56.5
Associações e Instituições Privadas
2 ISQ 89.9
Santa Casa da Misericórdia de Leiria56.5
Santa Casa da Misericórdia de Leiria

Santa Casa da Misericórdia de Leiria - Atendimento incompetente e cobrança abusiva

Marisol Santos
Marisol Santos apresentou a reclamação
5 de junho 2022
No dia 31 de maio de 2022, desloquei-me ao Hospital Manuel de Aguiar a fim de ter uma consulta de otorrinolaringologia, a qual foi marcada via chamada telefónica. Nessa chamada, pedi informações acerca do preço da mesma e se poderia usufruir do plano wells do cartão continente, com o objetivo de ser mais económico. Foi-me informado que sim, e que o valor não ultrapassaria os 32€. Confirmei no site e o preço era 31.64€. Questionei também acerca das condições relacionadas com este plano e nada mais havia a acrescentar, segundo a funcionária.
No dia da consulta, antes, certifiquei-me que o preço seria aquele e não outro, com a funcionária que estava ao balcão, e ela deixou-me descansada em relação ao assunto. Porque o médico aceitaria o plano wells.
Após a consulta, na hora da faturação da mesma, fui atendida por uma funcionária que desde o primeiro momento mostrou indiferença e pouca disponibilidade. Falou com uma superior acerca da minha fatura e nunca me dirigiu a palavra para qualquer esclarecimento. No ato do pagamento, foi-me cobrado o triplo do que era suposto, 92,52€. Claro que reclamei dado que nem me tinha explicado o porquê da quantia apresentada. Ela argumentou que os exames eram à parte quando o plano wells é utilizado, para certas especialidades, como era o caso de otorrinolaringologia. Depois ainda acrescentou que os exames seriam incluídos se a consulta fosse particular e que dessa maneira ficaria mais barato (cerca de 30€). Assim, pedi que me anulasse o plano wells e cobrasse consulta particular. Ela, indiferente e arrogante, afirmou que não era possível pois já estava inserido no computador. Portanto, fui obrigada a pagar um valor exorbitante por uma consulta de meia hora e na qual me foi feito UM exame que apareceu discriminado como dois na fatura. Uma laringoscopia e uma sinuscopia (30,44€ cada um), sendo que se tratou apenas de um ato único.
A minha questão é, e se eu naquele momento só contasse com os 31,64€ que seria o preço da consulta tal como me informaram? Foi uma falta de vontade e solidariedade, nada digna de uma instituição como a Santa Casa da Misericórdia. Fiquei desiludida e com uma impressão negativa do Hospital Manuel de Aguiar e por isso não o recomendaria.
Data de ocorrência: 31 de maio 2022
Exma. Senhora,

Acusamos a receção da sua reclamação.
Cumpre-nos informar que desde o dia 01 de maio de 2022 a gestão do Hospital D. Manuel de Aguiar passou para o Grupo Sanfil Medicina. Nesse sentido, informamos que encaminhámos a sua reclamação para análise e resposta por quem de direito.