Tecnologia, Acessórios e Gadgets
  • clientes@oyochip.pt

Oyochip - Publicidade enganosa

José Valério apresentou a reclamação
4 de abril 2017

Em 13 de fevereiro encomendei na loja online da Oyochip, uma bateria Samsung, para um telemóvel Samsung S4.. No site apresentam a imagem de uma bateria original Samsung.
Mais em baixo referem "Compatível com samsung S4", pelo que entendi que seria uma bateria da marca samsung, adequada para o telemóvel Samsung S4.

Passado cerca de 10 dias recebi uma bateria da marca "Dot mobile"!!!
Contactei a empresa via telefone, apresentando o meu descontentamento com esta publicidade enganosa, em que vendem gato por lebre. Exigi uma bateria original, igual à apresentada no site da empresa.
Disseram-me que iriam apresentar a questão à admnistração.
Dias mais tarde, após novo contacto. informaram-me que, dado que o cliente estava insatisfeito iriam enviar uma bateria original.
No dia 17 de março recebo um email com a informação que a minha encomenda foi enviada. De imediato, outro email solicitando novo pagamento, que claro, não efetuei.
Até hoje, 4 de abril, continuo à espera da entrega da bateria original, apresentada no site desta empresa.

Data de ocorrência: 4 de abril 2017
Oyochip
5 de abril 2017
Caro cliente,

Tal como indicado no site imagens são ilutrativas, e tem sublinhado COMPATIVEL na descrição da parte de baixo do produto, logo não é original.

Contudo como gostamos de ver o cliente contente facilitamos a troca por um orignal, teria 14 dias a contar da data que recebeu a bateria para entregar a que recebeu e proceder a troca tal como indica a lei DL n.º 7/2004 e n.º 143/2001.

Ate hoje não houve bateria devolvida, neste caso não irá ser enviada nenhuma.

Indicamos também que já passaram os 14 dias de troca por lei, logo agora também já não poderá devolver. Em nenhuma circunstancia seja sua ou culpa da empresa, troca produtos sem receber o que lhe foi entregue. Caso não saiba informe-se por favor através dos meios habituais.

Qualquer duvida ou sugestão estaremos ao seu dispor,

Com os nossos cumprimentos,

Direcção de Clientes - OYOCHIP.PT
Linha Apoio a Clientes - 220941891
Portal: www.oyochip.pt
Email: clientes@oyochip.pt
5 de abril 2017
O título do produto é "Samung Bateria EB-B600BE para Galaxy S4".
E na parte de baixo do produto não tem absolutamente nada. Só no fim da página é que refere "Compativel com: Samsung Galaxy S4", sem sublinhado.
Sublinhado ou não, compatível com samsung s4, não significa que a bateria não é da marca samsung.
Por que razão não colocam as imagens reais?
Publicidade enganosa.

E esqueci-me de referir, que após vários dias sem receber a encomenda, que certamente foram mais que os 10 que referi anteriormente, os contactei, tendo-me respondido que a encomenda me foi enviada logo no dia da compra! Falso!
Dias mais tarde resolveram enviar "nova encomenda".
Enfim, quem quiser que seja vosso convosco. Eu nem de graça quero mais nada vosso.
Mas irei reportar esta situação às entidades competentes.
Oyochip
6 de abril 2017
Caro senhor,

Deve ler atentamente os termos e condições que certamente esqueceu-se de ler. Sao 10 dias para entrega fora 2 de tratamento, e após ser colocada se a entidade que a entrega demorar mais que o previsto já não é da responsabilidade de quem envia. Isto em qualquer empresa.

Contudo não iremos alimentar mais esta situação até porque já está resolvida a muito tempo que é simples:

--- Foi indicado que trocamos? SIM
--- Enviou para troca dentro dos 14 dias tal como foi indicado? NAO

Resultado: Passaram os 14 dias após o senhor ter recebido a encomenda em sua casa, o senhor continuou a ficar com ela na sua posses, o prazo expirou e agora nao tem possibilidades de devolver, porque o senhor não cumpriu o prazo por lei.

É tão simples quanto isso, agora reclamar de uma situação que foi o próprio senhor que não devolveu, isso é da sua inteira responsabilidade.

Consideramos este assunto encerrado da nossa parte,

Com os nossos cumprimentos,

Direcção de Clientes - OYOCHIP.PT
Linha Apoio a Clientes - 220941891
Portal: www.oyochip.pt
Email: clientes@oyochip.pt
6 de abril 2017
Gostaria ainda de acrescentar, para finalizar, que não enviei a bateria recebida, pois foi acordado telefonicamente que só o faria quando recebesse a bateria encomendada (original).
Recebi o aviso de novo envio e a encomenda nunca chegou. Contactei-os, tendo-me informado que não enviaram porque não procedi à devolução da bateria marca Dot.

Agradeço que deixem de solicitar a alteração desta queixa para "Resolvida", dado que pode estar AQUI encerrada, mas não foi resolvida.

Procurarei obter informações junto das autoridades competentes sobre a legalidade do vosso modo de atuação.
Vendem uma bateria de marca branca, utilizando imagens de uma bateria Samsung, induzindo os clientes em erro.
Repito o que referi anteriormente: Por baixo do produto não existia nenhuma indicação, muito menos sublinhada.
Só no fundo da página aparece a palavra "compatível com samsung s4". Compatível não significa que não seja da marca Samsung. Esta marca pode ter vários modelos de baterias para o mesmo telemóvel.