Rimamundo - Construções e Terraplanagens, Lda

Rimamundo - Venda de viatura com avaria

Paulo Fernandes
Paulo Fernandes apresentou a reclamação
21 de setembro 2020 (editada a 23 de setembro 2020)
Estimados senhores,

No passado dia 17 de Agosto de 2020 adquiri uma viatura à empresa "Rimamundo - Construções e Terraplanagens, LDA." tendo pago por transferência bancária 4600,00 € valor este que inclui contrato de garantia de um (1) ano - o que é ilegal, pois os stands devem garantir no mínimo dois (2) anos, mas nem vou entrar por aí... - com a empresa "SNG: Garantia Automóvel". (4300,00 € pela viatura + 300,00 € pelo contrato de garantia).
Antes do acto de compra, a viatura foi testada por mim dentro de localidade, tendo sido conduzida por cerca de 5min. Após o acto de compra, foi-me comunicada troca da corrente de distribuição, a custo do próprio Sr. (*). Esta manutenção nunca me tinha sido comunicada nas vezes que contactei o vendedor, nem quando um conhecido meu foi ver a viatura pessoalmente na semana anterior à compra.
Noregresso a Peniche (sim, Peniche), ainda na auto-estrada no concelho do Porto, aparece-me um aviso no computador de borbo informando "Avaria no sistema de anti-poluição". Imediatamente contactei o vendedor Sr. (*), que entrou em contacto com o seu mecânico e posteriormente me informou que devia ser do filtro de particulas (nota: os carros a gasolina NÃO TÊM filtro de particulas, mas sim catalisador) e que poderia seguir viagem até Peniche, pois o carro "só iria não puxar e eventualmente perder força em subidas". Quando chegasse a Peniche, deveria deixar o carro no meu mecânico. A esta altura, foi-me pedido pelo S. (*) para não contactar a SNG pois tinha acabado de comprar a viatura e, qualquer coisa, ele próprio assumiria o custo de reparação. A viagem do Porto-Peniche já é por si uma viagem longa em circunstâncias normais, ou seja, sem avarias; a 80Km/h, pois o carro não tinha força para mais, tornou-se ainda mais longa e quando cheguei a Peniche pela hora de jantar, o meu mecânico particular já estava encerrado. No dia seguinte, 18 de Agosto de 2020, deixo então a viatura com mecânico pessoal que levou carro à máquina, tendo identificado uma série de erros:
1- Defeito do variador de fase da árvore de cames de admissão;
7- Defeito ráteres de ignição cilindro 4;
8- Defeito ráteres nos cilindros indeterminados;
9- Defeito insucesso de combustão no cilindro 4;
10- Defeito insucesso de combustão no cilindro 3;
11- Defeito insucesso de combustão no cilindro 2.
Para além destes erros, foi identificado pelo mecânico uma fuga de óleo no motor derivada da intervenção feita pelo Sr. (*) aquando troca da corrente de distribuição, tendo o motor ficado mal isolado.
Foi enviado uma imagem com esta informação ao Sr. (*) que tentou contactar com o seu mecânico, mas segundo informação do próprio, tanto ele como o mecânico estavam de férias e não conseguiu dar resposta. Entre esta troca de mensagens com vendedor Sr. (*), resolvi efectuar pedido de assistência directo à SNG a 24 de Agosto de 2020, tendo a viatura sido encaminhada para a oficina BOSCH Automac a 07 de Setembro de 2020 (única disponibilidade da oficina), tendo ficado nestas instalações até ao dia 16 de Setembro de 2020. Foi identificado problema nas velas e nos canes de escape e resolvido. Esta intervenção foi assumida pelo Sr. (*). Mais informo que nas condições contratuais da garantia com que a empresa do Sr. (*) colabora, deveria ter-me sido atribuída uma viatura de substituição, pois a minha viatura teve mais de 5h de reparação e mais de 24h imobilizada. No entanto, tal não aconteceu.
Com isto tudo, 3 semanas se passaram até puder começar a usufruir da viatura que comprei, esperando eu que o problema tivesse ficado resolvido por aqui.
A 20 de Setembro de 2020, quando estou a sair do meu local de trabalho, acende o aviso de "Falha na pressão do óleo do motor". Liguei para o número de assistência da SNG mas como passava das 18h já estava fora do horário laboral; deste modo, tive de ligar para a assistência do seguro da minha viatura e chamar um reboque para a oficina do meu mecânico particular, pois até estava nas imediações.
Após diagnóstico do mecânico, verificou-se radiador do ar corroído e partido, filtro do óleo em péssimo estado, filtro do ar em péssimo estado. O mecânico constatou ainda que a reparação de que o carro foi anteriormente alvo não ficou bem feita, uma vez que continua com o mesmo problema de escape, mas mais suave.
Deste modo, contactei novamente a empresa de garantias, que prontamente informou que dado o diagnóstico, não estaria coberto pela garantia, mas que o mecânico lhes enviasse o diagnóstico + orçamento. Optei por ligar ao Sr. (*) a informar uma vez mais de nova avaria na viatura que me vendeu há cerca de 1 mês, que prontamente me informou que o carro tinha sido revisionado antes da venda, tendo o seu mecânico garantindo que estava em condições. Nitidamente não ficou em condições, revelando trabalho amador, uma vez que não tive oportunidade de circular com a MINHA viatura 5 dias seguidos devido a constantes avarias. De referir que o percurso casa-trabalho são de cerca de 20km, outros tantos para regressar a casa.
No entanto, o Sr. (*) prontamente se predispos a enviar por correio o material necessário para reparação nesta intervenção.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2020
Rimamundo
21 de outubro 2020
Exmo. Senhor,
Relativamente à reclamação que apresentou em 08.10.2020 e em conformidade com o disposto no nº 1 do art. 5º do DL 156/2005, de 15.9, com a última alteração introduzida pelo DL 74/2017, de 21.6, cumpre lhe recordar o seguinte:
1 – Desde 17.08.2020 (data em que ficou na posse da viatura) e até ao momento em que foi recepcionada a reclamação a que ora se responde, tão só nos havia reportado duas situações:
- a primeira, em 07.09.2020, quando nos comunicou de que a viatura necessitava de uma vela incandescente nova e ao que, por se haver "chorado" de que estava a uma grande distância geográfica da nossa oficina (pois o que cumpria era ter apresentado a viatura na nossa oficina), acedemos em suportar o respectivo custo;
- e a segunda em 21.09.2020, quando nos comunicou de que tinha colocado a viatura no seu "mecânico pessoal" e que este dizia ser necessária a substituição do filtro do óleo e a colocação de um radiador novo. E ao que, mais uma vez, acedemos em suportar o custo daquelas peças.
2 – E sendo que desconhecemos, por não nos haver sido comunicada, qualquer outra putativa ocorrência
3 – Não obstante, e por forma a esclarecer a actual situação técnica da viatura com a matrícula 81-EE-99, já remetemos para V. Exa. uma notificação formal para que faça a apresentação na oficina 100 Avarias, ao qual a empresa SNG se responsabilizou por efetuar as devidas reparações, analisar e vistoriar as anomalias, sendo encontrada qualquer deficiência é da nossa responsabilidade, e obviamente que será reparada.