Transporte Rodoviário de Passageiros

Rodoviária do Oeste - Lotação de autocarros

Catarina Tomás
Catarina Tomás apresentou a reclamação
26 de setembro 2023
Venho por meio desta expressar minha profunda insatisfação com a experiência que tive hoje, dia 26 de setembro, ao utilizar os serviços de autocarros na Rodoviária do Oeste em Óbidos. Cheguei à estação às 6:42 da manhã, com a expectativa de apanhar o autocarro programado para as 6:45 contudo não consegui nem apanhar o das 6:45 nem o autocarro das 7:00. No entanto, a minha espera se estendeu até às 7:25, quando finalmente consegui embarcar.
Ou seja passaram 3 autocarros onde eu não consegui embarcar, só consegui ao quarto autocarro.

O motivo dessa longa espera foi a recorrência de autocarros superlotados que chegavam à paragem. Notavelmente, observei que os autocarros em uso não eram de três eixos, que têm a capacidade de acomodar mais passageiros, mas sim de dois eixos. Como resultado, apenas 3 a 4 passageiros conseguiam entrar em cada autocarro, o que estava muito aquém do número de pessoas que aguardavam pacientemente desde as 6:45 da manhã. Essa situação causou um atraso na minha viagem diária e, sem dúvida, em muitos outros passageiros que se deslocam diariamente para os seus locais de trabalho.

A Minha pergunta é: por que não são utilizados autocarros de três eixos, que têm a capacidade de acomodar mais de 15 passageiros adicionais nas horas de maior afluência?? Isso poderia resolveria eficazmente o problema de superlotação e melhorar a experiência dos passageiros.

Entendo que, em algumas ocasiões, pode haver um aumento na demanda de passageiros, mas a falta de capacidade para atender adequadamente a todos os que estavam à espera é inaceitável. O mesmo já está a acontecer à uma semana.
Solicito que considerem gerir os autocarros de três eixos ou tomar outras medidas para aumentar a capacidade dos autocarros durante os horários de pico.

Espero que esta reclamação seja considerada com a devida seriedade, e que sejam tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço prestado pela Rodoviária do Oeste. Os passageiros merecem uma experiência de viagem mais eficiente e tranquila uma vez que pagam mensalmente o passe.

Agradeço a atenção e aguardo ansiosamente uma resposta e, idealmente, uma ação corretiva em relação a essa questão.
Data de ocorrência: 26 de setembro 2023