Higher Functions - Sistemas Informáticos Inteligentes, LDA

Pcmedic - Péssimo serviço de reparação de computadores

Sergio Esteves
Sergio Esteves apresentou a reclamação
23 de dezembro 2015

Venho por este meio manifestar o meu descontentamento com o serviço prestado pela empresa PcClinic. Em Agosto de 2013 deixei o meu computador portátil a reparar na loja PcClinic do C. C. Alegro Alfragide. Foi-me entregue um novo portátil (equivalente ao que lá tinha deixado para reparação) em Fevereiro de 2014. Uma situação que demorou cerca de 6 meses a resolver-se e que apresento em mais detalhe de seguida.

No dia 31 de Agosto de 2013 deixei o meu computador portátil para reparar na loja PcMedic do C. C. Alegro Alfragide (Suporte Técnico nr: 984713). Passados uns dias é-me comunicado que o problema do equipamento se encontra na placa gráfica. Deram-me um orçamento, que aceitei de imediato, e uma estimativa de duração da reparação que não ultrapassava as duas semanas.
Visto que o tempo previsto de reparação tinha sido ultrapassado, no dia 26 de Outubro questiono a loja, via e-mail, sobre quanto mais tempo demoraria. Respondem-me que teria havido uma ruptura de stock e que o equipamento encontrava-se a aguardar peças, sendo que o novo prazo estimado era para a primeira quinzena de Outubro.
Sem receber qualquer informção da loja, no dia 23 de Outubro volto a contactar a loja para saber o que se passava. Respondem-me que o problema no fornecimento de peças tinha sido ultrapassado e que o equipamento já estava em testes finais, sendo que contavam receber o equipamento do laboratório PcMedic na loja ainda naquela semana.
Na semana seguinte, dia 31 de Outubro, envio email para a loja para saber o ponto de situação, mas não obtenho qualquer resposta. Volto a tentar dia 4 de Novembro, pelo que me dizem que o equipamento já se encontra reparado e em testes de estabilidade, e que me iriam informar da data de entrega assim que tivessem mais informação do laboratório.
Sem receber qualquer contacto da loja, dia 19 de Novembro envio e-mail para a loja a manifestar o meu descontentamento e que não me parecia aceitável que o meu portátil estivesse em testes finais desde 23 de Outubro e há 3 meses para me substituirem a placa gráfica. Não obtenho qualquer resposta por parte da loja até final de Novembro, altura em que decido contactá-los presencialmente para pedir esclarecimentos.
No final de Novembro, é-me dito então na loja que o meu portátil tinha aparentemente sido perdido pela transportadora, e que eles iriam proceder à activação do seguro de forma a me darem um portátil novo equivalente ou o valor do mesmo.
Sem receber qualquer notificação, volto a contactar a loja via e-mail no dia 10 de Dezembro para saber como estava o processo com o seguro. Respondem-me que o portátil iria estar na loja até à próxima sexta-feira dessa semana - informação que tinha sido avançada pela transportadora. Dia 16 de Dezembro contacto a loja para saber se o tinham recebido, mas não obtenho resposta. Dia 18 volto a questioná-los, pelo que me diziam que estavam a investigar o porquê do equipamento não ter sido ainda entregue. Dia 20 de Dezembro volto a contactar a loja, através do cidadão Nuno Pires, pelo que me é dito que o equipamento não foi possível localizar pela transportadora e que estariam a ultimar os preparativos para me fornecerem um equipamento equivalente/similar. Dias 22 e 26 de Dezembro não obtenho resposta aos e-mails a pedir pontos de situação.
Dia 27 de Dezembro desloco-me à loja para pedir esclarecimentos relativos à minha situação, pelo que me dizem que o caso já tinha sido entregue ao departamento de qualidade e que agora eu deveria falar directamente com eles e não com a loja. Contacto o departamento de qualidade, nesse mesmo dia, e dizem-me que estão a elaborar uma lista com equipamentos equivalentes ao meu para que eu possa depois escolher um. Nesse mesmo dia faço eu próprio uma recolha de um vasto leque de equipamentos disponíveis do mercado e envio-lhes de forma a tentar facilitar o trabalho deles e acelerar o processo.
Visto não obter qualquer resposta da parte deles, dia 8 de Janeiro de 2014 volto a enviar e-mail. Respondem-me com uma lista contendo dois equipamentos que segundo eles eram equivalentes ao meu. De imediato respondo à cidadã Deolina Fonseca do departamento de Qualidade, seleccionando um dos equipamentos para que me pudesse ser fornecido em substituição do meu portátil perdido. Disseram-me que a entrega demoraria 2 a 3 dias.
Sem receber mais informações, volto a telefonar para o departamento de qualidade no dia 17 de Janeiro, pelo que me dizem que a encomenda já foi realizada e estariam apenas a aguardar a entrega do equipamento, estando neste caso dependentes do fornecedor.
Passado uns dias sou informado que o modelo que tinha seleccionado não estava mais disponíveis em stock. E no dia 20 de Janeiro selecciono outro dos equipamentos que é-me apresentado de uma lista. É-me informado pela cidadã Deolinda Fonseca que o prazo máximo de entrega era uma semana.
Após várias trocas de e-mails relativos à demora da entrega, o portátil é-me finalmente entregue no dia 3 de Fevereiro de 2014 - passados cerca de 6 meses.

Este é um excelente exemplo do que é uma péssima prestação de serviço. Mais grave ainda, quando começaram a ocorrer os problemas, a empresa tentou várias vezes ignorar-me e *nunca* iniciou um contacto comigo (apenas respondia aos meus contactos).

Data de ocorrência: 23 de dezembro 2015
Pcmedic
28 de dezembro 2015
Agradecemos a sua exposição que usaremos para continuamente melhorarmos os nossos serviços.