalação e os bicos são outra história até poderemos partilhar convosco a culpa 50/50, vocês não foram explícitos na publicidade e nós não entendemos.
Agora a FUGA é responsabilidade da ORIMA e não estamos interessados já em placa nenhuma.
Queremos a devolução dos valores pagos!
Vocês pelo que já li na internet, têm a fama de culpar os clientes quando as coisas vêm com defeito ou estragadas pelo mau transporte e tudo fazem para que não haja devoluções.
Mas não é assim que ganham clientes e muito menos a Orima!
Sentimo-nos enganados e ultrajados pela forma como estamos a ser tratados por parte das duas empresas.
Volto a referir: QUEREMOS A DEVOLUÇÃO E ESTAMOS DENTRO DA LEI PARA O FAZER
Bom dia Raquel
Desde o primeiro momento – que lhe solicitamos o relatório técnico – que estamos a cumprir com a nossa obrigação enquanto loja. Em nenhum momento recusamos qualquer ajuda e temos todo o interesse em que os nossos clientes fiquem satisfeitos e tenham uma boa experiência de compra.
Segundo relatório da marca, o artigo foi danificado na instalação (uma vez que não foram substituídos os injetores presentes na embalagem). Uma ação destas poderia ter causado um desastre com prejuízos incalculáveis! É necessário um técnico certificado para instalar produtos a gás.
Reportamos toda a situação à marca, que graças ao nosso report abriram uma exceção e avaliaram novamente o caso na tentativa de resolver o seu problema sem custos associados, uma vez que uma avaria causada por uma instalação indevida está fora dos parâmetros da garantia.
A Raquel em nenhum momento nos fez chegar o relatório técnico, tendo sido a Oportunidade24 a procurar obter o mesmo junto da marca e assim resolver o seu problema.

A Devolução não é possível uma vez que o produto já foi utilizado. Relativamente à lei em vigor, passamos a transcrever o respetivo Decreto-Lei n. 82/2008, de 20 de Maio:
Artigo 14.º - Inspeção e manipulação do bem
2 - O consumidor pode ser responsabilizado pela depreciação do valor do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial.

Estamos para tentar ajudar a que isto termine da forma correta com o mínimo prejuízo para si e com o seu equipamento a funcionar devidamente. O processo está junto da marca, sendo que a decisão final de reparação, troca ou credito será da mesma.

Obrigado e mais uma vez lamentamos toda a situação.
11 de outubro 2023
Como nos podem acusar de sermos nós a estragar? Têm provas?? Como sabem se a instalação foi feita por técnico certificado ou não? Viram-lhe a carteira profissional? Ofereceram o vosso técnico para a instalação? Então porque partem logo para as acusações sem saber??
Eu só não enviei o Relatório porque a empresa Servideco que fez a Assistência, porque eu também não o tenho! O Técnico (da treta) que viu a placa disse que não deixava nenhum papel e desde 2ª feira que lhes peço o Relatório e eles não me enviam.
Ás vezes isto tudo parece-me combinado entre as três empresas, para todas darem a mesma informação e tramarem o cliente! Deixarem-nos sem qualquer prova que EXISTE REALMENTE UMA FUGA DE GÁS NA PLACA para a qual NÓS não somos responsáveis!
E empurram agora para a ORIMA! Vocês nunca têm responsabilidade de nada, só ganham o dinheiro!
Depois disto, negócios com a vossa marca NUNCA MAIS!!
11 de outubro 2023
Assim, venho por este meio exercer o direito da rejeição, previsto no artigo 16º do DL 84/2021 de 18 de Outubro: "Nos casos em que a falta de conformidade se manifeste no prazo de 30 dias após a entrega do bem, o consumidor pode solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato.".
Mais solicito, em conformidade com o exposto, a resolução do contrato, ou seja, o reembolso do valor pago para o meu IBAN PT50 0036 0187 9910 0054 4493 8.
12 de outubro 2023
Bom dia Raquel,

A peritagem foi efetuada pela marca onde detetaram um problema causado por uma instalação mal feita do bem, sendo que a única inconformidade foi causada após a nossa entrega, estando fora dos parâmetros para devolução.

O caso neste momento está na marca, estando encerrado do nosso lado.
Estamos disponíveis para resolver este assunto em qualquer instância.

obrigado
12 de outubro 2023
Por enquanto para mim não estã, uma vez que ainda não vi o Relatório da dita Peritagem.
Agradeço o envio caso tenham em vossa posse.
Ana Paiva Morais
Ana Morais avaliou a marca
8 de dezembro 2023

Não há recomendação possível, quando a marca tenta colocar sempre as culpas no cliente e não cumpre a lei. Foi a minha pior experiência na compra online e definitivamente não recomendo, assim como farei questão de mencionar negativamente esta marca e dos seus colaboradores, que não deveriam estar sequer no mercado. Qualquer empresa que vende ao publico, não pode pensar apenas em vender, mas tem de pensar na assistência pós venda e em deixar o cliente satisfeito e esta marca definitivamente não tem essa intenção quando vende produtos que não funcionam!