Pingo Doce Marca Recomendada Marca do Mês

Pingo Doce - Mau atendimento

Joana Bettencourt Rodrigues Saalfeld
Joana Saalfeld apresentou a reclamação
21 de junho 2019

Hoje, 20/06/2019, pelas 20h00 quando me encontrava a fazer compras no Pingo Doce de Resende dirigi-me à secção de congelados com o objetivo de escolher uma sobremesa (Petit Gâtaeu de chocolate Belga), qual não é o meu espanto quando verifico que as embalagens se encontravam abertas. Tive que andar à procura de uma que não tivesse em maus estado, visto tratar-se de consumíveis que estavam exposto o que julgo não ser higiénico e por questões de saúde também não considero seguro estar a levar uma embalagem que se encontre aberta.
Após isso dirigi-me à secção da peixaria para informar a funcionária que os respectivos artigos se encontravam abertos. A funcionária em vez de se preocupar com o que estava a comunicar-lhe disse que tinham conhecimento de que por vezes acontece, mas que são os clientes pouco cívicos que o fazem. Ao que eu respondi, que isso seria uma situação que a mim não me diz respeito, mas que deveriam retirar os produtos ou então proteger as embalagens de modo a que os artigos não se encontrassem nem expostos ao gelo, o que acabaria por os estragar, e que por razões de higiene deveriam estar fechadas. Ela continuou a não mostrar interesse em resolver a situação e eu então disse que iria apresentar uma reclamação da ocorrência.
Fui para a caixa, estive na fila à espera e quando terminei o meu pagamento expliquei ao funcionário da caixa a ocorrência e solicitei que chama-se a gerência porque queria apresentar uma reclamação do sucedido.
Quando o responsável, (*), finalmente chegou disse-lhe que pretendia apresentar uma reclamação e que após expor a mesma no livro de reclamações falaria com ele. Ele não se mostrou muito satisfeito mas foi buscar o livro, contudo quando chegou junto de mim não trazia nenhuma caneta. Perguntei-lhe como pretendia que eu apresentasse a reclamação - ele disse que era problema meu que ele não tinha de me entregar nenhuma caneta (logo aqui mostrou-se rude), teve que ser um amigo meu a ir buscar uma caneta à tabacaria. Ele disse que não fazia parte das obrigações deles etc. E dirigiu-se a outro cliente ao que eu lhe perguntei se ele não acompanhava o processo, ele disse que não que eu é que tinha que tinha de o fazer e os dados do estabelecimento se encontram na primeira página, abriu essa página e virou-me as costas. (mais uma vez foi mal educado)
Enquanto estive a redigir a reclamação ao invés de ficar junto do cliente foi outro individuo, pelo que quando terminei de apresentar a reclamação tive que ficar a aguardar novamente por ele - ele até respondeu assim: agora espera, não vê que estou a atender uma pessoa.
Quando finalmente chegou junto a mim eu disse-lhe que de facto a atitude dele não estava a ser a melhor, que ele na qualidade de gerente tem não só o dever como a obrigação de dar o exemplo aos funcionários, pelo que é compreensível que os funcionários não sejam educados. Assim que terminei a minha frase ele elevou o tom de voz e disse que eu é que não tinha mostrado interesse em resolver a situação e que ele procedera conforme eu lhe tinha pedido. Eu (a falar no mesmo tom que ele auto) disse-lhe que não, que o que eu lhe dito era que pretendia expor a situação no livro e que depois falaria com ele. Dai para a frente gerou-se uma discussão, em que o gerente falou sempre de forma agressiva e com um tom de voz bem alto - eu respondi sempre da mesma forma. Todos os clientes neste altura estavam a olhar para nós até que eu lhe disse que iria expor a situação por outra via.

Não se admite que um gerente de loja tenha este tipo de atitude para com um cliente. Deveria ter lidado com a situação de forma clama e mostrado interesse em resolver a situação, o que em momento algum o vez. Como é que é possível deixarem que um Ser Humano com este tipo de postura seja gerente? Um cliente quando pretende reclamar para com uma situação é porque não está satisfeito, mesmo que o cliente só se mostre interessado em falar depois de apresentar a mesma faz parte da boa ética profissional o gerente mostrar interesse, até porque é só assim que o cliente percebe que estão interessados em resolver a situação. Senti-me ameaçada por esse individuo que gritou comigo e usou de uma linguagem/postura agressiva e exposta perante os restantes clientes da loja. Ainda por cima no final tem o desplante de ligar para a GNR a apresentar queixa de mim.
Sou cliente deste pingo doce à cerca de três anos - nunca mais lá voltarei para fazer compras.

Data de ocorrência: 21 de junho 2019
21 de junho 2019
Estimado(a) Cliente Sr.(a)Joana Bettencourt Rodrigues Saalfeld,

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Rita Rosário
Serviço de Apoio ao Cliente Pingo Doce