49.7
Eletrodomésticos - Marcas
2 Smeg Portugal 84.2
Orima Eletrodomésticos49.7
Mário Miranda de Almeida, S.A.
  • Rua Padre Basílio Morgado, 23/25
    3060-752 Corticeiro de Cima
  • orima@orima.pt

Orima Eletrodomésticos - Vidro de placa vitro gás que explodiu em pleno funcionamento com um mês de utilização

Adelino António Tomé Queirós
Adelino Queirós apresentou a reclamação
15 de janeiro 2024
Venho junto de V. Exas solicitar a correta análise do processo de garantia desencadeado no dia 26/12/2023, ao qual foi atribuído o código P.222174. No dia 02/01/2024 por achar tempo em demasia para uma resposta uma vez que já tinha sido feito o relatório do técnico da empresa responsável pela verificação no local, entrei em contacto via telefone onde fui informado que a quebra do vidro da placa estava liminarmente excluído da garantia como constava do documento que acompanhava o equipamento e como tal defina os termos da garantia. Ora compulsado o referido documento (anexo 1) a quebra do vidro não se encontra referido nas “Exclusões de Garantia” do referido documento, aliás tal não poderia ser, dado que o vidro da placa não é um acessório mas sim uma parte integrante do equipamento sem o qual o mesmo fica inoperacional. O técnico que efetuou a avaliação do equipamento não detetou qualquer indício de mau uso ou de ação que leve à aplicação das exclusões de garantia, tais como “golpe, queda, mau trato, negligência, …) ficou claro que a "explosão" do vidro da placa se ficou a dever a uma tempera defeituosa do mesmo que não o tornou apto para a utilização comum de um equipamento de queima de gás. O equipamento, à data da avaria 24/12/2023 por volta das 20:20, enquanto se preparava a ceia de natal, encontrava-se montado há um mês como se pode verificar na fatura (anexo 2), tinha sido inspecionado no dia 22/12/2023 (anexo3), ora nessa data encontrava-se em prefeito estado de funcionamento e no dia 24/12/2023 por volta das 20:20 ficou, sem qualquer aviso prévio, no estado que se pode visualizar na imagem em anexo quando se encontrava em pleno funcionamento (anexo 4).
Ora pelo exposto não só é elegível a garantia do equipamento como me é devido a substituição do mesmo. Pelo que me é devido o valor de 135,21€ uma vez que já procedi à aquisição de um novo equipamento, da mesma marca e modelo (anexo 5), por ser de todo impossível, para um agregado de quatro pessoas, permanecer privado do uso de um equipamento de utilização básica como é um “fogão”.
Data de ocorrência: 24 de dezembro 2023
21 de fevereiro 2024
Estimado cliente,

Registámos a sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que a prioridade da Orima é, desde sempre, prezada pela qualidade dos produtos e dos serviços prestados perante os nossos clientes, pelo que, consideramos todas as reclamações e opiniões importantes para que possamos melhorar.
Salientamos que existe um período de garantia em que caso haja alguma anomalia, esta seja detetada e reparada sem qualquer encargo para o Cliente. Contudo, abrange avarias funcionais do equipamento (avarias mecânicas e/ou elétricas), existindo também exclusões, como danos acidentais, incorreta instalação, ferrugem, danos estéticos, vidros partidos, entre outros, pela que a sua reclamação não se enquadra nas condições de garantia.
Acrescentamos que a reclamação que nos apresentou ficou devidamente registada, lamentamos todo o transtorno causado.

Atentamente,

Departamento Pós-Venda
Adelino Queirós
6 de março 2024
Caros Senhores
O comportamento da empresa ORIMA não está a ser correto e tenta fugir às responsabilidades. Não se trata de um vidro partido mas sim de uma placa a gás que explodiu, tenho várias testemunhas do ocorrido porque esse facto aconteceu na noite de Natal enquanto se preparava a respetiva ceia. A ORIMA está a comportar-se com desonestidade para com o cliente, nem os sites de compras chineses se portam assim e respondem às garantias com maior rigor e honestidade. Com um comportamento destes não se pode comprar a empresas portuguesas porque não dão resposta aos compromissos que assumem com os clientes, qualquer compra feita através de um site internacional tinha resposta imediata e substituição do produto. É desonesto o que esta empresa está a tentar fazer comigo. UMA VERGONHA