Orbest S.A.

Orbest - Voo OBS 889 cancelado dia 16 de agosto 2018

Sara Goncalves apresentou a reclamação
26 de agosto 2018

Exmos. Srs.

Venho reclamar o cancelamento do voo da Orbest previsto para o dia 16 de Agosto de 2018 pelas 14h30, a partir do Aeroporto de Lisboa (Lis) e chegada prevista a Samaná (AZS) pelas 17h30 do mesmo dia.

No dia 16 de Agosto de 2018, dirigi-me ao aeroporto de Lisboa com a devida antecedência para efectuar o check in, com destino a Samaná (voo n. 6O 889). O check in foi realizado, no entanto, o embarque não se efectuou tendo como hora prevista de embarque às 13h30 (como consta no bilhete que segue em anexo). Por volta das 14h30 foi-nos dada a informação de que haveria um atraso e mais tarde dar-nos-iam mais informações. Por volta das 15h30, foram dadas as mesmas informações. Às 17h20, foi-nos "oferecida" uma "refeição" no First Class Cafe, perto da porta de embarque, no valor de €9 que se resumiu a uma baguete mista (cujo valor da mesma era de €8,20!!). Após 5h40 de espera desde a hora prevista de embarque (13h30) até às 19h10, foi dada a informação de que o voo com destino para Samaná seria cancelado e sem certezas de que teríamos voo no dia seguinte.
Após uma organização desastrosa e extremamente desorganizada durante todo este processo, fomos buscar as respectivas malas onde estivemos 3h à espera das mesmas (quando questionados quanto tempo mais teríamos de esperar, a resposta foi sempre de que não sabiam). Por volta das 22h30 as malas apareceram. Durante este tempo, foi-nos dado o nome do hotel onde ficaríamos instalados, e quem ficasse nos hotéis Hotel Tryp Lisboa Aeroporto e Hotel Star Inn Lisbon Aeroporto teria de se deslocar a pé com a respectiva bagagem. Ao chegar ao Hotel Tryp Lisboa já não haviam quartos disponíveis!

No dia 17 de Agosto de 2018, por volta das 9h30 desloquei-me ao aeroporto de forma a obter informações se teríamos voo e o mesmo confirmou-se (Voo OBS 851). Voltei ao Hotel Star Inn Lisbon Aeroporto para buscar a mala e fazer o check out. Ainda no hotel chegou a informação de que o check in seria às 11h30 sendo o voo às 16h00 com destino ao Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) e depois uma viagem de 4h30 de camioneta.
A quando do check in, questionei o representante da Soltour relativamente ao destino do voo (uma vez que comprei voo directo para Samaná) e a perda de 1 dia e meio de férias pagas. Alegou que a responsabilidade era da companhia aérea Orbest e reclamar junto da mesma. À representante da Orbest, questionei se seria dado o almoço e a resposta ser não por ser um novo voo. Soube mais tarde que ofereceram a refeição a alguns passageiros no First Class Café.
A hora de embarque estava prevista para as 15h00 mas só se efectuo mais tarde e devido ao nº elevado de passageiros e poucas camionetas para os transportar até ao avião, o voo saiu com 1h30 de atraso, às 17h30.

Após aterra no Aeroporto Internacional de Punta Cana às 21h30 (hora local) tivemos uma viagem de 4h30 de camioneta sem condições de segurança (cintos de segurança inexistentes), condução agressiva e sem direito a paragens apesar de nos ter sido dito por parte do representante da Soltour, o sr. Joaquim, que iríamos parar numa estação de serviço para comer qualquer coisa. Chegamos ao Hotel Grand Bahia Principe El Portillo às 2h30 da manhã completamente exaustos e desgastados,

Por tudo o que aqui relato espero ser devidamente, nos termos da lei em vigor, ressarcida de todos os danos que me foram causados.

Data de ocorrência: 26 de agosto 2018
26 de agosto 2018
Correcção do título Orbest - Voo OBS 889 cancelado a 16 de Agosto de 2018
27 de agosto 2018
Bom dia, Sara.

Lamentamos a situação. Tendo em conta esta informação, vamos contactar o departamento de qualidade para saber o estado atual da sua reclamação. Iremos informá-la assim que recebermos uma resposta.

Cumprimentos, Grace
28 de agosto 2018
Bom dia.

Confirmamos que recebemos a sua reclamação através da Soltour e, assim sendo, a resolução e todas as comunicações serão realizadas através do operador turístico.

Cumprimentos, Grace.
6 de fevereiro 2019
É de lamentar que a resposta face às várias queixas tenha sido sempre a mesma... não têm qualquer responsabilidade face ao sucedido e apesar da perda de 1dia e meio de perda da férias pagas em regime TI digam que não direito a indemnização. Isto sem falar numa viagem de camioneta com duração de 4h30 em que foi colocada em risco a segurança dos passageiros.
7 de fevereiro 2019
Bom dia, Sara.

Lamentamos a situação, mas deverá indicar a sua discordância respondendo à mensagem que lhe enviaram, para que possam reabrir o caso.

Cumprimentos, Grace.
1 de fevereiro 2021

é de lamentar que após 2 anos e meio e com o processo a decorrer através da AirHelp a situação se encontre por resolver!
Sara Goncalves avaliou a marca
14 de setembro 2021

Situação resolvida no início de Agosto após submeter reclamação na Airhelp. A Orbest sempre alegou que não tinha direito a indemnização apesar das provas expostas a meu favor. Caso não tivesse recorrido à Airhelp não teria recebido a indemnização devida.