Editorial Planeta DeAgostini, S.A

Planeta DeAgostini - Erros diversos na coleção delorean de "regresso ao futuro"

João Rito apresentou a reclamação
4 de dezembro 2023
Exmos Senhores,

Venho por este meio apresentar a minha reclamação em relação à marca Planeta DeAgostini.

Estou a criar a coleção do carro DeLorean da saga "Regresso ao Futuro". É a minha primeira coleção deste tipo, e tinha esperança de que se tornasse uma experiência bonita e que pudesse exibir os frutos da minha "parceria" com a planeta DeAgostini junto dos meus amigos e familiares. No entanto, não posso deixar de realçar a falta de qualidade no apoio ao cliente e do produto em si (tendo em conta o seu preço global, acima de 1000€).

A minha reclamação surge como um caldo entornado. Um acumular de situações que experienciei até hoje, quando decidi finalmente demonstrar o meu desagrado.

O primeiro episódio - Fascículo Nº61 - Estrutura da Bagageira

Contactei a Planeta DeAgostini, tendo informado de que faltava a peça 61-D, uma pequena mola. Requisitei o envio de tal peça. Poderia até vir junto de um dos fascículos calendarizados para chegar ao meu ponto de venda. Responderam-me que tal não era possível pois os fascículos chegam integralmente através do fornecedor e que o mesmo não faz envios de peças soltas. Teria de me dirigir ao ponto de venda com o fascículo em questão para o mesmo o enviar à Planeta DeAgostini, e a empresa tomar as suas diligências.

Ora, para averiguar se o conteúdo do fascículo está correto, uma pessoa não pode evitar abrir a embalagem. Na terceira página de cada fascículo, estão discriminadas as peças que compõem o mesmo, tal como a quantidade das mesmas. As peças em si estão acomodadas em invólucros plásticos. Peças de grandes dimensões podem ser conferidas sem violar os invólucros. Porém, parafusos e peças pequenas (como a mola em questão) são difíceis de contabilizar sem se abrir os invólucros e separar as peças de forma a contá-las.

Como pode a Planeta DeAgostini assegurar que eu estou a reclamar da falta de uma peça com base na verdade, quando sou obrigado a abrir os fascículos para conferir as mesmas, pondo em causa a veracidade do que digo? isto é, como sabem eles que eu não roubei uma peça e agora estou a reclamar da falta da mesma, se sou obrigado a abrir a embalagem para ver se ela está presente? Entrego o fascículo aberto ao ponto de venda, afirmando faltar algo? Algo está muito mal pensado nesta situação e a minha opinião é que a Planeta DeAgostini não quer saber se falta algo à coleção, mas sim que a mesma seja paga pelos clientes que não se importam por uma coisinha aqui e outra ali não estar perfeita. As coleções são demasiado caras e detalhadas para se ter essa mentalidade.

O segundo episódio - Fascículo Nº 65 - Interior do Capô

Abri a embalagem e conferi o conteúdo. Bateu certo com o discriminado na Página 3.

São indicados 8 parafusos BP
Nas instruções somente referem a montagem de 6 parafusos BP.
Um erro ligeiro que não afeta a montagem uma vez que existe excesso deste tipo de parafuso. Também reconheço o cuidado da Planeta DeAgostini, pois sempre enviam pelo menos 1 parafuso de reserva. No entanto, não deixa de ser um erro.

São indicados 3 parafusos GP
Nas instruções referem a montagem de 5 parafusos GP
Erro gravíssimo. Não vêm os materiais necessários para a correta montagem do fascículo!

Terceiro Episóidio - Fascículo Nº 70 - Dobradiças da Porta do Condutor

Dentro do fascículo chegou uma "peça" que não está mencionada na discriminação do conteúdo da embalagem, nem nas instruções de montagem. Trata-se de uma peça de plástico retangular preta, com 4 compartimentos. Não faço ideia do que isto é, nem para o que serve.

Além disso, é suposto o Braço Hidráulico segurar a porta no ar, como é segurado o capô? Se sim, então não está a funcionar.

São erros atrás de erros para um serviço que custava 10,99€ / fascículo, tendo aumentado para 11,99€. Sim, porque no início do ano, fui informado de que a coleção iria sofrer uma inflação de 1€ por fascículo "de forma a podermos continuar a fornecer os fascículos com qualidade", passo a citar. Ora, isto chama-se qualidade? Não serem capazes de enviar uma minúscula mola para o trinco do capô? Estar discriminado um certo número de parafusos, e serem necessários mais para proceder à montagem? Chegarem peças alheias à coleção? Nem falei ainda na qualidade RASCA dos parafusos, que facilmente se moem, tal como a chave Philips que forneceram, que é tão grande que nem aperta eficazmente os parafusos mais pequenos, tendo sido obrigado a adquirir um conjunto de chaves de precisão.

