8.2

RentalCars - Cartão de débito aceite online mas recusado presencialmente

Joana Sofia Valente da Costa
Joana Costa apresentou a reclamação
26 de dezembro 2023
Venho por este meio expressar a minha insatisfação relativamente à minha recente experiência ao alugar um carro através da companhia Thrifty Car Rental por intermédio da empresa Rental Cars.

Efetuei o aluguer online no website da Rental Cars, selecionando o veículo desejado e optando por um seguro adicional, procedendo posteriormente ao pagamento do aluguer e do referido seguro. Durante este processo, inseri os dados do meu cartão de débito Visa na plataforma online disponibilizada no website da Rental Cars, sem que qualquer restrição ou aviso de erro fosse apresentado.

A reserva foi concluída com sucesso, o montante total foi debitado na minha conta bancária, e recebi uma confirmação do aluguer para o levantamento do veículo na data indicada. Todos esses passos decorreram sem incidentes aparentes, e em nenhum momento fui informada de possíveis complicações.

No entanto, no dia do levantamento do carro, fui surpreendida com a informação de que o cartão de débito não seria aceite e que era necessário um cartão de crédito. Embora o custo do seguro tenha sido reembolsado, o valor referente ao aluguer do carro não foi restituído.

Pagámos por um carro que não usufruímos devido à aceitação online do cartão de débito, contrastando com a recusa presencial do mesmo cartão no momento do levantamento do veículo. A Rental Cars não procurou uma solução para resolver esta situação, que deveria ter sido evitada pela empresa durante a aceitação inicial do cartão.

Surge-nos a dúvida quanto à discrepância entre a aceitação online do cartão e a recusa presencial do mesmo, o que nos leva a crer que fomos vítimas de uma má gestão por parte da empresa na coordenação entre os seus serviços online e presencial. Se a política da empresa é aceitar apenas cartões de crédito, a plataforma online deveria estar programada para alertar sobre a impossibilidade de inserção de dados de outros cartões bancários. Caso contrário, ao aceitar e enviar a confirmação da reserva, induz o consumidor em erro.

Solicitamos uma revisão imediata desta situação e a devolução integral do montante pago pelo aluguer do carro. Esperamos que esta questão seja resolvida de forma célere e eficaz, salvaguardando a reputação das empresas envolvidas.
Data de ocorrência: 16 de dezembro 2023