Santogal S.G.P.S.

RFLM apresentou a reclamação
3 de outubro 2019
Exmo(s) Senhor(es),
Sou proprietária de uma viatura Mazda, modelo CX-3 SKYACTIV-D 1.5, adquirida
em Agosto de 2017 no concessionário Santogal na Abrunheira, que desde sempre apresenta uma
anomalia relativa ao nível do óleo, que tem tendência a acumular e ultrapassar largamente os níveis
máximos recomendados pela indicação da respetiva vareta de medição. Já por duas vezes a viatura teve
que ser recolhida no âmbito da garantia para assistência técnica, a primeira em Agosto de 2018 e
novamente um ano após, em Julho de 2019, para verificação técnica pois sinalizou a luz de avaria no painel
de instrumentos do carro. Em ambas as situações, em que a viatura foi verificada e reparada no reparador
autorizado Mazda Autosueco, no Feijó, visto ser este o reparador autorizado mais próximo da minha atual
residência, e em nas duas intervenções foi alegado que o problema seria provocado pelo meu estilo de
condução e percursos habituais com a viatura, por interrupção frequente do ciclo de regeneração do
motor do sistema de filtro de partículas diesel.
Na primeira intervenção foi recomendado que fosse substituído o óleo do motor, apesar de ainda não
ter decorrido o total período de um ano recomendado para a substituição do líquido de lubrificação,
intervenção à qual concordei, julgando se tratar de um evento isolado e na qual suportei os próprios
custos da reparação. Após esta reparação, durante a qual se realizou também a revisão do veículo do
primeiro ano, visto estar próximo da data da mesma, prossegui com o uso normal do veículo durante o
meu quotidiano, com atenção redobrada ao nível do óleo que insistia em subir e rapidamente ultrapassou
o nível máximo recomendado. Posto isto, fiz uma leitura atenta e detalhada do manual de proprietário da
viatura, em busca de eventuais pistas relacionadas com o problema e possível prevenção e resolução do
mesmo, com especial enfoque na informação disponibilizada relativamente ao sistema de Filtro de
Partículas Diesel. Com base na informação disponibilizada, devo alegar que o veículo nunca foi conduzido
nas condições passíveis de inibir a correta remoção das partículas, como nunca o painel de instrumentos assinalou a luz correspondente do filtro de partículas diesel, durante ou entre ciclos de condução, em toda
a vida do veículo.
Munida da informação recolhida constante no manual do proprietário da viatura, e confiante que não
atuava de nenhuma forma nefasta ou praticava um estilo de condução contra-indicativa, continuei a
minha utilização normal e frequente do veículo no meu quotidiano, até que no passado mês de Julho do
corrente ano, novamente o veículo teve que ser recolhido e verificado no âmbito da garantia, por
sinalização da luz de avaria no painel de instrumentos. Assistência essa que veio-se a dar no mesmo
reparador referido, e que novamente foi constatado que havia um excesso do nível de óleo do motor e
alegado que tal se deveria ao meu eventual estilo de condução e utilização habitual do veículo.
Novamente foi recomendado que procedesse à substituição do líquido de lubificação do motor para
corrigir a eventual anomalia, apesar de que novamente ainda não havia decorrido o período previsto para
a recomendada revisão do veículo e substituição do óleo do motor.
Desta feita, recusei a reparação proposta, visto haverem novamente custos associados a meu cargo.
Apresentei desta vez o caso ao fabricante Mazda através de contacto telefónico, em que foi determinado
que dita intervenção recomendada iria ser realizada a próprio custo do fabricante. Foi-me também
comunicado que o caso da anomalia reincidente continuaria a ser analisado pelo mesmo fabricante.
Serve então a presente comunicação para apresentar reclamação relativamente ao que considero ser
um defeito de produção do veículo, e visto ser um problema recorrente exigir a respectiva reparação
definitiva da anomalia ao abrigo da garantia legal acordada na aquisição do veículo novo.
Grata pela atenção me despeço, ficando a aguardar a decisão relativa à reclamação na origem do
problema.
Data de ocorrência: 3 de outubro 2019
4 de outubro 2019
Boa Tarde,

Obrigada

4 de outubro 2019
Boa Tarde,

Após contacto com o concessionário, vimos por este meio informar que esta reclamação terá de ser apresentada na Auto Sueco Almada, dado que foi lá que foram realizadas as intervenções e manutenções da viatura. A Santogal não pode responder por intervenções que não foram realizadas por nós.

Obrigada

RFLM
7 de outubro 2019

Visto que o problema já estava presente antes de qualquer intervenção ao veículo após a saída de stand, e visto alegadamente ser um defeito de fabrico, veículo qual foi comercializado pelo vosso stand, creio que é exatamente a Santogal que deverá tomar conta da ocorrência.

Obrigado pela atenção.