RCI Banque SA

RCI COM - Cobranças indevidas

Ricardo Jorge da Silva Teixeira
Ricardo Teixeira apresentou a reclamação
25 de outubro 2023
Era proprietário de uma viatura da marca Renault modelo Zoe cujas baterias eram da propriedade da Mobilize Financial Services com a qual tinha um contrato de aluguer das baterias.
Tendo vendido o veículo em 14 de Outubro de 2022, imediatamente dei entrada do processo para cedência do contrato de aluguer das baterias para a nova proprietária.
Passados dois meses do sucedido, foi me cobradas as mensalidades referentes ao aluguer. Liguei para a Mobilize para me esclarecer o porque de continuarem a cobrar as mensalidades, cuja resposta foi muito sucintamente "como o processo da cedência demora um bocado, as mensalidades continuarão a ser cobradas a si, estando o processo de cedência concluído iremos devolver-lhe essas mensalidades e cobraremos ao novo titular do contrato de aluguer".
Pois bem, a nova proprietária decidiu ao invés de realizar o contrato de aluguer comprar as baterias em Abril de 2023. Na proposta de compra foi-lhe cobradas as mensalidades desde Novembro de 2022, ou seja, a Mobilize em abril de 2023, recebeu todas as mensalidades desde a altura da entrada do processo da cedência. Resumidamente a Mobilize tem atualmente mensalidades cobradas em duplicado.
Posto isto, qual o meu espanto quando a Mobilize me informa que as mensalidades que me foram cobradas após a entrada do processo de cedência deveriam de ser solicitadas à nova proprietária da viatura.
Liguei no dia de hoje para o apoio ao cliente da Mobilize e disseram-me que uma vez que o processo de cedência não foi efetivado uma vez que aconteceu a compra das baterias, então eu fui titular na mesma do contrato até Abril de 2023 o que lhes dá o direito a ficar com as mensalidades pagas por mim e por sinal com as da nova proprietária.
Para além desta tremenda roubalheira, questiono-me... Se eu fui titular do contrato de aluguer das baterias até Abril de 2023 porque raio foram vendar as "minhas baterias" a outra pessoa sem o meu consentimento?!
De realçar a incompetência total da linha de apoio ao cliente que em primeiro lugar me deu uma informação que se veio a verificar falsa (que iriam devolver as mensalidades cobradas) em segundo lugar liguei inúmeras vezes a expor o problema e nunca fizeram nada para o resolver, e por último, na chamada de hoje, a conivência do funcionário que me atendeu (Mateus) que após explicar toda a situação, me diz basicamente que sim, a Mobilize fica com os 2 dinheiros (o meu e da nova proprietária).
Juro para nunca mais ter qualquer relação contratual com esta empresa.
Informarei do desenvolvimento da situação após uma sentença do tribunal (para o bem ou para o mal).
Data de ocorrência: 25 de outubro 2023