Higher Functions - Sistemas Informáticos Inteligentes, LDA

Pcmedic - Cobrança de serviços indevida

Vitoriano Anacleto Marques
Vitoriano Marques apresentou a reclamação
14 de outubro 2015

No dia 30 de Setembro, entreguei na pcmedic-Alfragide- o meu Computador portátil, dentro de mala própria, para de acordo com a campanha gratuita da MEO, ser feita a manutenção completa do computador, ou seja:
- Optimização da perfomamce e
- Limpesa interna de componentes
O terceiro serviço de Apoio no upgrade para windows 10 não foi pedido por não ser possível fazer, uma vez que tenho o windows vista.
O equipamento ficou entregue para logo que o serviço fosse efectuado me contatarem para o ir buscar.
Disse ao recepcionista que me atendeu que o computador estava a funcionar normalmente e que as únicas duas coisas que notava eram; Alguma lentidão e anuncios de publicidade, ao que o mesmo me respondeu que relativamente aos anuncios iriam resolver grande parte desse problema.
No dia 2 de Outubro recebi uma msg a dizer para entrar em contacto com a pcmedic porque já dispunham do orçamento para reparaçaõ do computador.
Fiquei surpreendido uma vez que não tinha mandado fazer qualquer reparaçaõ. Como estava fora de Lisboa, tentei entrar em contacto com a pcmedic mas naõ consegui. Só atraves do 16202 é que me foi dito que seriam eles a contatar a Loja para, por sua vez, me contactarem.
Na terça feira, dia 6-10-2015, quando cheguei a Lisboa fui diretamente à Loja, no Centro comercia lAlegro e, aí, foi-me dito que uma vez que o Computador tinha virus, implicava mais mão de obra e que o orçamento era de 108,00 Euros. Questionei se a retirada do virus não estava no ambito da Campanha gratuita do MEO. Foi-me respondido que não.Perguntei tambem se o Computador tinha de levar alguma peça. Disseram que não.Era só mão de obra. Portanto, só tinha duas hipóteses; ou levantava o Computador que por sinal já estava numa mala que não era a minha, ou aceitava o orçamento. Decidi aceitar o orçamento.
Não satisfeito com a resposta do recepcionista, decidi, no dia seguinte, 7 de Outubro, telefonar para o 16202 e à pessoa que me atendeu perguntei se os serviços que ofereciam na referida campanha incluia a retirada de virus, ao que me foi respondido que sim. Questionei porque então me estavam a cobrar 108,00 Euros por esse serviço. Foi-me dito que ainda não tinham acesso ao relatório dos serviços efectuados mas que deveria haver alguma falha de comunicação e que iriam entrar em contacto com a Loja para saber o que se passou e me informarem.
De seguida recebo a msg. da pemedic a dizer que o equipamento estava pronto a ser levantado. Fui de imediato à Loja, cerca das 19h, onde estive perto de 1 hora para ser atendido. Estavam a ser atendidas outras reclamações.
Disse então ao recepcionista de que a informação obtida do 16202 era de que a retirada do virus estava incluida nos serviços da Campanha. Respondeu-me que não e que para levantar o Computador tinha de pagar os 108,00 Euros ou então voltava no dia seguinte para saber o que o responsável da Loja decidia sobre a minha reclamação. Uma vez que necessitava mesmo do Computador decidi pagar e levantar o equipamento.
CONCLUSÃO: Considero-me enganado pelas seguintes razãoes:
1 - Verifico nos serviços discriminados na factura que a verificação e remoção de virus, custou
40,50 Euros. Quanto muito seria este o valor a pagar.
2- O técnico que atende o 16202, diz que inclui a retirada de virus, a loja diz que não
3 - Agora que utilizei o Coputador não lhe noto diferença alguma, Se estava algo lento, assim continua. Se tinha anuncios de publicidade os mesmos também continuam.
4 - Os serviços de qualidade da pcmedic também ficaram de me dar uma resposta `a minha reclamação mas até hoje- dia 14 de Outubro. nada me disseram.
Os serviços da MEO e da pcmedic alguma coisa têm de fazer para que estas situações não aconteçam

Data de ocorrência: 14 de outubro 2015
Pcmedic
7 de dezembro 2015
A reclamação exposta pelo nosso cliente foi tratada directamente com o mesmo, tendo clarificado os seguintes pontos:

- O serviço de remoção automática de vírus está incluído no âmbito da parceria para todos os nossos clientes MEO. Temos também disponível a remoção manual de vírus, necessária quando não se obtém resultados positivos com a remoção automática e tendo este serviço um custo de 45€, ou de 40,50€ aplicando o desconto de 10% por ser cliente MEO.
- Relativamente ao restante custo, é aplicado para o serviço proposto e aprovado onde foi aberto o equipamento e renovada a massa térmica.

Salientamos que os nossos diagnósticos e orçamentos são gratuitos, dando a oportunidade aos nossos clientes de os recusar sem encargos.
Vitoriano Marques
9 de dezembro 2015
Efetivamente um representante da Empresa PCmedic falou comigo telefónicamente a dar-me a mesma resposta que deu agora por escrito.Só que não me convenceu e, por isso, não fiquei satisfeito com as explicações dadas.