RCI Banque SA

RCI COM - Cobrança indevida de danos cobertos pelo seguro contratado

Nelson José Festas Marques
Nelson Marques apresentou a reclamação
3 de janeiro 2024
Venho por este meio efetuar reclamação de tentativa de cobrança indevida de um recondicionamento da viatura Marca Nissan Modelo JUKE F16, com matricula AL50EV, com o qual possuía um contrato de aluguer de veículo sem condutor (operacional) cujo número de contrato é o ALO21630122001, efetuando a rescisão do mesmo no passado dia 15 de Novembro de 2023, visto que o pedido de prorrogação do contrato apresentado em proposta era um valor incomportável em comparação ao pago na vigência do contrato sendo 3 vezes superior. Com isto concluo que o envio da proposta tinha o proposito da não aceitação por parte do cliente, neste caso eu. Obviamente não aceitei e dei início ao processo de entrega da viatura. Com isto, a viatura foi entregue e foi efetuada a peritagem onde foi detetado um pico no para-brisas frontal.
A viatura foi entregue e em nenhum momento fui informada como deveria proceder relativamente a esse pequeno dado apresentado. Fiquei minimamente tranquila porque o contrato abrangia um seguro com quebra isolada de vidros, conforme descrito nas condições gerias do contrato, página 14/28, Artigo 3º - Coberturas. Qual o meu espanto no dia 24/11/2023 é-me enviada uma fatura por e-mail de um recondicionamento sem qualquer tipo de explicação. Entrei em contato telefonicamente com a linha de apoio da RCI e fui informada que era referente à reparação do para-brisas frontal, logo nesse momento reforcei que o contrato a qual estava vinculada incluía seguro de quebra isolada de vidros e esse valor não deveria ser debitado já que estava a pagar um serviço com essas coberturas, de salientar sem franquia. Foi-me solicitado que enviasse um e-mail para revisão do processo e assim o fiz. Após várias trocas de e-mails e telefonemas sem qualquer tipo de esclarecimento e resolução da situação, uns funcionários(as) ligam para efetuar a cobrança da dita fatura. Entrei em contato telefonicamente com a linha de apoio solicitando falar com um responsável a fim de esclarecer e solucionar a situação mas sem sucesso. Voltam a me solicitar que envie um e-mail, agora para a empresa MOBILIZE Financial Services a fim de conseguir falar com alguém responsável mas sem sucesso até à data. Neste preciso momento continuam a me ligar do departamento de cobranças e voltei a reforçar que pretendo falar com um Responsável (Superior) onde me dizem não podem passar essa informação nem o irão fazer.
Conclusão: Estão a me tentar debitar uma fatura de uma reparação onde no contrato esse tipo de reparação estava coberta pelo seguro do veiculo.
Solicito que seja efetuada uma nota de crédito desse valor de 719,30€ já com IVA incluído a fim de resolver a situação.
Data de ocorrência: 23 de novembro 2023