Santogal S.G.P.S.

Santogal - Devolução de sinal

João José Santos Gonçalves
João Gonçalves apresentou a reclamação
21 de dezembro 2015

No dia 27 de Agosto dirigi-me às instalações da Santogal para comprar um carro. Fui atendido pelo vendedor João Pais, contratei um carro Peugeot 308, o qual não havia, então, perguntei quanto tempo demorava disse 2 meses, logo, chegaria no final do mês de Outubro, disse-lhe que caso o carro não chegasse no dia 30 de Outubro, não queria, porque no dia 1 de Novembro precisava dele, informei que era com financiamento, o sr. disse : tudo bem, depois trata-se. Assinei o contrato, de boa fé, esperando receber uma cópia, o qual não aconteceu, disse que depois enviava com o recibo de sinal de 2500,00€, confiei, mas nada recebi de contrato, apenas recebi o recibo. O mês de outubro passou e o sr.nada disse, o mês de novembro ia a meio e nada dizia, telefonei e disse que o carro estava lá, mas não podia ir buscar, apenas na 2ª feira, dia 17, porque no fim de semana havia um evento e não podia ir buscar. No dia marcado apareci com os meus pais para ir buscar o carro, apesar de já aborrecido com a situação. Cheguei e perguntei quanto ficava a pagar por mês, com a maior cara de pau, osr. disse que não sabia que era financiado e eu respondi-lhe que também nunca havia visto tanta incompetência. Sou cliente há já vários anos na Santogal e até hoje nunca me aconteceu semelhante coisa e não foi a 1ª vez que pedi financiamento. Disse-me que não podia trazer o carro, porque tinha que tratar do financiamento. Perguntei quanto tempo demorava, mais uma vez, apenas uma semana. Enviei toda a documentação. A semana passou e nada. Enviou-me apenas uma simulação de seguro que eu nunca pedi. Nada mais, deixei passar até que liguei e fiz um ultimato, nessa altura, disse que queria o carro na 5ª feira, caso contrário já não queria o carro, foi quando me começaram a pedir mais documentos e a pôr em dúvida toda a minha vida. Aborreci-me com toda esta situação e disse que atendendo a que era assim que tratavam os clientes, então, que ficassem com o carro, porque eu já não o queria e que me devolvessem o sinal. A partir daí tem havido troca de vários mails entre mim e o diretor comercial, que nada viu, mas que também faz juizos de valor em relação a mim. Por esse motivo venho solicitar que me seja devolvido o sinal, ou transferido para a compra de outro carro na Santogal com outro vendedor, que sempre me atendeu muito bem e outra marca e necessito do sinal para dar de entrada. Considero que a Santogal é uma empresa de bem. Considero que tenho razão e fui lesado e enganado neste negócio. Percebi hoje que tinha sido enganado, porque fui falar com o sr. José Ferreira, diretor comercial, que me mostrou o contrato que assinei e nunca recebi, onde o carro chegava apenas a 30 de novembro, logo, penso que propositadamente não me foi entregue o documento, para eu não ver e não desistir na hora, da compra. Lamento a situação, mas depois de ter sido tão mal tratado, só posso ser ressarcido. Grato pela atenção dispensada e certo da vossa compreensão e devolução do sinal.
Subscrevo-me atenciosamente
João Gonçalves

Data de ocorrência: 21 de dezembro 2015

Olá, espero que a sua situação seja resolvida. Passei por uma situação praticamente igual na Santogal mas na Honda (Santomar) mas o meu valor foi substancialmente mais baixo (500€), grupo Santogal nunca mais! Tive azar com o vendedora? talvez... mas não invalida que o director não assuma as constantes falhas no processo. Têm grandes negócios disponíveis mas nunca mais hei-de comprar uma viatura a eles.