8.5
    Republic of Ireland

Ryanair - Reembolso de voos cancelados não pagos

E. C. apresentou a reclamação
7 de junho 2020
Os meus voos Lisboa/Palermo/Lisboa estavam agendados, a ida a 24 de julho e regresso a 30 de julho. No dia 26 de abril recebo um mail a informar-me que os voos tinham um significativo atraso, por isso podia pedir reembolso, que seria pago no prazo de 20 dias. No dia 21 de maio recebo novo mail da Ryanair com a informação que os meus voos tinham sido cancelados. Nesse mesmo dia faço o mesmo, preencho o formulário a pedir o reembolso dos voos. Após 42 dias do 1º pedido de reembolso e 13 dias após o 2º, continuo sem receber a quantia paga pelos voos. O Customer Service não responde às mensagens e o chat está indisponível (estive um dia 5h à espera de contato e no dia seguinte 8h), não existe outro meio de contato com esta companhia.
Esta situação não é nova, em abril de 2018 alteraram a hora do voo FR3106 na altura do embarque mais que 4h. Não deram vouchers de refeição nem pagaram a indemnização devida pelo atraso. Fiz uma reclamação, a resposta, após 3 semanas, referia-se a outro voo (uma referência diferente do meu voo) e a uma situação que não era a minha. Fiz também uma reclamação à ANAC, ainda estou à espera da resposta. Uns meses antes o meu marido tinha um voo marcado com a Ryanair e na véspera do embarque a mãe foi internada de urgência no hospital. Pedimos reembolso, enviámos atestado médico e comprovativo da hospitalização, nunca foi reembolsado.
É inaceitável que a Ryanair não cumpra a lei e que usufrua de uma impunidade que lhe permite, como se pode verificar nas reclamações apresentadas no Portal da Queixa, não reembolsar os passageiros por um serviço que não é prestado e violar a lei nº 261/2004 de 11 de fevereiro que a obriga ao pagamento em 7 dias do valor pago pelo(s) voo(s) cancelado(s).
Data de ocorrência: 7 de junho 2020
19 de junho 2020
No dia 18 de junho consegui aceder ao chat. Informaram-me que teria um voucher. Após ter negado o voucher disseram-me que me iriam colocar em lista de espera para reembolso.
Após 26 de abril e depois a 21 de maio tendo preenchido o formulário para o meu pedido de reembolso não estava na lista para receber a quantia relativa aos voos cancelados?
Quanto à data de reembolso só daqui a 10 semanas. É inaceitável que só em setembro poderei receber o que me é devido.
E. C. avaliou a marca
26 de setembro 2020

Pelo minha experiência de contato com esta companhia não recomendo a Ryanair.