Prinfor Informática e Eletrodomésticos
Unipessoal Lda
  • Estr. Circunvalação, 8130
    4200-163 Porto
  • prinfor@prinfor.pt

Prinfor Informática e Eletrodomésticos - Recusam devolução dentro do prazo legal de devoluções

filipa mariana de sousa rijo
filipa rijo apresentou a reclamação
11 de janeiro 2024
Adquiri um jarro fervedor elétrico da Braun através do site da empresa Prinfor, tendo a respetiva entrega sido realizada no dia 05/01/2024.
A 11/01/2024 dirigi-me à loja para devolver o produto, em perfeito estado, dentro da embalagem original e com todos os manuais e acessórios incluídos, tendo a Prinfor recusado a devolução, alegando que o NIF associado à compra é de uma empresa.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2024

A informação transmitida pelo colega ao balcão encontra-se correta. A encomenda foi realizada em nome empresarial, como tal, não se aplica o direito à livre resolução, prevista apenas para consumidores. Mesmo que fosse o caso, para o efeito, o artigo deveria estar novo e embalado de origem, o que também não é o caso, dado que já foi utilizado. Tal utilização será inegável, pois o motivo apresentado para a devolução é que o artigo fica muito quente.

Considerando que se trata de um artigo cuja função é ferver água, é perfeitamente natural que o equipamento atinja temperaturas elevadas. Precisamente por esse motivo consta nos cuidados de utilização a seguinte indicação:

"Durante o funcionamento, a chaleira fica quente e está sujeita a calor residual após a utilização. Assim, utilize apenas a pega para o transportar. Segure sempre o fervedor de água na posição vertical, de modo a evitar que saia água a ferver."

filipa rijo
12 de janeiro 2024
Reitero que pretendo exercer o meu direito de livre resolução do contrato de compra do fervedor, no âmbito do DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.

De acordo com o artigo 10.º do referido diploma legal, tenho o direito de resolver o contrato sem indicar o motivo, no prazo de 14 dias contados a partir da data de celebração do mesmo ou da receção do bem.

Ainda assim, em resposta ao que escreveram ontem, clarifico que o artigo está novo e embalado, na embalagem original, com todos os manuais e acessórios incluídos, e que não foi utilizado.

Já utilizei vários fervedores elétricos e todos apresentam parede dupla, para prevenir que a parede exterior do jarro fique demasiado quente quando em utilização, para prevenir potenciais queimaduras.

Este fervedor apresenta apenas uma parede simples, como se de um tacho se tratasse, pelo que é natural assumir que a temperatura exterior do fervedor seja muito próxima da que se verifique no seu interior.

Daí a decisão de devolver o produto, por não o considerar adequado à função.

Em síntese, o produto não cumpre as expectativas e nunca foi utilizado, encontrando-se nas mesmas condições em que foi entregue, pelo que considero incompreensível a vossa recusa e peço que reconsiderem a vossa posição.

Ao longo de todo o processo atuei de boa fé, e o mesmo espero da vossa parte.

Atentamente,
Filipa Rijo

P.S. Foi enviado hoje, às 9h00, para o vosso email prinfor@prinfor.pt, o formulário de resolução do contrato (ficheiro anexo).
Esta resposta tem um anexo privado

O decreto lei que refere, prevê o direito de livre resolução a consumidores. No mesmo decreto lei, a definição de consumidor é a seguinte: "a pessoa singular que atue com fins que não se integrem no âmbito da sua atividade comercial, industrial, artesanal ou profissional". A partir do momento que a encomenda é realizada em nome empresarial, trata-se de uma compra realizada por uma pessoa coletiva, afastando-se o cenário de direito à livre resolução.

Mais uma vez reforçamos que o seu pedido de devolução se encontra recusado, sendo que a nossa posição não se irá alterar.

filipa rijo
17 de janeiro 2024
O produto em questão nunca foi utilizado em qualquer âmbito, pessoal ou profissional.
Como tal, não sofreu qualquer depreciação, pelo que entendo não existirem motivos para não aceitarem a devolução.

Até porque só após recebermos o produto poderíamos constatar que não corresponde ao esperado, ainda que sem o utilizar ou comprometer de alguma forma a sua integridade.

Assim, até que o assunto seja resolvido, a queixa manter-se-á em aberto para que outros consumidores possam conhecer a situação e avaliar a vossa forma de atuar e de se relacionarem com um cliente, numa situação tão elementar como esta.

Uma vez que não demonstram disponibilidade para reconsiderar a vossa posição, nem tampouco aceitaram conversar telefonicamente sobre o assunto, procurarei outras vias para tentar alcançar uma pretensão que entendo ser legítima.

Será, no mínimo, estranho que tenha vindo a loja pedir devolução do equipamento, com a caixa aberta, alegando que o mesmo aquece muito, algo que reforçou por escrito através do nosso sistema de tickets para apoio ao cliente, e, posteriormente, recusada a devolução, indique que nunca o utilizou. Questionamos como é que consegue afirmar com tanta certeza que aquece muito quando nunca utilizou o equipamento.

A nossa posição em momento algum se alterou, nem se irá alterar, conhecidos os factos.

Respeitamos os direitos dos nossos clientes, no entanto, neste caso, não lhe assiste qualquer razão.