14.3

Vasco António Sá Nogueira
Vasco Nogueira apresentou a reclamação
2 de setembro 2022
Ex mos Senhores,
No dia 19/08/2022 a minha mulher dirigiu-se ao concessionário LPM em Santarém onde foi adquirido o meu Peugeot 308 com a matricula 58-RL-56 e onde tenho efetuado sempre as revisões ao carro desde a data da aquisição.
O motivo da deslocação deveu-se ao aparecimento de vários avisos de alerta no display do veiculo. Primeiro UREA, depois SERVICE e depois o símbolo do motor.
Foi-lhe dito que poderia efetuar deslocações até 1100 km sem qualquer problema. Foi-lhe explicado que há sucessivos alertas que vão aparecendo na viatura até à imobilização (tal como descrito no Manual do mesmo).
Ficou marcada a verificação da viatura para o dia 24/08/22.
No dia 20/08 de manhã, ao arrancar com a viatura os vários avisos de alerta tinham desaparecido e o mesmo sucedeu nos dias seguintes : 21 e 22/08
No dia 23/08/22 apareceu um único indicador de alerta, o do motor, tendo ido logo de seguida à LPM reportar a situação.
Ontem dia 24/08/22 a LPM comunica-me que há um problema no depósito do adblue e que o mesmo tem que ser substituído.
Informam que sobre o encargo com a aquisição do depósito seria feito um desconto de 42%!!!
Surpreendido por este comportamento pergunto “se a Peugeot assume um desconto de 42% é porque considera que a avaria é da sua responsabilidade (defeito de fabrico) e não um problema de manutenção?”.
Sendo assumido pela Peugeot que se trata de um problema da sua responsabilidade, a Peugeot deve suportar a totalidade do custo de substituição e não imputá-lo ao cliente que não é responsável pelo defeito do equipamento.
Acresce o facto de serem do meu conhecimento várias situações semelhantes em que a Peugeot assumiu os encargos totais da substituição do equipamento em causa.
Tenho sido fiel à marca Peugeot desde há muitos anos e estou surpreso e desapontado por este comportamento. Espero que a empresa assuma as suas responsabilidades perante os seus clientes numa falha de conceção ou de fabrico, suportando o custo total da substituição do equipamento. Só desta forma é que a minha relação de confiança com a marca Peugeot não ficará definitivamente comprometida.
Na certeza da vossa melhor atenção para este assunto aguardo vossa decisão.
Os meus cumprimentos.
Santarém, 25 de Agosto de 2022
Vasco Sá Nogueira
30 AGO
Data de ocorrência: 30 de agosto 2022
Peugeot
5 de setembro 2022
Caro Cliente,

No seguimento do assunto exposto por V. Exa, e atendendo que o processo está resolvido e fechado no serviço de apoio ao Cliente da marca Peugeot/Citroen/Opel/DS, solicitamos, que quando possível, encerre o expediente aberto no portal da queixa.

Serviço de atenção ao cliente Peugeot/Citroen/Opel/DS
Peugeot
12 de setembro 2022
Caro Cliente,

No seguimento do assunto exposto por V. Exa, e atendendo que o processo está resolvido e fechado no serviço de apoio ao Cliente da marca Peugeot, solicitamos, que quando possível, encerre o expediente aberto no portal da queixa.

Serviço de atenção ao cliente Peugeot