17.3
    Chamada para rede móvel nacional
  • Estrada da Taboeira,

Point repair - Recuperação de dados

José Pedro Garcia
José Garcia apresentou a reclamação
5 de abril 2020
No verão de 2019 recorri aos serviços da empresa PLANETA DIGITAL, UNIPESSOAL, LDA, morada Rua do Jardim nº 609 7º Direito 4405-829 Vilar do Paraíso Portugal, com o NIF 514033010 e designação comercial Point Repair, através da loja do centro comercial Glicínias em Aveiro, no sentido de solicitar a recuperação de dados de um disco externo avariado. Após avaliação preliminar foi-me comunicado que não seria possível proceder à resolução do problema em loja e que, dada a complexidades da situação, o disco teria que ser "enviado para laboratório para análise" (sic.) e que o custo dessa avaliação seria de 49€. Foi garantido pelo funcionário da Point Repair a recuperação integral de pelo menos 80% dos dados e que, no caso de não se verificar a recuperação da totalidade, o valor a pagar seria adaptado em proporção, pelo que acedi ao envio . Após averiguação pelos peritos, foi feito um orçamento de 980€, incluindo novo disco, com a justificação de que o processo seria muito delicado, obrigando ao uso de maquinaria específica. Preferi pedir uma segunda opinião pelo que solicitei a devolução do artigo. No entanto, depois de procurar sem conseguir solução, acabei por voltar, em Setembro, à Point Repair dando autorização para avançar com a recuperação. Houve necessidade de segunda avaliação em “laboratório”, o que obrigou a novo pagamento de 49€. Desta feita o orçamentado foi 1088euros, incluindo novo disco, sem qualquer justificação para o incremento, mas como não havia outra solução, aceitei. Aguardei vários meses pela recuperação mas quando me devolveram o artigo deparei-me com diversos erros. O total de dados foi de 55.7GB e dentro do disco vieram várias pastas com uma delas identificada com o título "!Problemas" com o tamanho de 34.9GB, onde estava armazenada grande parte das fotografias e outros dados com defeitos, o que significa que menos de 38% dos dados haviam sido recuperados convenientemente. No entanto, após uma rápida averiguação, verifiquei que nas restantes pastas, onde deveriam estar dados corretos, os mesmos também apresentavam problemas, como fotos cortadas e com as cores alteradas. Contactei a loja para pedir justificação, tendo sido remetida a responsabilidade para o "laboratório". Desde então que aguardo e, apesar de vários contactos, não obtive qualquer resposta, solução ou ajuste no valor pago inicialmente.
Compreendo que seja difícil a recuperação dos dados, no entanto não posso aceitar que não façam o trabalho a que se comprometeram e faltem à palavra dada. Na minha área de trabalho, e ainda mais nos tempos que correm, quando não cumpro o meu trabalho como médico é a mim que são pedidas justificações e sou eu que tenho que apresentar soluções.
Esta reclamação serve para exigir o reembolso do valor pago.
Agradeço análise do processo e resolução do conflito.

José Pedro Garcia
Data de ocorrência: 5 de abril 2020