Pingo Doce Marca Recomendada Marca do Mês

Pingo Doce - Anulação de pontos, vale de combustível

Ana Paula Vieira
Ana Vieira apresentou a reclamação
10 de dezembro 2019
A 09/02/2019 foi atribuído à minha filha um cartão Poupa Mais Universitário do Pingo Doce, o qual tem sido sempre utilizado nas compras efetuadas. Enquanto cliente registada, sempre recebeu , quer SMS, quer e-mail do Pingo Doce a publicitar campanhas de descontos sobre produtos, a oferecer o champanhe na compra do bolo de aniversário, a oferecer vales de combustíveis numa compra superior a determinados montantes pela compra de produtos no Pingo Doce, etc...
A minha filha estava a acumular pontos no Cartão Poupa Mais para poder trocar os mesmos por produtos publicitados no catálogo da BP, tinha um vale de 10 euros para abastecer na BP até ao dia 29 de novembro e tinha também acumulado 8 euros no seu Poupa Mais para abastecimentos futuros.
Impedida por motivos profissionais, pediu ao pai para ir abastecer o carro dela à BP e abater o vale de 10 euros, isto no dia 25 de novembro. O depósito foi cheio na BP e, no ato de pagamento, qual não foi o espanto do meu marido quando lhe disseram que o cartão tinha sido anulado pelo que o vale não podia ser utilizado, apesar de estar dentro da validade.
Restou-lhe pagar o abastecimento sem poder usufruir quer do desconto dos 10 euros, quer dos 8 euros já acumulados em cartão.
O funcionário do posto de combustível sugeriu ligar para a linha de apoio ao cliente para indagar a razão.
Esta situação foi-me reportada na hora de almoço pelo que, pouco depois, liguei para a linha de apoio ao cliente e foi-me transmitido que esta chamada era direcionada para a BP pelo que não me podiam ajudar muito; confirmavam que, de facto, o cartão tinha sido cancelado. Teria de ligar para um contacto do Pingo Doce, cujo número me foi facultado, para que ficasse devidamente esclarecida.
E assim o fiz. Transmiti o número de cartão Poupa Mais em causa e uma colaboradora do Pingo Doce foi averiguar a natureza do cancelamento. Pouco depois, fiquei a saber do seguinte:
* a minha filha, sendo estudante universitária, deveria ter lido o contrato, o qual dizia que o cartão apenas tinha uma validade de 3 anos pelo que o mesmo já tinha chegado ao seu términus.
* o dinheiro, o vale e os pontos tinham sido totalmente apagados do cartão por esse mesmo motivo.
* caso o entendesse, teria de se deslocar até uma loja do Pingo doce para fazer um novo cartão cliente.
É natural que não tenha ficado de modo algum satisfeita com tal procedimento e apresentei os seguintes argumentos:
1) na verdade, os cursos universitários não têm todos a duração de 3 anos, o que é o seu caso pessoal e não tem o titular do cartão de saber de cor a data-limite de vigência do cartão;
2) recebe-se tantos sms e tantos e-mails do Pingo Doce (eu inclusive, uma vez que também sou cliente registada), os quais vão promovendo tantas campanhas para aliciar o consumidor a fazer mais consumo ainda. No entanto, se algum colaborador do Pingo Doce verificou que o cartão já tinha expirado, não foi capaz de notificar a minha filha com um simples e-mail a preveni-la de que , a partir da data x, o seu cartão deixaria de funcionar. Desta forma, poderia ter ela decidido como e quando proceder à troca do pontos, vales e dinheiro do combustível sem ter sido lesada em todos estes aspetos.
3) Se o cartão tinha apenas uma validade de 3 anos, teria de ter expirado a 09-02-2019, o que não aconteceu; cancelaram-no a 25/11/2019. Então qual foi o critério que presidiu ao cancelamento do cartão sem aviso prévio junto do cliente?
4) Sublinho que as minhas chamadas foram gravadas pelo que poderão ser ouvidas a confirmar a veracidade dos factos.
Face ao exposto, qualquer cliente nunca poderia ficar satisfeito com o desempenho da empresa do Pingo Doce, que apenas tratou de cancelar o cartão sem pouco se preocupar se iria ou não lesar o cliente em questão....
Data de ocorrência: 10 de dezembro 2019
10 de dezembro 2019
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Ana Paula Vieira,

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce