53.5
Fénix Lusitana - Comércio e Serviços, Lda

Rainbow Portugal - Cumprimento do contrato

Cristina Vieira apresentou a reclamação
22 de outubro 2021
A 4 de Fevereiro de 2021 recebi uma agente da rainbow, a fim de fazer a demonstração da Rainbow e mostrei interesse em a adquirir, mas mais tarde visto naquele momento não ter disponibilidade para o fazer. Vendo o meu interesse e apesar das minhas recusas a Agente ligou para o telemovel do seu formador, colocando-o a falar comigo.
o formador falou-me então numa campanha em vigor em que poderia recuperar o valor total e assim pagar a nova rainbow. Deixando depois a agente a explicar-me as condições, que consistiam em:
devolução da rainbow antiga;
angariação de 12 pessoas para realizar as demonstrações e acompanhar a agente nas mesmas;
a campanha iniciava-se assim que efetuasse a compra da nova rainbow.
Resolvi aderir à campanha e manifestei o receio de não conseguir angariar todas as pessoas necessárias para fazer as demonstrações em face das circunstâncias restritivas que se viviam devido à covid, mas a agente afirmou que se estavam a fazer mais demonstrações e vendas do que em tempos normais.

Para ter acesso a esta campanha., a decisão tinha que ser tomada no dia da demonstração.

Celebrei o contrato de compra e venda do qual continuo a não ter um exemplar, bem como o contrato de crédito, tendo no entanto ficado com a rainbow,

Alguns dias mais tarde a agente informou-me que afinal a campanha tinha mais uma condição a cumprir: a concretização de vendas.

Alguns dias mais tarde dirigi-me à empresa em Linda-a-Velha com a agente para comprar óleos essenciais e levantar uma peça que veio avariada.
E reparei que as condições da campanha estavam expostas, fiquei espantada ao verificar que diferiam em alguns pontos das que me tinham sido transmitidos:
12 demonstrações;
venda de quatro aparelhos;
devolução de 2000€ e não do valor total como me tinham informado;
oferta de todos os acessórios do que também não tinha sido informada.
A agente também desconhecia os pontos 3 e 4.

Durante os seis meses seguintes angariei as 12 demonstrações exigidas e foram apenas feitas nove e duas vendas.
As restantes não se realizaram porque a agente não pôde trabalhar a partir de maio por motivos de saúde e mais tarde por motivos pessoais.

Durante este período e por várias vezes chamei a atenção da agente que o tempo estava a passar e que isso me preocupava.

As condições da campanha não foram cumpridas, não por minha responsabilidade mas por parte da empresa na pessoa da agente.

Além disso, para agravar ainda mais a falta de informação correta de que fui vítima, fui informada quase no final de julho que a campanha poderia ter tido início mais tarde, ou seja, eu poderia ter iniciado a campanha após ter angariado as 12 demonstrações exigidas ou até mais.

Perante o meu protesto, a empresa propôs-me o seguinte:
angariar novamente demonstrações para realizar vendas.
Os factos que descrevi provam que a empresa não foi suficientemente transparente e íntegra na informação fornecida, e também não concordo com a solução que me propuseram. Além de não ter disponibilidade e também não estar interessada em trabalhar em vendas.

Perante os factos descritos, solicitei que o prazo de campanha fosse alargado para que se possam realizar as demonstrações e as 2 vendas em falta e consequentemente eu receba tudo aquilo a que tenho direito e de que não fui claramente informada.

Data de ocorrência: 4 de março 2021
25 de outubro 2021
Boa tarde D. Cristina Vieira,

A sua reclamação (recebida por email e Deco) já foi reencaminhada para a distribuição a que pertence pelo que solicito que aguarde o contacto da mesma para esclarecimentos.

Relembramos o contacto do apoio ao cliente da Rainbow Portugal: apoio.clientes@fenixlusitana.com

11 de novembro 2021
Exmos.Srs.

Espero que não se esqueçam que desde 25 de Outubro de 2021 que aguardo uma resposta à minha reclamação com o número 66474821.

Não esperava de vós este tipo de atitude, a falta de respeito com que estão a tratar este assunto e a minha pessoa não se dando ao trabalho de resolver esta situação que já se arrasta desde setembro de 2021 , não demonstra da vossa parte aquilo que vendem como imagem da empresa, seriedade, integridade, honestidade e respeito, isto é tudo o que têm que adquirir para serem uma empresa de excelência.
Estou convosca à 23 anos como cliente e neste momento estou muito desiludida com a vossa atitude.
Será que ainda vou ter que recorrer à empresa mãe nos EUA, para que me resolvam o que em portugal não conseguem fazer?
Aguardo a vossa resposta que espero seja breve, quero esta situação resolvida o mais rapido possivel.

12 de novembro 2021
Boa tarde D. Cristina Vieira,

Temos informação que a sua distribuição já entrou em contacto consigo, via telefónica e email a 22 de outubro, explicando como poderiam ajudá-la. Agradecemos que entre em contacto com os mesmos caso continue com dúvidas.

23 de novembro 2021
Boa tarde mais uma vez, e no portal da queixa pela terceira vez. Venho a vossas exas. reintegrar o que já tinha referido da primeira vez, na reclamação 66474821.
A solução que V.exas afirmam que a vossa dependência de Linda a Velha me deu, está mais uma vez a prejudicar-me e a favorecer-vos a vocês.Tal como já foi referido.
Caso não tenham reparado a minha parte do contrato foi cumprida a vossa não.
A vossa solução foi que eu acompanhasse um agente vosso para em 38 dias fazerais demonstrações com a venda de 3 maquinas. Estive disponível para o fazer e fiz no periodo de 180 dias, dos quais só 90 dias foram utilizados, depois a agente esteve inativa.
Ou seja , não estou disponivel os contactos que vos tinha sugerido acabaram por comprar a outra empresa um aparelho similar ( sem problemas). E além disso volto a dizer a falta de cumprimento do contrato foi VOSSA NÃO MINHA, ou as leis dos contratos são diferentes para vós?
Esperava ver esta assunto resolvido ainda este ano.

24 de novembro 2021

8 de dezembro 2021
Boa tarde.
Exmos.srs tal como proposto por vós, contatei-vos directamente para o vosso departamento de apoio ao cliente à já algum tempo.
Mas tal como da primeira vez , ainda antes de recorrer ao portal da queixa, continuo sem respostas.
O tempo está a passar, estamos a chegar ao fim do ano, e nada de resolução. Nem as peças que vocês dizem que 'ganhei" ainda chegaram as minhas mãos.
Não sei que se passa mas espero ter a minha situação resolvida antes do final de 2021.
Conseguiram que perdesse qualquer confiança que ainda tinha em vós.
A vossa falha no contrato foi grande e bem visível, mas a vossa atitude de falta de respeito agora está a ser uma falha bem maior.
Bom dia D. Cristina Vieira,

Mais uma vez solicitamos o favor de contactar a referida distribuição e resolver da melhor forma o seu descontentamento. Temos conhecimento que os mesmos têm tentado de várias formas contactá-la, contudo, sem sucesso.

Boa tarde.
Tal como referido anteriormente, varias vezes, já contactei directamente a vossa empresa e não me foi dada nenhuma resposta.
V.exas. insistem em que o vossa dependência de Linda-a-velha me contactou algumas vezes para resolver a situação i que não é verdade. Só fui contactada uma vez, ainda antes de utilizar o portal da queixa como meio para chegar a V.exas. E a solução que me deram não é justa nem integra. Já está descrita na reclamação inicial e não vou voltar a repetir tudo.
O que eu quero é esta situação resolvida com a maior brevidadade.
Boa tarde D. Cristina Vieira,

Conforme explicado por email esta tarde, solicitamos que contacte diretamente a distribuição de Linda Velha através do telefone 210963101, uma vez que foi com os mesmos que acordou a campanha.

16 de dezembro 2021
Boa noite.
A reclamação não está resolvida.
Longe disso. O apoio ao cliente da rainbow enviou-me mensagem através do portal da queixa para que eu falasse directamente com a delegação de Linda-a-velha o que já fiz, mas sem resultado. Disseram da recepção que iriam dar o recado ao responsável mas até hoje dia 16 de Dezembro de 2021 ainda não fui contactada.
Por isso não percebo porque a marca disse que a situação estava resolvida.
Serei quando assim acontecer que irei dizer se está resolvida ou não.
Entretanto continuo a aguardar resposta as minhas reclamações. Estou a ver que a Rainbow de honesta e integra não tem nada.
Ja estou arrependida de não ter optado optado pela Hyla.
17 de dezembro 2021
Bom dia D. Cristina Vieira,

Solicitamos, por favor, que contacte a distribuição de Linda Velha através do telefone 210963101.

31 de dezembro 2021
Boa tarde.
Venho mais uma vez apelar a V.Exas que me resolvam a situação da reclamação acima.
A vossa respost é que contacte a delegação de Linda a Velha o que ja fiz e sem resultados.
Não me interessa quem resolve se a sede ou a delegação mas o que quero é mesmo ver isto resolvido.
Vocês não cumpriram mininamente o contrato que fizeram comigo e comportam-se como se tivesse sido o contrario.
Mais uma vez aguardo resposta da vossa parte pu da parte da delegação de Linda -a-Velha.
Vocês são ou não a mesma empresa?
Apelo a vossa integridade e aguardo o vosso contacto.
Grata
3 de janeiro 2022
Boa tarde D. Cristina Vieira,

A Rainbow Portugal não realiza campanhas com os clientes, somente as 22 distribuições autorizadas que temos ao longo do país. Por favor deverá contactar a sua distribuição.

Boa Tarde.

Gostaria que me informassem quem é que realmente pode ou tem vontade de resolver a minha situação, do incumprimento de contrato por parte de V.Exas.
A vossa resposta é sempre a mesma que devo contactar a delegação de Linda-a-Velha. O que já fiz diversas vezes e sem resultados. Pois deixo recado tal como me diz o recepcionista, e nunca recebo resposta de volta.
Afinal vocês são uma unica empresa ou várias onde cada um faz o que quer?
Até quando é que me vão empatar?
Peço que me dêem uma resposta que resolva esta situação o mais breve possivel, não se esqueçam que andamos nisto desde setembro de 2021.

Novamente aguardo uma resposta da vossa parte, que não seja ligar para a dita delegação.

Cumprmentos
Boa tarde D. Cristina Vieira,

Lamentamos a situação mas a informação que recebemos da distribuição de Linda Velha não coincide com a sua reclamação.

Boa Tarde.

Exmos. Srs.
Caso não se recordem na reclamação inicial, faço menção à solução dada pela responsavel de Linda-a-Velha (Elsa Mendes) em Outubro e que recusei. Esta foi a unica vez em que ouve contacto. A partir dessa data nunca mais nínguem entrou em contacto comigo apesar de eu própria ter ligado e ter deixado recado com o sr.Hugo.

Em baixo deixo a parte de reclamação em que vos falo da solução dada pela responsavel de Linda-a-Velha

(...Perante o meu protesto, a empresa propôs-me o seguinte:
angariar novamente demonstrações para realizar vendas.

Em resposta ao meu 3º email de reclamação a solução dada foi que em 1 semana e 1 mês ( mais precisamente até ao fim de novembro) eu consiga demonstrações com 3 vendas. Quando na realidade e segundo o contrato só me faltam angariar 3 demonstrações em que 2 saiam vendas.)

Espero que desta vez fiquem esclarecidos

12 de janeiro 2022
Bom dia D. Cristina Vieira,

Anotação reencaminhada para a referida distribuição.

27 de janeiro 2022

Exmos srs..

Como no dia 12 de Janeiro me informaram que ia ser contactada pela distrubuição de Linda-a-Velha, fiquei a aguardar mas até agora não houve nenhum contacto nem telefonico nem por email.

Entretanto hoje a agente dirigiu-se á respectiva delegação para levantar uma das peças que tenho que receber, ou melhor que ja me deveria ter sido entregue independentemente de tudo o resto, acontece que se recusaram essa entrega alegando que o director desta delegação estava a resolver a situação com a cliente. Mais uma vez vos informo que ninguem entrou em contacto comigo por nenhuma via. Nunca tive contacto nenhum com esse dito director e continua tudo na mesma. como estava em setembro.

Agradecia que parassem com este "jogo do empurra " e que realmente me rerolvessem esta situação que já se arrasta à tanto tempo.

Volto a anexar a reclamação inicial para vos relembrar da situação.

Sem mais de momento, aguar do a vossa resposta e resolução

devolução da rainbow antiga;
a campanha iniciava-se assim que efetuasse a compra da nova rainbow.

12 demonstrações;
venda de quatro aparelhos;
devolução de 2000€ e não do valor total como me tinham informado;
oferta de todos os acessórios do que também não tinha sido informada.
A agente também desconhecia os pontos 3 e 4.

Perante o meu protesto, a empresa propôs-me o seguinte:

27 de janeiro 2022
Bom dia D. Cristina Vieira,

Reencaminhada para a referida distribuição.

11 de fevereiro 2022
Bom dia.
Como V.Exas me têm informado que têm reencaminhado as minhas reclamações para a vossa distribuição de Linda-a-Velha, tenho estado à espera de algum contacto por parte dos mesmos, mas até agora ainda ninguém me contactou de forma nenhuma, e ainda nem retribuiram as minhas chamadas. O tempo continua a passar e nada é resolvido.
Que outras medidas tenho que tomar para ver este assunto resolvido?
Não me respondam que já reencaminharam este assunto para a vossa distribuição de Linda-a-Velha porque lá não fazem nada, nem se dignam a contactar-me.
A empresa é uma só, ou não é?
11 de fevereiro 2022
Bom dia D. Cristina Vieira,

Como já explicitado, a Rainbow Portugal não faz acordos de campanhas com os clientes, somente as distribuições autorizadas. O feedback que temos da referida distribuição, em relação à sua reclamação, não é coincidente com as suas palavras, pelo que reforçamos o pedido de entrar em contacto com os mesmos de forma a esclarecer o assunto.

10 de março 2022
Bom dia.

Tal como V.Exas me aconselharam, tentei falar com a vossa distribuidora de Linda-a-Velha para tentar resolver a situação referida na reclamação já feita á algum tempo, mas continuo sem resposta e sem ser sequer contactada pelos vossos agentes.
Não sei mais como me fazer ouvir por v.exas, vou tomar outras medidas mais incisivas. Não foi por falta de tentativas da minha parte que esta situação se agravou, mas por falta de resposta do vosso lado.

10 de março 2022
Bom dia D. Cristina Vieira,

Insistimos que o reportado pela distribuição não é coincidente com a sua reclamação.

28 de abril 2022
Boa tarde.

Antes demais peço desculpa por não ter respondido mais cedo, mas foi motivos alheios á minha vontade.

Em relação à reclamação tudo continua em aberto, o advogado que está a par da situação e me está a aconselhar está fora e ainda aguardo conselhos dele. Mas para verem o que já me disseram ( ao fim de muitas tentativas de contacto) reencaminho o vosso email.
Mais estive tanto tempo à esperta duma resposta e vocês deram-me 5 dias para responder e decidir, o que se está realmente a passar. Outra coisa ganhei varias peças segundo me informou a comercial e vocês só fazem referencia a uma, que nem sequer me foi entregue.
Penso que esta situação já não se vai resolver da melhor forma, mas ainda vou tentar mais uma vez.

O email da vossa delegação de Linda-a-Velha
Boa tarde Sra D. Cristina,

Na sequência do seu email, passamos a esclarecer:

1) O acordo de recuperação do investimento, assinado pelo Sr _________, iniciou dia 4 de março de 2021 e terminou dia 31 de Agosto.
Nesse período, para recuperar o valor total, teriam que ter sido efectuadas 12 demonstrações qualificadas com 4 vendas.
Como tem conhecimento, apenas foram realizadas 7 demonstrações com 2 vendas, tendo ganho o Minijet.

2) Mesmo após o prazo da campanha ter terminado, foi aberta uma excepção, conforme nosso email do dia 22 de Outubro de 2021
Nesse e-mail foi dado mais 38 dias para terminar a campanha (de 22 de Outubro a 20 de Novembro de 2021), com a condição de surgirem 3 vendas nesse período.

3) Até hoje, não obtivemos resposta ao email do dia 22 de Outubro de 2021, nem fomos contatados de nenhuma forma para prosseguir com a campanha, através de marcações efetuadas pelo Sr Pedro.

Por estes motivos, não conseguimos compreender os emails a reclamar a falta de resposta.

Mais uma vez, colocamos a questão:

O ______ pretende uma nova excepção para terminar a campanha?
Em caso afirmativo teremos que solicitar essa excepção à Rainbow Portugal.

Agradecemos uma resposta no prazo de 5 dias úteis, pois caso contrário o assunto, da nossa parte, fica encerrado.

Anexo: acordo assinado e email do dia 22 de outubro de 2021

2 de maio 2022
Bom dia D. Cristina Vieira,

Obrigada pela sua informação.

21 de maio 2022
Neste momento ainda não posso dar como concluída a reclamação, porque estou à espera da resposta do que enviei para a sede da Rexair nos EUA.
24 de maio 2022
Bom dia D. Cristina Vieira,

Obrigada pela sua informação.