Oro Vivo Joalharia

Oro Vivo Joalharia - Reclamação de mau serviço

Lara Gomes
Lara Gomes apresentou a reclamação
24 de fevereiro 2024
Foi me oferecido a dia 7 de janeiro um anel com zirconias e pedra azul da loja Oro Vivo. O modelo que me foi oferecido não era o que eu queria inicialmente então fui trocar por outro modelo também com pedra azul.
No dia 9/01 por volta das 22:00/22:30h desloquei-me á loja do Braga Parque e parei em frente ao balcão á espera para ser atendida porém a funcionária não veio ter comigo e tive de ser eu a deslocar-me para perto dela para ser atendida.
Pedi para retirar o anel da vitrine para experimentar e o anel não servia,pedi para ver um tamanho maior ao qual a funcionária só me respondeu “não temos,esse é o único tamanho” e não colocou sequer a opção de encomendar esse mesmo modelo mas em tamanho maior,tive de ser eu a perguntar se era possível encomendar. Foi feito o pedido e também não ia ser avisada que o anel ia demorar entre 3/4 semanas a chegar se não tivesse perguntado quanto tempo demorava a ser entregue.
O anel chegou a dia 19/01 e eu fui levantar no dia 21/01 às 22:30h.
Uma semana depois (dia 28/01) reparei que faltava uma pedra numa das pontas do anel.
A 30/01 também pelas 22h/22:30h desloquei-me novamente á loja para reclamar por já estar em falta uma pedra no anel. Fui atendida pela mesma funcionária que me efetuou a troca do anel. Perguntou me se eu utilizava o anel para tudo,com tudo ela especificou situações como trabalho,tomar banho e.t.c… ao qual respondi que sim. O discurso que me foi dado é que eu não posso utilizar o anel para tudo,que o anel é uma peça muito delicado e que o mínimo impacto é o suficiente para a pedra sair. E chegou mesmo a dar um exemplo dela próprio ao mostrar as mãos e dizer que não trabalha com anéis nem nada porque limpa vitrines e abre caixas de mercadoria.
O meu trabalho também é com atendimento ao público e com bijuterias de prata. O trabalho não implica produtos químicos fortes nem algum tipo de tarefa com as mãos que seja agressivo de forma que o anel seja danificado.
Basicamente o que a funcionária quis dizer foi que eu não posso utilizar o anel para nada a não ser estar sentada ou para passear,atividades que não implicam o uso das mãos,porque até na roupa o anel poderia ficar preso e puxar a aranha que segura o brilhante. Quando notou que eu não estava contente com o que me estava a ser dito pediu-me para não levar a mal ao qual respondi que eu também trabalho com bijuterias e pratas e que sei que o brilhante pode sair do anel mas que sendo que as pedras estão todas agarradas por aranhas e não coladas ao anel não se justifica o anel já ter perdido um brilhante no espaço de uma semana sendo que o meu trabalho não é pesado nem agressivo.
Por isso sendo que eu própria trabalho com bijuterias e sei como funciona garantias e como cuidar desse tipo de peças,a forma como o discurso foi dado a mim tanto do ponto de vista de cliente como funcionária também dentro desse ramo profissional foi muito desagradável,porque para além de ter tido esse discurso ela implicou de forma indireta que o anel desta vez iria na garantia para arranjar mas se voltasse a acontecer não iria sobre garantia. Eu não teria esse tipo de discurso perante uma cliente que veio reclamar de um problema numa peça seja de bijuteria ou de prata.
Foi me entregue o papel de arranjo onde o mesmo especificava que o produto estaria disponível a partir de 14/02. Liguei para a loja no dia 13/02 para verificar a que horas poderia passar para levantar o anel ao qual me disseram que o anel não estava em loja e que não ia chegar até pelo menos quarta/quinta-feira daquela semana porque tinha havido um lapso da colega que não alterou a data de levantamento no papel e no qual também falhou em mencionar mais uma vez que o anel poderia demorar entre 3/4 semanas a chegar da reparação.
No dia 22/02 às 17:47h liguei novamente para a loja porque ainda não tinha recebido mais nenhuma informação sobre o anel e dia 30/02 iria fazer 1 mês que o tinha deixado para arranjar,a funcionária que me atendeu o telefone informou que já tinha chegado naquele dia á loja mas ainda não tinha tido tempo para ligar a informar. E procedeu a dizer que desta vez o anel tinha ido sobre a garantia mas que se voltasse a acontecer já não iria porque era considerado mau uso,frisando duas vezes que o fornecedor tinha cobrado o arranjo á loja no valor de 10,50€ (um valor absurdo para colocar apenas uma pedra pequena de zirconia) e que só não me iriam cobrar porque a colega não me tinha informado que o anel foi para arranjar sem estar coberto pela garantia. Mau uso sendo que uso o anel no dia a dia para trabalhar e nada mais e como referi anteriormente o meu trabalho não é pesado.
Eu estava a trabalhar até às 22h e não conseguia ir levantar tão cedo o anel então pedi a uma amiga para o ir levantar por mim ao qual quando vou ter com ela a mesma me diz que não tinha o anel e não estava pronto. Na loja foi lhe entregue o anel para a mão e ela não se apercebeu que o anel não tinha uma pedra (ou seja não foi arranjado de todo) foi a funcionária que se apercebeu e informou que faltava uma pedra e fez um novo pedido de reparação para o anel.
Dirigi-me á loja nesse mesmo dia depois de sair do trabalho com a minha amiga e pedi para que me fosse entregue o anel. A funcionária informou que já tinha sido feito um pedido novo para o arranjo para eu deixar o anel para ele voltar ao fornecedor sobre a garantia. Porém por toda a experiência com a loja e o atendimento eu preferi trazer o anel embora comigo sem o segundo arranjo (porque o primeiro nem foi feito,da mesma maneira que foi enviado voltou igual) porque ninguém me garantia que não iria acontecer novamente de vir sem arranjo e que se voltasse a sair uma pedra que eles se deitavam de fora porque era considerado mau uso. A última funcionária com que lidei foi a mais atenta e simpática com toda a situação e ainda me tentou convencer por duas vezes a deixar o anel para arranjar mas para ter este tipo de atendimento e prestação de serviço prefiro trazer o anel comigo sem arranjo.
A experiência foi em geral muito má,atendimento que é suposto ser bastante personalizado e atento com o tipo de peças que vendem,por serem prata e ouro foi demonstrado totalmente o contrário. Tanto como cliente e como vendedora do mesmo ramo profissional estou muito desiludida com a forma como fui tratada.
Data de ocorrência: 24 de fevereiro 2024