Refleczo Marca do Mês
Excelente
Excelente
  • Rua Augusto Gil Nº2
  • geral@refleczo.pt

Refleczo - Envio de artigo errado e não reembolso dos portes

Nuno Fernandes
Nuno Fernandes apresentou a reclamação
8 de setembro 2023
No dia 16 de agosto, fiz a encomenda de uns óculos de sol com oferta de um segundo par e optei por lentes não polarizadas em ambos. No dia seguinte, recebi a encomenda e verifiquei que ambos os óculos tinham lentes polarizadas. Enviei de imediato email a reportar a situação. No dia 18, recebi um email a informar que devido a restrições de espaço e logística, não tinham disponíveis os modelos escolhidos com lentes normais pelo que fizeram o upgrade gratuito para lentes polarizadas, oferecendo a possibilidade de troca por outro modelo com lentes normais ou a devolução dos artigos. Como não consigo utilizar lentes polarizadas porque me provocam dores de cabeça e não gostei dos modelos apresentados, pedi para fazer a devolução da encomenda. Recebi outro email com a indicação da morada para onde deveria fazer a devolução e a pedir o NIB para o reembolso. Enviei email com o NIB onde frisei que como o erro foi da parte do vendedor, que esperava que fizessem também o reembolso do valor dos portes de envio. Não recebi mais nenhuma resposta a esta mensagem pelo que no dia 21, devolvi os óculos via CTT, pagando eu os portes de envio e segui para férias. No dia 23 recebi um email a confirmar a receção dos óculos e a informar que iriam proceder ao reembolso, sem fazer qualquer menção à questão dos portes de envio. No dia 30, quando regressei de férias, verifiquei que apenas tinha sido feito o reembolso do valor dos óculos pelo que enviei novo email a mostrar o meu desagrado e apresentado a fatura dos portes de envio. No dia 31 recebi uma resposta que não se deveria ser para mim porque limitava-se a dizer que iriam enviar os óculos de troca quando não foi nada disso que eu pedi. Enviei resposta a infomar que a mensagem deveria estar errada e que apenas pretendia esclarecimentos acerca do reembolso dos portes de envio mas não obtive mais nenhuma resposta do serviço pós-venda. No dia 6 de setembro, recebi um email de outro elemento da marca a pedir para avaliar a compra e, no caso de insatisfação, o contactar. Assim fiz, explicando tudo o que aconteceu mas, mais uma vez, fiquei sem resposta.
Na minha opinião, se não existia stock de óculos com lentes normais, não deveriam questionar o cliente durante o processo de compra se pretende lentes normais ou polarizadas. A opção por fazer upgrade gratuito das lentes pode ser vantajosa para algumas pessoas mas não para outras ... O ideal seria informar os clientes antes de tomar a decisão desse upgrade. A partir do momento que fazem o envio dum artigo diferente do que o cliente encomendou, devem assumir o que foi feito e cobrir os custos da devolução caso o cliente não queira o artigo. Em todo este processo perdi tempo na troca de emails, perdi dinheiro nos portes de envio e perdi tempo e gastei combustível à procura de alguma transportadora que estivesse aberta ao sábado para devolver a encomenda porque no domingo ia ausentar-me para férias. Não encontrei e tive que optar pelo serviço dos CTT com recolha e chatear pessoas conhecidas para ficarem com a encomenda até os CTT virem recolher. Os óculos até me pareceram de boa qualidade mas o serviço tem que melhorar imenso.
Data de ocorrência: 16 de agosto 2023
12 de setembro 2023
Boa tarde Nuno,

Tratando-se de uma devolução por falha de stock nossa, a responsabilidade é nossa, pelo que assumimos o valor gasto em portes de envio.

Por certo ainda não tinha reparado, mas o reembolso dos portes já tinha sido processado, via transferência bancária, a 1 de Setembro ( 7 dias antes desta do abrir desta reclamação ).

Relativamente ao processo de devolução, poderia ter devolvido depois das suas férias, não havia qualquer problema. Falha nossa em não ter dado essa informação.

Aproveito esta oportunidade para ressalvar a posição da Refleczo aqui no Portal da Queixa. Quem olha numa primeira análise para a nossa página, pelas poucas queixas parece que temos pouca atividade...

Na verdade, só nos últimos 4 anos foram mais de 70.000 encomendas para território nacional, fora os outros 6 (já cá estamos desde 2014).

Os erros/enganos, apesar de escassos, acontecem, a forma como os tratamos faz toda a diferença. Vou tratar de melhorar os processos/procedimento a adotar em situações semelhantes à sua.

Reitero novamente o nosso pedido de desculpas e agradeço o feedback passado Nuno.

Tiago Duarte
Nuno Fernandes