Santogal S.G.P.S.

Santogal - Deficiências em viatura

JOAO RAFAEL HONRADO
JOAO HONRADO apresentou a reclamação
28 de janeiro 2022
Adquiri uma viatura nova – Volkswagen Golf Variant VII que me foi entregue em fev. 2017.
Desde então todas as revisões têm sido efetuadas no concessionário Santogal Cacém.
Em 11 novembro de 2021 a viatura, sem qualquer tipo de indicio nem tão pouco de sinalização no painel de instrumentos, começa a soluçar e perde força. A viatura foi imediatamente entregue ao concessionário para diagnostico – foi adiantado que a viatura supostamente estaria a trabalhar com 3 cilindros.
Apenas em 21 dez (mais de 1,5 mês depois) recebi o diagnostico e orçamento para reparação – mais de 5400 eur para reparação – problemas: injetores e arvore de cams.
Mais recentemente, a 21 jan 2022 (sim, cerca de 2,5 meses depois de entregue) fui informado da necessidade de substituição de uma peça adicional (bomba de alta pressão), que já com desconto, representam mais 1200 eur .
Estamos perante uma viatura com menos de 5 anos e com pouco mais de 80 mil Kms e TODAS as revisões efetuadas na marca.
Perante estes factos, parece ser claro haver alguma anomalia com esta viatura, sobre a qual o concessionário Santogal Cacém do meu ponto de vista não fez tudo o que está ao seu alcance e não foi capaz de encontrar uma solução satisfatória, sendo que provavelmente não terá envolvido os seus parceiros da forma que esta situação o justifica (importador, marca etc), entidades que também irei contactar na tentativa de uma regularização minimamente razoável do tema.
Muito agradeço assim que o Grupo Santogal se digne a reanalisar este processo em tempo útil (já que acredito que a viatura estará pronta a muito curto prazo) para que seja encontrada uma solução mais justa para o tema.
Em caso de necessidade de informações adicionais poderão também consultar a Santogal Cacém, que tem esta situação perfeitamente presente e identificada.
Data de ocorrência: 11 de novembro 2021
Bom Dia,

Boa Tarde,

Pedimos que nos envie a matrícula da viatura.

JOAO HONRADO
Viatura com a matricula 80-SH-77
Obrigado
JH
Exmo. Senhor João Honrado,

Acusamos a recepção da exposição de V/exa. cujo conteúdo mereceu a melhor atenção.

Todas as viaturas por nós comercializadas estão abrangidas por um período de garantia de 24 meses sem limite de quilómetros. Período esse que, como é do conhecimento de V/Exa., se encontra largamente ultrapassado.

A Santogal recebeu a viatura de V/exa. em 8/11/2021 com a seguinte queixa: "Motor falha, parece estar a trabalhar em três cilindros". Por dificuldades internas relacionadas com disponibilidade/capacidade de oficina, apenas foi possível iniciar o diagnóstico da viatura no dia 12/11. Esse diagnóstico, veio a revelar-se bastante complexo e demorado, motivo pelo qual foi cedida uma viatura de cortesia sem qualquer custo para V/exa. no dia 26/11/2021.

Após diagnóstico e, conforme é do conhecimento de V/Exa, contactamos o fabricante no intuito de obter um apoio comercial comparticipado pela Santogal, com vista a reduzir o valor da estimativa de orçamento avançada. Com esse contacto, foi possível obter um apoio de 30% no valor do material necessário à reparação, mantendo igualmente a viatura de substituição sem custos até à conclusão da mesma.

Após a reparação inicial que ficou concluída em 20/1/2022, constatou-se durante o ensaio dinâmico da viatura, que a bomba de alta pressão tinha um funcionamento excessivamente ruidoso sendo como tal aconselhável proceder à sua substituição de forma a garantir o correto funcionamento da viatura. Para este aditamento, conseguimos igualmente obter o apoio de 30% no valor do material e prolongar a viatura de cortesia sem custos.

Pelo acima exposto e sem prejuízo de algum apoio adicional que o fabricante venha entender atribuir a V/Exa. consideramos ter tudo feito com vista à satisfação de V/exa. encontrando-se a viatura apta para o fim a que se destina e pronta para ser recolhida das nossas instalações.

Esperando ter desta forma prestado os esclarecimentos solicitados, apresento os melhores cumprimentos

JOAO HONRADO
1 de fevereiro 2022
Caros Senhores,

Não tenho mais nada a referir. Apenas dou nota de que a viatura de substituição atribuída e que agradeço não deve ser encarada como uma compensação como os senhores parecem querer induzir a pensar, deve sim ser encarada como uma tentativa de minimizar os transtornos causados pelos níveis de serviço miseráveis e que se materializam no prazo de 2.5 meses de reparação. Sobre isto NUNCA me foi apresentado qualquer tipo de lamento pelos transtornos causados…mas sim “atribuímos viatura de substituição”, enfim, não me alongo muito mais, deixo só a nota de que a minha viatura é uma Carrinha e V/exas atribuíram provavelmente o carro mais pequeno da V/frota, quando sabem que tenho 2 crianças com poucos meses de idade e que por isso implicam uma logística pesada.

Quanto ao período de garantia (2 anos) nada a comentar, é bem demonstrativo da confiança que têm nas Viaturas que comercializam e que eu infelizmente posso comprovar (viatura com oitenta e picos mil quilómetros e com menos de 5 anos e com TODAS as revisões feitas nas VOSSAS oficinas ser objeto de uma reparação de valor superior a 6 mil euros, por motivos de anomalia de peças).

1 de fevereiro 2022
Bom Dia,

Reiteramos o teor da resposta em cima, consideramos ter tudo feito com vista à satisfação de V/exa.