14.1
Productos Organización Logística Trade Internacional, S.A.
  • +34 910439056
  • Passeig del Ferrocarril, 381. Polígon Industrial Camí Ral
    08850 Gavà (Barcelona)
  • customer.pt@polti.com

Polti - Aspirador Aqua Allergy Turbo

Tânia Ganhão apresentou a reclamação
4 de agosto 2020
A 17 de Junho de 2020 adquiri um aspirador Polti Aqua Allergy Turbo (SN PBEU0109007960AU10) na Radio Popular dos Olivais (Lisboa).
Pouco mais de 1 mês e apenas 7 ou 8 utilizações, a peça do aspirador onde se encaixa o tubo de aspiração desencaixou dos parafusos parecendo estar partida.
Contactei a Polti que me informou que poderia solicitar a troca em garantia junto de um agente autorizado.
No entanto, e como não consigo entender como seria possível um equipamento destes e de uma marca tão (supostamente) boa teria semelhante situação, procurei na internet situações como a minha e de facto encontrei diversos reports de tal, juntamente com algumas reclamações no Portal da Queixa onde os clientes referem que os seus equipamentos foram trocados e não reparados - o que eu achei perfeitamente aceitável para a situação [falo de situações exactamente iguais à minha].
Por outro lado, encontrei também relatos de que existiu uma série de fabrico destes equipamentos que veio com defeito (o que explica a situação) o que ainda mais me leva a solicitar que realizem a troca do equipamento por um novo que não seja da referida série e não a reparação.

Contactei a Polti pelo e-mail customer.pt@polti.com (pois pelo telefone 707780274 é impossível por mais que se tente - tentei ao longo de 2 horas, continuamente!) a qual me respondeu:
«A troca do aparelho por nova é efetuada unicamente em situações de compra online e dentro do prazo de 14 dias após a compra o que infelizmente não é o caso.»
curta e grossamente, não atendendo a que a lei explicitada no Centro Europeu do Consumidor que refere:
Quando um defeito aparece nos primeiros 6 meses, presume-se que o defeito existia ao tempo da compra ou entrega do bem, a não ser que o vendedor consiga provar que o defeito se deveu a uma má utilização do bem.
Após os seis meses iniciais, cabe ao consumidor provar que a falta de conformidade já existia ao tempo da entrega do bem.
O consumidor que detecte um defeito durante o período da garantia, pode exigir do vendedor a reparação do bem, a sua substituição, uma redução do preço ou a resolução do contrato (neste último caso o consumidor devolverá o bem e o vendedor devolverá a quantia paga por aquele). O consumidor pode escolher a solução que prefere, desde que esta não traga custos desproporcionados para o profissional.

Estou portanto a exercer do meu direito de exigir a substituição do bem que não se encontrava conforme à data de sua aquisição e ao qual se refere que o defeito era de origem/fabrico existindo inclusivé diversos relatos de séries deste mesmo equipamento com o mesmo defeito.
Data de ocorrência: 4 de agosto 2020
Polti
4 de agosto 2020

Deverá encaminhar reclamação para customer.pt@polti.com
5 de agosto 2020
A reclamação foi reencaminhada.

Melhores cumprimentos.
7 de setembro 2020
Apesar de no próprio dia 4 de Agosto me ter sido respondido via e-mail de que tomariam conta do ocorrido e rapidamente (apesar das férias da empresa/fábrica Polti) resolveriam a situação, até à data tal não aconteceu.
Hoje contactei a Assistência Técnica onde deixei o equipamento p/ reparação e fui informada de que não tinham ainda recebido a peça para a reparação do equipamento. Logo a seguir tentei contactar a Polti através do nº 707780274 mas a chamada não foi atendida.

Ultrapassamos os 30 dias desde a data em que entreguei o equipamento para reparação espero que a Polti cumpra o disposto no Decreto-Lei n.º 84/2008 de 21 de Maio e sem mais atrasos/esperas proceda à substituição do aspirador Polti Aqua Allergy Turbo.

Enviei e-mail para a Polti com este pedido e aguardo resposta.
14 de setembro 2020
14 - Setembro - 2020
QUARENTA E TRÊS dias depois, continuo sem aspirador...
Na semana anterior fui informada de que não terminaria a semana sem o equipamento mas, mais uma vez, o prazo não foi cumprido...
Devo aguardar, foi o que mais uma vez me disseram...

Um produto com defeito de fabrico, incumprimento dos prazos legais de reparação e impossibilidades é que um qualquer eventual/potencial cliente da Polti deve esperar...
16 de setembro 2020
16-Setembro-2020
QUARENTA E CINCO dias depois... Cenatel (Porto) diz que Polti (Espanha) não enviou o aspirador ao qual tenho direito, a Polti, nada diz/responde...
16 de setembro 2020
16-Setembro-2020
Registei hoje uma reclamação no Livro de Reclamações Online da entidade Produtos Organizacion Logística Trade Internacional (NIF 980447224).
Tânia Ganhão avaliou a marca
17 de dezembro 2020

Apenas após preenchimento de reclamação no Livro de Reclamações onLine (https://www.livroreclamacoes.pt/inicio) recebi contacto directo da marca. Antes disso tratei da situação com a representante em Portugal que, apesar de ser bastante rápida nas respostas e ter tentado mediar a situação da melhor maneira, não conseguiu dar resposta em tempo útil. Estive sem o aspirador cerca de 50 dias e, apesar de me terem enviado um aparelho (suspostamente) novo, o reservatório de água e filtro do mesmo vinha partido... Acabei por ficar com meio equipamento «novo» e meio equipamento velho... Polti: NUNCA MAIS!