Vou terminar informando que o Nº 74 não me foi entregue pelo ponto de venda, algo que amanhã questionarei se não o têm com eles para me entregar. Caso a resposta seja negativa, é mais uma falha da Planeta DeAgostini.

Data de ocorrência: 4 de dezembro 2023
Planeta DeAgostini
5 de dezembro 2023
Exmo. Senhor ,

Agradecemos a mensagem enviada e prestamos alguns esclarecimentos.
As entregas das coleções de modelismo Planeta DeAgostini e Altaya são previamente preparadas com o número de peças necessárias (no caso de parafusos costumam existir em excesso) não existindo excedente de peças que possam ser utilizadas para envios avulso.

É possível realizar a substituição de uma entrega que se encontre danificada ou incompleta por uma nova devendo para tal deixá-la para troca no seu ponto de venda (fascículo + peças que o acompanhavam) indicando o motivo.
A abertura do fascículo e do invólucro para verificação de peças não compromete a troca de uma entrega, bastando para tal que coloque todos os elementos (peças e fascículo respetivo) num saco transparente devidamente fechado e que o entregue no seu ponto de venda para que seja encaminhado para substituição por uma nova entrega.

Deste modo, pode proceder ao pedido de troca das entregas que verificar necessário. Caso tenha realizado alguma montagem deve adicionar ao fascículo as peças que for possível retirar do modelo (sem comprometer a integridade da restante montagem) para que seja realizada a substituição das entregas que necessita.

No que se refere dificuldades de montagem a primeira recomendação técnica é a de voltar atrás e refazer a montagem certificando-se que todos os passos indicados nas instruções são seguidos à regra. Na maioria dos casos é possível resolver a dificuldade dessa forma, mediante a validação dos passos, peças a aplicar e os ângulos em que devem ser fixadas bem como os parafusos a utilizar. Todavia, e dado que o braço hidráulico e a porta direita são montados com as peças das entregas 70 e seguintes, será recomendável aguardar pela entrega 74 a fim de concluir todos os passos de montagem. Nesse momento estará em condições de verificar se tudo funciona corretamente ou se será necessário rever a montagem realizada.
Informamos também que ocorreu um atraso na chegada da entrega 74 da coleção originando uma troca na ordem de distribuição dos exemplares. A sua chegada a Portugal está prevista para o próximo mês de Janeiro com distribuição nacional imediatamente a seguir.

Em caso de dificuldades adicionais de montagem ou outros temas relacionados com a coleção solicitamos que contacte o Serviço de Apoio ao Cliente por telefone ou através do formulário do site.

Lamentamos os transtornos causados e agradecemos a sua compreensão.

Serviço de Apoio ao Cliente
Descubra um mundo de interesses
www.planetadeagostini.pt
5 de dezembro 2023

Em relação ao fascículo 61 (onde me falta a mola 61-D), somente poderei retirar o trinco 61-C, a caixa do trinco 61-B e 2 parafusos NM que fixam a caixa do trinco. Estão então a afirmar que, uma vez que somente consigo retirar tais peças da montagem de forma a não comprometer a integridade da mesma, bastar-me-ia colocar essas peças e o fascículo num saco transparente devidamente fechado, entregando-o no meu ponto de venda, para que possa receber um fascículo inteiramente novo, é isso?

E a questão do fascículo 65? O súmario das peças e suas quantidades bate certo, porém as instruções de montagem não coincidem com o número de parafusos a utilizar.

E a peça alheia que acompanhou o fascículo 70?

Aguardo resposta,

Planeta DeAgostini
11 de janeiro 2024
Exmo. Senhor ,

Agradecemos o contacto e confirmamos que para efeitos de troca basta que adicione parte das peças + fascículo respetivo, colocando num saco transparente tal como informado anteriormente. O seu ponto de venda que se encarregar-se-á de a enviar para troca por nova entrega devidamente identificada e acompanhada por um formulário de troca. Em caso de dúvida o ponto de venda deverá contactar o Serviço de Reserva Garantida para ser acompanhado no processo.

No que se refere à peça a mais que se encontrava na entrega Nº 70 a peça retangular que temos identificada como part da mesma denomina-se “painel de dobradiças” com 4 furos. Se tem outra peça igual pode reservá-la em caso de necessidade futura. Nem sempre são utilizadas todas as peças nas instruções de montagem de um fascículo, podendo ser necessárias para passos futuros em que se indica quais as peças a recuperar de entregas anterires.

Relativamente aos parafusos entregues na entrega Nº 65 e respetiva montagem verificamos que existe uma diferença de dois parafusos a mais no tipo “BP” e para menos no tipo “GP”. Iremos solicitar esclarecimentos e voltaremos ao contacto lo que possível.

Serviço de Apoio ao Cliente
Descubra um mundo de interesses
www.planetadeagostini.pt
João Rito avaliou a marca
11 de janeiro 2024

No geral, podemos criar uma boa parceria com a marca. As coleções são interessantes e completas. Existem demasiados erros para o valor das coleções.