REEL Europe Ltd

PokerStars - Levantamento sempre negado - de apenas 10 euros

TIAGO FILIPE SEVERINO MARQUES
TIAGO MARQUES apresentou a reclamação
16 de maio 2023
Venho por este meio denunciar, até que a voz me doa, a situação absolutamente vergonhosa que está a acontecer com a PokerStars.

Aderi ao Serviço no início de Fevereiro de 2023 e depositei 10€, repito: 10 míseros euros. Acabei por não jogar por falta de tempo e desinteresse. Logicamente, pretendi levantar o meu dinheiro.

Qual não é o meu espanto, quando esta magnífica marca de Poker arranja mil desculpas para não pagar... 10 euros. Por ridículo e absurdo que pareça, um cliente não pode dispôr e ter livre vontade do seu próprio dinheiro. Notem os seguintes aspetos:

- Em local algum vem que após depósitos por Mbway não se pode levantar dinheiro. Sim, há a indicação que se tem que levantar pelo mesmo meio que depositei, mas é a própria PokerStars a permitir depósito em Mbway e impedir levantamento por essa via.

- Há um erro claro de tradução, propositado ou não; no registo pedem APENAS primeiro e último nome, na confirmação de documentação pedem nome COMPLETO e ai do Cliente que não o dê, porque fica barrado.

- Por 5 vezes tentei submeter documentação para aprovação de meio de levantamento. Em 4 delas não recebi qualquer confirmação por e-mail, numa delas recebi mas nunca tive continuidade. Só à SEXTA tentativa é que foi aprovado.

- A PokerStars não é capaz de entender que um Banco é absolutamente soberano na maneira como regista o Cliente, e que apelidos encurtados têm que ver com os próprios sistemas do Banco, não comigo, que tenho sempre, repito, SEMPRE que legalmente fornecer o meu cartão de Cidadão. Também aqui poderia fornecer para prova de identidade.

- Por 4 vezes, após estas 5, falei com o apoio. As respostas foram ricas e variadas: desde simples copy paste de provas para meios de levantamento, a "nós não lhe aprovámos o levantamento mas não sabemos porquê" (juro), a "não tem o mesmo meio de pagamento para levantamento por isso não dá". Foi inclusive admitido no próprio Apoio o erro de tradução que existe no registo. Tenho prints de tudo e inúmeros e-mails comprovativos das minhas conversas.

- A partir da 3ª vez para diante, a minha conta passou a ter um problema engraçado: deixa misteriosamente de estar logada quando tento aceder ao apoio, e ao tentar o contacto na 4ª vez, o apoio solicita NOVE, repito, NOVE elementos validativos: nome completo, data de nascimento, morada, data de criação da conta, entre outros. É absurdo.

- A minha conta bancária acaba por nunca ser verificada, pela disparidade de nomes que a PokerStars alega. "Muito bem", pensei eu, "então vou optar por um processador de pagamentos que assim já resolve". Aderi à Skrill, que nunca tinha usado na vida, e coloquei a identificação correta. Foram-me pedidos dados de validação e a conta ficou verificada. Após isto, procedo a pedido de levantamento junto da PokerStars, e estes não processam alegando o que eu tenho mais uma vez print para comprovar que é mentira: alegando que a conta não está verificada na Skrill. Quando está.

Repito: 10 míseros euros.

Testo com algumas nuances: em vez de pedir o valor total, 10€, peço cerca de uns cêntimos a menos. O sistema parece reagir de forma distinta, não negando logo o levantamento ao fim de vinte minutos, por vezes levando até 24h a responder aos levantamentos (recordo que a PokerStars envia e-mails comprovativos desta parte e portanto fica fácil eu comprovar), mas acabando sempre a negar.

A pièce de résistance surge quando recebo um e-mail inquisitório e ameaçador em que - repito, face a 10 escassos Euros - me perguntam "Pedimos que explique porque razão deseja levantar os seus fundos imediatamente depois de fazer um depósito?"

Ao qual eu deveria responder "O depósito foi em Fevereiro, o levantamento é em Maio, como assim *depois*?"

E dizem ainda "Seu depósito recente e levantamento subsequente são incomuns porque não somos um banco ou um serviço de transferência de dinheiro - os fundos depositados devem ser usados para a actividade de jogo".

Repito: há uma diferença de 3 meses entre depósito e levantamento. Repito: são 10 miseráveis Euros. Não me apeteceu jogar, ao fim de 3 meses, apeteceu-me levantar. E sou absolutamente soberano para decidir o que fazer com o meu dinheiro, como cidadão e Cliente. Ponto final. Ninguém tem nada a ver com isso.

Escrevem ainda "Os padrões insólitos de depósito e levantamento exigem que aprendamos mais sobre a situação. Agradecemos a sua compreensão e cooperação".

Certo: este e-mail é enervante, estúpido, ridículo e absurdo. Mas uma pessoa podia perfeitamente ainda responder e explicar a situação, a ver se o automatismo cedia à razão. Certo? Nada mais errado, porque é totalmente IMPOSSÍVEL de o fazer, dado que o email do qual se envia tal excelsa missiva é:

no_reply2@pokerstars.pt!

Ou seja, eles enviam um e-mail a pedir para EXPLICAR para um e-mail que não permite RESPOSTAS PARA EXPLICAR. E a este ponto, é-me claro e inequívoco o seguinte: ou estão a fazer-me de burro, e burro eu não sou, ou são objetivamente estúpidos, ou, ainda, têm uma grande pobreza a ir naquela empresa para me quererem ficar com DEZ EUROS do meu dinheiro.

Posto isto, a empresa está registada em Malta, e para mim é facílimo mover uma ação cível em Tribunal Arbitral para reaver os meus 10 euros. Nenhum juíz me impede de tal e fica evidente a ação dolosa da PokerStars relativamente a isto. Mais: para a própria empresa, que para se representar em Portugal precisará de advogado por ser empresa na EEA, se eu enveredar por essa brincadeira sai-lhes muito caro, porque repare-se: por 10 incríveis Euros, numa ação que claramente perdem por burla ou tentativa de burla e que é de levar até ao fim mesmo que me reavessem, gastam 75€ do Arbitral, mais as custas do Advogado, que não serão menos que umas boas centenas para isto.

Ou seja, isto é só estúpido.

Mas mesmo que tal ação não houvesse, é a imagem da PokerStars que fica manchada, nem que seja pelo elevar ao expoente do ridículo... afinal, falamos de dez euros. E eu questiono legitimamente: se fazem isto a um cliente com escassos 10 euros em conta, que farão a outros com centenas e milhares? Que farão a quem ganha os torneios que patrocinam?

Posto isto - e repito, tenho TODOS os elementos comprovativos do que aqui escrevi - venho por este meio executar uma queixa para que se faça o justo: ter o que é meu. E ponto final.
Data de ocorrência: 16 de maio 2023
TIAGO FILIPE SEVERINO MARQUES